6ª Temporada
The Walking Dead S06E06: 5 coisas que você pode ter perdido em “Always Accountable”
Atenção! Este conteúdo contém SPOILERS dos quadrinhos originais e do sexto episódio, S06E06 – Always Accountable, da sexta temporada de The Walking Dead. Caso ainda não tenha assistido ou lido, não continue. Você foi avisado!
Já fazia um bom tempo em The Walking Dead desde a última vez que vimos nosso homem Daryl Dixon nas telas por um tempo mais longo, mas o episódio desta semana, “Always Accountable” (Sempre Responsável), certamente compensou isso!
Depois de perder o rastro de Abraham, Sasha e Daryl no começo da temporada, nós finalmente conseguimos ver onde eles foram parar depois que o caminhão bateu no muro de Alexandria e espalhou a horda de zumbis. De cara as coisas já mudaram para o trio viajante quando um grupo de assaltantes desconhecidos abriu fogo contra eles e dividiu o grupo. Enquanto Sasha e Abraham ficaram escondidos em um lugar, sabendo que Daryl voltaria para encontra-los, Daryl teve uma aventura selvagem por conta própria, eventualmente perdendo duas de suas posses mais valiosas, mas ganhando uma nova bem no final.
O episódio foi mais lento do que os primeiros quatro da temporada, mas definitivamente teve mais ação do que o último episódio que se passou em Alexandria. E apesar de ter tido menos ação, eu acredito que foi provavelmente o episódio mais importante até o momento em termos de definir a base para narrativas futuras massivas por vir nas temporadas 6 e 7. O episódio teve alguns grandes momentos, mas você pegou todos? Bem, pontas soltas fazem o meu traseiro coçar, então por que você não dá uma olhada nas cinco coisas que você pode ter perdido em “Always Accountable”:
1. Houve uma grande referência à segunda temporada
Um dos momentos mais legais de “Always Accountable” foi quando vimos o zumbi retorcido e coberto de musgo saindo do meio das árvores em direção a Daryl enquanto ele lutava para pegar sua besta. Quando ele finalmente matou o zumbi musgoso (que foi um tributo ao Monstro do Pântano), o mesmo caiu de cara pra baixo, e você talvez tenha notado uma flor crescendo em suas costas. Reconheceu a flor? Deixe-me refrescar a sua memória e voltar ao episódio 4 da segunda temporada, “Cherokee Rose”, quando Daryl estava procurando por Sophia:
Enquanto Daryl procurava pela menina perdida, ele encontrou uma rosa cherokee e a trouxe de volta para a mãe de Sophia, Carol. A entrega da rosa, que é a flor comumente associada com o rastro de lágrimas, serviu como um grande momento de desenvolvimento para Daryl, mostrando seu lado doce, e também os primeiros momentos do que viria a ser a amizade entre Carol e Daryl.
2. Nós tivemos nossa primeira introdução aos Salvadores
Apenas alguns dias depois de terem escolhido oficialmente o ator que fará Negan, nós já pudemos dar uma primeira olhada em sua gangue, os Salvadores (para aqueles que quiserem algumas informações básicas sobre Negan e os Salvadores, dê uma olhada aqui).
As três pessoas com que Daryl cruzou na floresta estavam obviamente fugindo de alguém, e esse alguém pareceu ser um homem chamado Wade, que chegou pela floresta em um caminhão cheio de homens à procura do grupo. Quer você tenha percebido no momento ou não, é mais do que provável que aqueles homens, e as três pessoas que Daryl conheceu, façam parte da gangue de Negan, os Salvadores.
Primeiro, vamos nos focar nas três pessoas que Daryl encontrou. Nós sabemos que as mulheres se chamavam Tina e Sherry, e Sherry também é uma personagem dos quadrinhos. Nos quadrinhos, o marido de Sherry se chama Dwight, e ambos são membros dos Salvadores. Ainda que não tenhamos descoberto o nome do homem loiro em “Always Accountable”, parece bastante razoável deduzir que é Dwight, especialmente considerando que ele foi embora levando a besta de Daryl. Nos quadrinhos, a besta é a arma assinatura de Dwight (lembrem-se, Daryl não é um personagem nos quadrinhos), então parece coincidência demais que a dupla não seja dos Salvadores. (No blog oficial de The Walking Dead do AMC o personagem é nomeado como “D”. Então…)
Voltando ao homem chamado Wade e seus homens. Pelo que pudemos ouvir de sua conversa, certamente pareceu que eles estavam fazendo referência a Negan em alguns momentos:
“Ele só queria levar isso até certo ponto, e ele só quer traseiros que estejam dispostos, sabe?”
Nos quadrinhos, Negan é bem conhecido por ter várias esposas, mas também por desprezar estupro; na verdade, uma das regras dos Salvadores é “nós não estupramos”.
Também havia o fato interessante de que nós só vimos o rosto de um dos homens de Wade, e que a testa do homem estava coberta, então nós não pudemos dizer se ele era membro dos Lobos ou não. No entanto, julgando pelo fato de que ele tinha uma arma, acho que podemos dizer que ele não é. Então por que não nos mostraram os rostos de Wade e companhia? Bem, talvez porque isso entregaria coisa demais. Negan tem um método bem interessante de punir membros dos Salvadores que o decepcionam – ele queima seus rostos com um ferro em brasa. Se víssemos o rosto de Wade, provavelmente notaríamos que metade dele foi queimado, uma grande pista de a que grupo ele pertence.
3. Foi dada uma dica sobre o encontro entre Daryl e Lucille?
Uma palavra em particular que foi usada algumas vezes em “Always Accountable” me fez pensar se foi uma dica para um grande evento do futuro. Quando Dwight, Sherry e Tina estão gritando com Wade, eles fazem questão de dizer que estão “cansados de se ajoelhar” e que querem ficar livres do grupo de Wade e de suas regras. Mais tarde, quando Dwight e Sherry cruzam com Daryl, Daryl pergunta a Dwight “você não ajoelha?” ao que Dwight dá um tiro de aviso perto da cabeça de Daryl.
Para os leitores dos quadrinhos, o uso da palavra “ajoelhar” deve conjurar a imagem da icônica cena envolvendo Negan e seu taco de baseball coberto por arame farpado, Lucille. Depois de forçar Rick, Carl, Michonne, Heath, Glenn, Maggie e Sophia (que ainda está viva nos quadrinhos) a se ajoelharem em uma linha diante dele, Negan brutalmente esmaga o crânio de Glenn, matando-o. Por muito tempo foi especulado que Daryl seria premiado para tomar o lugar de Glenn nessa cena, e o uso da palavra “ajoelhar” definitivamente acrescentou um pouco mais de substância a essa teoria. O que você acha?
4. Abraham está deixando seu passado para trás
Este episódio teve algumas ótimas cenas envolvendo Abraham e Sasha (além, é claro, da parte do “um homem percebe essas coisas”). Abraham claramente tem grandes pendências sobre seu passado, particularmente cercando a morte de sua família (eles fugiram depois que a violência dele os assustou, e foram prontamente devorados por zumbis), o que explica totalmente sua dedicação para matar o maior número possível de zumbis. Contudo, depois de uma conversa bastante profunda com Sasha, e depois alguns momentos solitários do lado de fora, ele pareceu ter finalmente assumido algum controle. O momento no final do episódio quando Abraham olha pelo espelho retrovisor do caminhão e vê nada além da estrada vazia atrás dele simboliza perfeitamente que seu passado ficou no passado, e que ele está seguindo adiante.
No entanto, levando em conta que a série tem uma tendência de matar personagens assim que eles mostram algum sinal de desenvolvimento, isso significa o fim para Abraham, ou a possibilidade de um relacionamento entre ele e Sasha é suficiente para segura-lo por mais um tempo?
5. Quem está gritando por socorro?
Ok, sem dúvida você não perdeu esse momento no finalzinho de “Always Accountable”, mas eu achei que valeria a pena listar todas as opções para quem poderia estar gritando “socorro” no walkie-talkie. Confira as possibilidades:
Rick
Rick definitivamente ainda tem seu walkie-talkie, e foi visto tentando usá-lo para entrar em contato com outros membros. Vale notar que este episódio está acontecendo ao mesmo tempo, ou até antes, que o episódio da semana passada, “Now”. Então é possível que seja Rick no walkie-talkie pedindo ajuda no trailer cercado, mas não é muito provável.
Dwight
Uma teoria popular é a de que Dwight está com o walkie-talkie de Glenn e está usando ele para mandar uma mensagem para Sasha e Abraham pedindo ajuda. Essa teoria não é totalmente louca, especialmente porque nós sabemos que havia um caminhão inteiro cheio de homens atrás da dupla, e eles poderiam facilmente ter emboscado o casal na moto. Além disso, a teoria fica ainda mais forte quando você nota que no começo do episódio o walkie-talkie estava preso ao cinto de Daryl, e no final quando o casal parte na moto ele não está visível em lugar nenhum. Claro, ele poderia estar na bolsa, mas ele também poderia estar com Sherry e Dwight.
Glenn
Essa é a maior, gente, a que todos os teóricos da conspiração, eu incluso, querem que seja verdade: a voz do outro lado do rádio era de Glenn? Até agora não vimos prova total de que Glenn está morto (infelizmente o pobre Nicholas está certamente morto), e há muita especulação de que ele sobreviveu de alguma forma (confira as teorias aqui). A próxima semana promete ser o episódio em que finalmente revisitaremos Glenn e Nicholas naquele fatídico beco, então se a voz do outro lado do walkie-talkie for de Glenn, isso se encaixaria muito bem.
BÔNUS: Dwight e Sherry podem ter inadvertidamente ajudado Alexandria
No começo do episódio, Dwight e Sherry descrevem como eles queimaram parte da floresta para matar zumbis na área com as chamas. Mais tarde, Daryl encontrou o caminhão de combustível parado entre as árvores e pegou Sasha e Abraham para voltar a Alexandria.
Depois de ouvir como o fogo na floresta ajudou a combater a horda de zumbis, eu aposto que Daryl planeja usar esse conhecimento para ajudar Alexandria em breve. Na verdade, Norman Reedus parece ter confirmado isso em uma entrevista para a Entertainment Weekly, quando falou sobre ter filmado na floresta queimada:
Aquilo foi realmente surreal. Nós pegamos uma parte grande da floresta e ou queimamos parte dela ou queimamos e pintamos… Além disso, eu descobri algo naquele episódio que pode ou não acontecer mais tarde com a queima da floresta. [Showrunner Scott M. Gimple] é muito bom em nunca desperdiçar nenhum tipo de tempo de câmera, então tudo que acontece em um episódio vai passar de novo de um jeito ou de outro. Ele tem as coisas mapeadas com tanta antecedência que toda coisinha volta a aparecer.
Isso significa que uma enorme fogueira de zumbis logo será vista nas telas? Esperamos que sim! Talvez a granada/lança foguete que Abraham recém adquiriu também entrem na brincadeira – que forma melhor de acender um tanque cheio de combustível?
Qual foi a sua parte favorita do episódio? Notou mais alguma coisa bacana? Deixe tudo nos comentários abaixo.
Fiquem ligados aqui no Walking Dead Brasil e em nossas redes sociais @TWDBrasil no twitter e Walking Dead Br no facebook para ficar por dentro de tudo que rola no universo de The Walking Dead.
–
Fonte: Movie Pilot