Série
AMC e a batalha contra os SPOILERS de The Walking Dead
Se você é fã da série de TV mais popular da atualidade, The Walking Dead, sabe como é difícil evitar o contato com spoilers. Você pode estar sozinho, vagando até mesmo por uma sessão de comentários em algum artigo sobre escolha de elenco quando de repente – WHAM! – você está cara a cara com uma informação inédita que sequer foi pedida ou até então, necessária.
Contudo, a ideia de que spoilers permeiam cada canto da internet não é uma coisa nova. A HBO (uma das mais famosas redes premium de TV por assinatura do mundo), por exemplo, constantemente procura um novo jeito de defender qualquer informação sigilosa do drama Game Of Thrones – tendo inclusive que criar um novo sistema de rastreamento online para críticos, após o vazamento de três episódios antes mesmo da estreia da [até então] inédita quinta temporada. Com o mesmo propósito, a AMC, emissora responsável por The Walking Dead, vem tentando lutar contra os spoilers por anos, mesmo sabendo a origem de grande parte das informações: o fórum The Spoiling Dead Fans.
No último sábado (27/02), a página oficial do fórum no Facebook se manifestou em relação ao assunto, alegando que a AMC entregou uma nota de DMCA (Lei dos Direitos Autorais do Milênio Digital – que visa proteger materiais com direitos reservados) que ordenava a remoção de qualquer spoiler recente da série no mural da rede social. Em manifesto, o administrador da página, que atende pelo nickname de “ShinyFirefly”, alegou que o canal está tentando censurar a “liberdade de expressão” dos membros do fórum. Ficou confuso? Então…
O grande problema é que as pessoas pensam que spoilers são notícias. ALERTA DE SPOILER! Spoilers não são notícias. Spoilers são informações obtidas por meios ilegais (através de drones, câmeras escondidas, etc) e postadas online, e acabam com qualquer impacto ou surpresa que o show poderia causar. Por mais que a ideia principal da página seja manter qualquer informação inédita de forma discreta para debate dentro do fórum, é inevitável o vazamento através de outros meios (Twitter, Instagram, Facebook, ou até mesmo outros sites), e muitas vezes sem prévio aviso.
Para os interessados, o post [em inglês, é claro] do administrador do Spoiling Dead Fans encontra-se neste link.
Voltando um pouco, “ShinyFirefly” frisa que ele/ela, e todos os participantes da comunidade têm liberdade de expressão. Tudo bem, mas o dilema principal é estar comentando sobre um material roubado – basicamente uma cópia exata e detalhada de todos os eventos do episódio 11 da sexta temporada, “Knots Untie”. Em poucas palavras, é como se todo o trabalho que o próprio canal, atores, roteiristas e produtores tanto se esforçam para realizar, fosse jogado fora.
Para finalizar, vale ainda lembrar o quanto alguns telespectadores categorizam grandes episódios (“No Way Out”, “Coda”) como previsíveis! É claro que eles serão previsíveis se até mesmo as mortes dos personagens são reveladas com quase meio ano de antecedência da exibição. The Walking Dead é uma série que aproveita o fator surpresa. Os eventos precisam chocar. A tragédia precisa ser sentida. Se você tem uma abstinência semanal por novos episódios, busque os livros, quadrinhos, games, ou até mesmo maratonar a série. Ninguém sairá perdendo nesta situação!
Enfim, todo o artigo aqui publicado não é de autoria do Walking Dead Brasil, e sim do Yahoo TV. O site sempre vai buscar manter a qualidade que tanto presa, divulgando spoilers somente quando necessário, e é claro, alertando em prévio aviso quando isso acontecer.
Você é contra ou a favor de spoilers da série vazados semanalmente? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!
Fiquem ligados aqui no Walking Dead Brasil e em nossas redes sociais @TWDBrasil no twitter e Walking Dead Br no facebook para ficar por dentro de tudo que rola no universo de The Walking Dead.