6ª Temporada
The Walking Dead S06E08: 5 coisas que você pode ter perdido em “Start to Finish”
Atenção! Este conteúdo contém SPOILERS dos quadrinhos originais e do oitavo episódio, S06E08 – Start to Finish, da sexta temporada de The Walking Dead. Caso ainda não tenha assistido ou lido, não continue. Você foi avisado!
Bem, a sensação é de que a sexta temporada de The Walking Dead acabou de começar, e já estamos no mid-season finale. O tempo realmente voa quando você está lutando contra uma horda gigante de zumbis a caminho!
Depois que a sexta temporada começou de forma espetacular, com um dos melhores episódios da série inteira, não posso evitar a sensação de que o mid-season finale acabou antes do que deveria. Talvez fosse um episódio de uma hora e meia que foi encurtado na última hora, ou talvez o AMC realmente quisesse provocar a audiência com o que promete ser uma mid-season première inesquecível em fevereiro. O que quer que tenha sido, “Start to Finish” foi um bom mid-season finale, mas na minha opinião não um ótimo mid-season finale.
Mas independente da minha opinião, não dá pra negar que o episódio capturou a sua atenção desde o começo, quando aquela versão sinistra de “Tiptoe Through the Tulips” começou a tocar, até o final, quando ganhamos aquela cena pós-créditos com a qual sonhamos por anos. Mas entre essas duas coisas muito aconteceu, e eu acredito que está no meu conjunto de habilidades apontar algumas das coisas que você talvez não tenha notado no episódio “Start to Finish” da sexta temporada de The Walking Dead.
1. Carl escapou por pouco da morte
No sétimo episódio nós vimos Ron seguindo Carl pela cidade com sua arma carregada e pronto para começar a destruição, mas felizmente no oitavo episódio, “Start to Finish”, Carl foi salvo pelo gongo quando a torre caiu. Ron estava pronto para mandar bala no traseiro de Carl! Como vimos mais tarde no episódio, Carl confiscou a arma de Ron, mas pelo olhar de Ron, ele ainda odeia seriamente a família Grimes.
Em artigos anteriores previmos que Ron assumiria o lugar de Douglas (o personagem de “Deanna” nos quadrinhos) para um grande momento dos quadrinhos, quando Carl fica seriamente ferido (leia mais sobre isso aqui). Infelizmente, isso não aconteceu no mid-season finale como achamos, mas a julgar pelo foco insistente da câmera na arma carregada de Jessie no final do episódio, ainda há bastante tempo para o jovem Ron conseguir outra arma e concluir aquela previsão quando a série voltar para o nono episódio em fevereiro.
2. Eugene era a voz misteriosa
Seguindo o sexto episódio centrado em Daryl, Sasha e Abraham, a internet foi jogada em uma loucura de especulação enquanto tentava descobrir quem havia pedido ajuda a Daryl por rádio. Enquanto grandes teorias incluíam os novos personagens Dwight ou Wade, no final das contas nós deveríamos ter ouvido Norman Reedus, que nos disse duas semanas atrás que “Provavelmente era alguém em Alexandria, com tudo que nós sabemos que está acontecendo por lá”. Sim, está certo, era alguém em Alexandria – o pobre e indefeso Eugene.
No fim não havia nada que Daryl pudesse fazer para ajudar Eugene, mas felizmente ele tinha Rosita e Tara cuidando dele. Por mais que todo o mistério do walkie talkie pareça não servir a qualquer propósito além da boa e velha provocação, ele na verdade amarrou bem toda a linha do tempo para a audiência. Depois dessa cena nós soubemos que enquanto a horda invade Alexandria, Daryl, Sasha e Abraham estão ainda bem distantes dirigindo o caminhão de combustível de volta para a cidade.
3. A ameaça de Carol a Sam está se tornando realidade
No episódio 13 da quinta temporada, Sam flagrou Carol roubando armas do depósito e jurou que guardaria segredo em troca de uma fornada de biscoitos. Para garantir o silêncio de Sam, ela basicamente deixou o pobre garoto apavorado dizendo a ele:
Você nunca pode dizer a ninguém, especialmente à sua mãe, porque se você disser uma manhã você vai acordar e não estará na cama… você estará fora dos muros, muito longe e preso a uma árvore. E você vai gritar e gritar, porque estará muito assustado, mas ninguém virá para ajuda-lo porque ninguém poderá ouvi-lo – bem, alguma coisa irá ouvi-lo. Os monstros virão, os que estão lá fora, e você não será capaz de correr quando eles vierem atrás de você, e eles vão destroça-lo e come-lo enquanto você ainda estiver vivo, tudo enquanto você ainda puder sentir. E então depois ninguém sequer saberá o que aconteceu com você.
Na época isso soou como nada além de uma ameaça feita por uma mulher de meia idade a um menino, mas então o oitavo episódio abriu com um Sam mentalmente frágil, fazendo um desenho que parecia um Sam amarrado a uma árvore cercado pelos “monstros”. E no final do episódio pareceu que uma versão distorcida da ameaça de Carol realmente se realizou, com Sam preso entre sua mãe e irmão enquanto o grupo caminhava entre a horda, tentando chegar a algum lugar seguro. O episódio termina com Sam dizendo “mãe, mãe, mãe”, então parece provável que no nono episódio nós veremos o fim da ameaça de Carol se tornar realidade.
4. Foi cheio de referências a episódios passados
Ao longo dos anos The Walking Dead se tornou mestre em incluir belas referências a antigos personagens e temporadas em seus episódios, e “Start to Finish” não foi diferente. É claro que a maior referência foi a que o próprio Rick indicou – cobrir as pessoas com entranhas de zumbis para se misturar na horda. Essa tática foi usada pela primeira vez por Rick e Glenn no segundo episódio da primeira temporada, “Guts”, como forma de escapar da loja de departamentos e conseguir acesso aos veículos.
Outra referência também foi relacionada a Glenn. Bem no começo do episódio parecia que Maggie estava em sérios problemas enquanto ela lutava contra um grupo de zumbis e tentava subir em uma plataforma de observação na borda do muro. A cena filmada de cima enquanto ela desabava sobre a plataforma, a salvo dos zumbis (pelo menos por enquanto), pareceu muito semelhante à cena do episódio 10 da quarta temporada, “Inmates”, quando Glenn acordou depois do ataque à prisão em uma laje logo acima das bocas de zumbis famintos.
Alguns fãs internacionais também apontaram que Morgan fez uma referência em “Start to Finish” a algo que ele mesmo já disse outras duas vezes na série. Enquanto Carol está fingindo ter tido uma concussão, ela levanta e finge ter uma tontura, e vendo isso Morgan diz “você deveria sentar antes que caia”, que são as exatas mesmas palavras ditas por ele a um Rick ferido, logo após seu filho Duane tê-lo nocauteado com uma pá no episódio de estreia da série, e o mesmo para um Eastman fatalmente ferido no quarto episódio desta temporada.
5. Negan, baby!
Ok, alguns de vocês podem ter perdido isso, mas seguindo o final do mid-seadon finale houve uma cena pós-créditos envolvendo Sasha, Abraham e Daryl. Obviamente eles estavam ausentes durante todo o episódio (exceto a voz de Daryl no walkie talkie), mas essa cena, que a AMC está chamado de “prólogo para o próximo capítulo de The Walking Dead”, mostra exatamente o que aconteceu com eles – foram parados pelos homens de Negan, que exigiram que entreguem a eles tudo.
Para os leitores dos quadrinhos, isso é basicamente o que esperamos por anos, e a série executou muito bem. Depois que os homens de Negan (Os Salvadores) se espalharam pela estrada, cheios de armas (um ligeiro desvio dos quadrinhos, quando não sabemos que os Salvadores possuem armas durante algum tempo), eles exigem que Daryl, Sasha e Abraham entreguem tudo, e o líder diz ao trio, em uma fala diretamente saída dos quadrinhos, que “sua propriedade agora pertence a Negan”.
Por essa cena ser tão parecida com os quadrinhos, não posso evitar pensar se veremos uma resposta parecida de Daryl, Abe e Sasha com o que acontece no material de origem. Basicamente, para aqueles que não leem os quadrinhos, o grupo assassina a gangue de Salvadores, com exceção de um que é deixado para retornar à base dos Salvadores com uma mensagem de que o grupo de Rick agora está no comando. Considerando que já sabemos que o nono episódio provavelmente abrirá com alguma carnificina em Alexandria, podemos esperar uma grande carnificina também fora dos muros da cidade? Não tenho certeza, mas certamente posso ter esperanças. O que você acha que acontecerá?
Qual foi a sua parte favorita do episódio? Notou mais alguma coisa bacana? Deixe tudo nos comentários abaixo.
Fiquem ligados aqui no Walking Dead Brasil e em nossas redes sociais @TWDBrasil no twitter e Walking Dead Br no facebook para ficar por dentro de tudo que rola no universo de The Walking Dead.
–
Fonte: Movie Pilot