HQ
The Walking Dead Deluxe 26 – Letter Hacks: Respondendo aos fãs
Confira o especial “Letter Hacks” da The Walking Dead Deluxe 26 com respostas de Robert Kirkman e sua equipe sobre questionamentos dos fãs.
A The Walking Dead Deluxe 26 foi publicada em 3 de Novembro de 2021 nos EUA, dando continuidade às publicações das edições coloridas dos quadrinhos.
A edição conta com cartas enviadas por fãs/leitores com comentários e/ou perguntas à equipe e ao próprio Robert Kirkman. Essas cartas foram respondidas durante o lançamento original em preto e branco em uma das seções de conteúdo extra chamada de “Letter Hacks”.
Porém, a cada 6 novas edições lançadas, Robert Kirkman e Amanda LaFranco (Editora da Skybound) estarão respondendo à cartas atuais que forem enviadas ao e-mail [email protected] (ou seja, além das cartas antigas também teremos cartas novas). A próxima edição que terá cartas atuais é a The Walking Dead Deluxe 31.
Além da Letter Hacks, um dos outros conteúdos extras e super especiais que tem na The Walking Dead Deluxe é o “Cutting Room Floor“, onde o Kirkman comenta sobre os principais tópicos e o porquê das decisões do roteiro.
Abaixo, está a Letter Hacks de The Walking Dead Deluxe 26 que continua a responder as cartas.
LEIA TAMBÉM:
– The Walking Dead Deluxe 25 – Letter Hacks: Respondendo aos fãs
Letter Hacks – The Walking Dead Deluxe 26
Olá, leitores! Aqui é a Amanda. Assim, nossas esperanças de um helicóptero funcional foram frustradas, embora para que serviria um helicóptero pilotável para esse grupo, não é mesmo? Já há problemas suficientes acontecendo no solo! Depois de algumas questões emocionalmente intensas, apreciei os momentos humorísticos neste. Especialmente a sugestão não tão sutil de Michonne para que Rick conversasse com Tyreese enquanto ela retalhava zumbis. Tão eficaz quanto essa transição para os clássicos “Letter Hacks”. Nos vemos aqui no mês que vem para o que ouvi dizer ser uma edição importante. Não percam!
– Amanda LaFranco
Bem-vindos ao Walking Dead 26. Grandes acontecimentos estão por vir, pessoal. As próximas edições prepararão o terreno para os próximos anos deste quadrinho. Coisas grandiosas… então, prestem atenção.
Charlie e Cliff estão fazendo um excelente trabalho nas páginas internas e agora também nas capas. Muito bem, rapazes. Apenas queria reconhecê-los. O jovem senhor Rathburn também está fazendo um ótimo trabalho nas contracapas, que ele cuidará pelas próximas edições, pelo menos.
Agora, vamos responder algumas cartas.
– Robert Kirkman
Carta 1: Enviada por Sam Kirkland
Ei, Kirkman,
Merl Key e eu compramos na Comic Cave em Columbus. Ele teve umas quatro cartas publicadas em Walking Dead até agora; eu só tive uma. Portanto, em uma tentativa patética de tentar recuperar algum terreno em seu histórico, vou te enviar duas cartas desta vez. Peço desculpas por qualquer inconveniente que isso possa causar, mas você tem que me dar crédito pela originalidade. É melhor do que o típico “OMG quando Rick vai morrer, [inserir piada sem graça sobre o Zombie King do Cho]” tipo de carta. Se não houver espaço para ambas, sinta-se à vontade para substituir uma minha pela do Merl. Volto já.
Robert Kirkman: Não posso acreditar que estou imprimindo isso.
Carta 2: Enviada por Sam Kirkland
Oi novamente, Kirkman,
Ainda estou adorando o quadrinho! O número 23 foi incrível como sempre. Muito brutal. Você também ficará feliz em saber que encomendei a edição de capa dura, mesmo tendo a maioria das edições e volumes já. Mal posso esperar pelo Omnibus.
Tenho que agradecer ao Mike da Comic Cave por me forçar a comprar o primeiro TPB de WD. Normalmente, consigo resistir às suas insistências para que eu compre algo, mas naquele dia que mudou minha vida, não consegui. Obrigado, Mike!
Realmente estou adorando Invincible; aquele número do MTU foi soberbo. E para todos vocês leitores por aí: não deixem de conferir minhas resenhas em HeroRealm.com (publicidade descarada!). Nossa coluna Melhores de 2005 em ‘Lowdown & Dirty’ deve estar no ar durante as festas, e tenho uma leve suspeita de que um quadrinho do Kirkman estará lá.
E eu quase esqueci: alguém outro dia realmente confundiu meu nome com “Kirkman” e eu tive que dizer a eles: “não, não é como o super-herói. É KirkLAND, como o país.”
Isso foi uma piada, aliás. Kirkland ainda é um nome muito melhor.
Nunca pare de escrever este quadrinho!
Robert Kirkman: Eu discordo. Kirkland sempre me pareceu engraçado quando eu era criança. Quando as pessoas confundiam meu sobrenome com “Kirkland”, eu pensava: “isso é um nome real? Então, encerrando… você é o que tem o nome sem graça. O meu é totalmente maneiro.
Carta 3: Enviada por Chris Pitts
Caro Kirkman,
Normalmente, eu reclamo sobre lutas que duram o número inteiro da edição (Bendis, Liefeld, etc.), mas a edição 23 foi sensacional. Muito parecida com uma luta real, terminando com ambos os combatentes no chão, exaustos e machucados. Quando peguei a edição, fui direto para a coluna e vi a última página da revista. Parece que (se você não viu a página anterior) Rick se atirou na cabeça. Ah, e obrigado por matar o Allen.
1. Você é quem cria as palavras que representam os sons? WHUD! WRAMM! E minha favorita, THOOM! São ótimas.
Kirkman: Eu sou quem cria, mas a maioria delas são antigas conhecidas dos quadrinhos… não é como se eu as tivesse inventado. Embora eu pense que sou a única pessoa a usar “Brakka-rakka-thakka-dakka-doom!” que foi em Invincible ou Brit. Eu gosto de efeitos sonoros.
Pitts:
2. Você acha que o Dr. Logan e Bub ainda estão juntos em algum lugar?
Kirkman: Universo diferente… e eu não sou dono desses caras. A Dead Dog Comics está fazendo um quadrinho do Dia dos Mortos com o BUB. Então, se você está curioso sobre o que está acontecendo com aquele cara, dê uma olhada.
Pitts:
3. Quando veremos uma cidade novamente? Isso é o melhor. Equipamentos militares abandonados, papéis voando pelas ruas declarando “Os Mortos Andam!”, e toda aquela carnificina deliciosa que queremos ver em um filme de zumbis.
Kirkman: Eu também estou ansioso para voltar à cidade na história… então veremos uma mais cedo ou mais tarde.
Pitts:
4. OK, além das coisas do Romero, quais são alguns dos seus filmes favoritos de zumbis? Já viu Praga dos Zumbis? Você também odiou Resident Evil 2?
Kirkman: Sou muito apaixonado pela Milla Jovovich para odiar qualquer coisa em que ela tenha participado. Resident Evil 2 foi bobo? Talvez um pouco… mas eu amei cada minuto. Nunca vi Praga dos Zumbis. Quanto a outros filmes de zumbis que não são do Romero… todos vocês precisam encontrar uma cópia de “STACY”, é um filme asiático de zumbis que é o mais bizarro que já vi. Não é ótimo, na verdade, nem mesmo bom, mas é gore pra caramba e é simplesmente bizarro. Devo agradecer publicamente ao Mark Englert por me apresentar a isso…
Pitts:
5. Onde estão todos os zumbis temáticos? Quem sabe, os palhaços, motoqueiros, etc? Ultimamente, são apenas figuras levemente obscurecidas ou sombras ao fundo. Mais um motivo para sair da prisão. Ou, deixar os zumbis entrar…
Kirkman: Pessoalmente, sempre odiei os zumbis palhaços, Papai Noel, líderes de torcida em todos os filmes do Romero. Quero dizer, eles estariam lá, com certeza… mas qual é a probabilidade? Se todos no meu bairro de repente se transformassem em zumbis e começassem a sair de suas casas… eles estariam vestidos normalmente, pelo menos 95% deles estariam. Os outros 5% estariam nus. Assim como eu.
Pitts: Então, a colaboração entre Invincible e Spidey em MTU foi ótima! Eu escreveria para aquele quadrinho, mas você não está imprimindo cartas nele… Mal posso esperar até Marvel Zombies. Acho que eu disse algo sobre isso em outra carta, mas não consigo lembrar dessas coisas. Depois elas são impressas tarde e estou perguntando sobre Land of the Dead ou algo assim depois que você já falou sobre isso várias vezes. Não posso reclamar, no entanto, essas edições estão saindo rápido de novo. Obrigado por matar o Allen. Nem deu a esse cara a chance de ter seu close-up de zumbi. Bom trabalho!
Robert Kirkman: Fico feliz que esteja curtindo, Chris.
Carta 4: Enviada por Jackson Buckley
E aí, Kirkman,
Acabei de pegar a edição 23 hoje. Foi ótima, mas não a melhor até agora, tenho que dizer. Quase toda edição até agora foi melhor que a anterior, mas tenho que admitir que a 22 superou a briga total entre Rick e Tyreese. A edição ainda foi brilhante, apenas não mais brilhante que a anterior.
Também notei a dupla página formada pela última página da 22 e a primeira página da 23. Foi um ótimo toque do Kirkman (assumo que foi ideia dele), e um trabalho ainda melhor na arte de Charlie e Cliff. É legal pensar que será uma dupla página direta sem capas ou páginas de carta ou qualquer coisa no meio quando a coletânea sair, mas também gosto de precisar comprar ambos os singles para ver a imagem completa.
Kirkman: Foi minha ideia, mas é justo apontar que eu peguei isso do Erik Larsen. Ele fez isso entre Savage Dragon 30 e 31. Acho que ele foi o primeiro a fazer isso.
Buckley: Em outra nota, obrigado por matar o Allen (mesmo depois de você dizer para não descartá-lo completamente na última edição – seu canalha!). Eu estava esperando que você fizesse isso porque, se ele sobrevivesse, os personagens assumiriam que cortar a perna dele o curou, e sairiam por aí cortando membros toda vez que fossem mordidos. Isso lhes daria uma saída fácil se fossem mordidos, e quase ninguém morreria de mordidas de zumbis, o que poderia ficar entediante.
E Charlie, eu particularmente gostei do painel em que Rick cai sobre a grade na prisão e Tyreese quase o pega. Este foi o melhor painel da edição na minha opinião. Foi realmente dramático e muito realista. Não vamos esquecer o resto da equipe também – Cliff está fazendo um trabalho incrível, como sempre (onde você encontra esses caras, Kirkman?), e o bom e velho Rus realmente faz as bolhas de texto saltarem da página.
Kirkman: Eu os encontro no mesmo lugar onde todo mundo os encontra. Na estação de ônibus.
Buckley: Agora, algumas perguntas. Eu sei que você adora essas.
1. Rick vai ficar bem, certo? Pelo menos fisicamente, se não mentalmente? Quero dizer, a mão dele já está destruída, dá um tempo pra ele.
Kirkman: Talvez.
Buckley:
2. Por que diabos Glenn ficou apenas parado durante toda a edição dizendo para eles pararem, mas não fazendo nada a respeito?
Kirkman: Ele é pequeno – ele não vai se meter no meio deles. Ele não quer levar uma surra na frente da namorada. Quem quer?
Buckley:
3. Eu sei, eu sei. As capas representam uma ideia, não o que realmente acontece. Ainda assim, me incomoda que você tenha mostrado Tyreese espancado na capa quando foi Rick quem realmente levou uma surra. Por que não Rick na capa?
Kirkman: Rick está em praticamente todas as capas. E ele estava bem grande na capa da 24. Então, se ele também estivesse na capa da 23, teria parecido estranho. Vou manter Rick fora das capas por um tempo.
Buckley:
4. Certo, já está ficando longo. Quando diabos o bebê vai nascer?
Kirkman: Lori está com seis ou sete meses de gravidez agora (eu teria que olhar na edição para ter certeza). Então, estamos a dois ou três meses de distância, no tempo do quadrinho, não no tempo real. Será EM BREVE, isso é tudo que direi.
Buckley:
5. Alguma vez descobriremos com quem Michonne estava falando na 21?
Kirkman: Claro.
Buckley:
6. Por que os personagens parecem estar ignorando o problema massivo dos zumbis? Eles já têm um bom sistema para matá-los – se matassem dez por dia ou algo assim, ficariam bem.
Kirkman: Isso foi discutido no quadrinho, limpando a cerca e tal. Será mais fácil agora que eles têm os trajes. Eles estiveram ocupados. Dê a eles tempo.
Buckley:
7. Por que Patricia está se dando tão bem? Rick puniu severamente todos os outros infratores. É porque ela é uma mulher?
Kirkman: É mais porque não há realmente um ponto. O que você poderia possivelmente fazer para punir essas pessoas?
Buckley: Ok, terminei agora. Obrigado por lançar um ótimo quadrinho todo mês (eu te dou crédito por tentar) e me fazer voltar à loja de quadrinhos em busca de mais. Mesmo depois que os alienígenas entrarem na cena, estarei beijando seu traseiro em cartas como esta.
Robert Kirkman: Cara, vai ser totalmente legal quando tiverem alienígenas neste quadrinho. Eu tenho feito toda espécie de pesquisa.
Carta 5: Enviada por Mark Clapham
Caro Robert
RE: Edição No23
Caramba. Mesmo pelos padrões de TWD, isso mexeu com as coisas. Raramente uma história em quadrinhos deixa você se sentindo um pouco sem fôlego, mas o ritmo desta me deixou exausto. Não tão cansado quanto o Rick, no entanto. Ele não está bem. Todo mundo está divulgando sua loja de quadrinhos favorita, então aqui vai uma menção para a Gosh! em Londres, onde esta semana um dos funcionários, quando perguntado sobre o que estava disponível, ficou promovendo uma ótima edição de “The Walking Dead”. Ele não estava errado. Mal posso esperar pela próxima. Quinzenal, você diz? Ótimo.
Robert Kirkman: Diga a todos na GOSH! que eu agradeço.
Carta 6: Enviada por Bobby W. Chamberlain
Rick deve estar ficando mais doente devido à ferida no peito na edição um! Tyreese batendo nele provavelmente não está ajudando muito! Eu adoraria ver o helicóptero da polícia de Dawn of the Dead pousando na prisão! Você já viu Undead? Mais como Impossível de Assistir! Agora eu entendi toda a história das piadas sobre alienígenas na página de cartas por causa de Undead!
Kirkman: Na verdade, acho que essas piadas começaram antes de eu ver Undead. Além disso, certamente não são uma forma de zombar daquele filme. EU AMEI aquele filme. Tem coisas realmente legais nele.
Chamberlain: O DVD de Land of the Dead é legal, especialmente com o extra sobre Shaun of the Dead encontrando George Romero. Por que você não faz uma participação em um filme de zumbis?
Kirkman: Eu me inscrevi, mas eles nunca me ligaram de volta. Acho que é por causa do meu tempo na prisão.
Chamberlain: Quando o livro do roteiro será lançado? Eu aprecio o esforço de todos para colocar a história em quadrinhos em dia com o cronograma – quando diabos você arranja tempo para dormir? Adorei Invincible/Spider-Man em Team-Up! Mal posso esperar pelo resto da história em Invincible! Rick fará uma participação especial no seu quadrinho de zumbis da Marvel? Adoro seu trabalho e obrigado novamente pelo bom material de leitura!!!!!
Robert Kirkman: O livro do roteiro já está nas lojas. Rick não aparecerá em Marvel Zombies. Obrigado pelas palavras gentis, Bobby.
Carta 7: Enviada por Andrew Rootz (Chesterfield, Missouri)
Robert, estou ansioso para te ver na San Diego Comic Con no próximo ano. 🙂 Acabei de ler a edição 23 de WD e achei a melhor até agora!!! Alguns comentários/perguntas:
1. Alguma opinião sobre Masters Of Horror da Showtime?
Kirkman: Vou comprar o DVD. Não tenho Showtime.
Rootz:
2. Alguma opinião sobre o novo Horror Channel (que, pelo que eu sei, deveria ser lançado em 31 de outubro e exibir filmes SEM CORTES, mas foi adiado por “razões técnicas”)?
Kirkman: Se eu tivesse, assistiria pra caramba.
Rootz:
3. Estou EXTREMAMENTE animado com Tony Moore desenhando The Exterminators da Vertigo.
Paz.
Carta 8: Enviada por Aaron Stege
Letter Hacks,
Então, eu estava lendo o tópico de The Walking Dead no Comic Book Resources um pouco atrás, e um usuário comentou como ele acha que o quadrinho tem negligenciado o aspecto zumbi deste quadrinho de zumbis nos últimos tempos. Aí algo me ocorreu.
Os zumbis se tornaram meio que um não problema no quadrinho ultimamente. Sim, a história sempre foi sobre as pessoas que sobreviveram ao apocalipse zumbi e não sobre os zumbis, mas os zumbis sempre estiveram lá. Até que as pessoas se mudaram para a prisão, momento em que Rick e companhia praticamente pararam de pensar nos zumbis porque todos estavam presos do lado de fora da cerca. E é por isso que o quadrinho não teve muita ação de zumbis. Nós, como leitores, estamos começando a ficar um pouco confortáveis demais com uma horda de zumbis do lado de fora de uma cerca de arame, porque os personagens estão fazendo exatamente o mesmo. A ausência do problema zumbi no quadrinho é simbólica da ausência do problema zumbi nas mentes dos personagens. Um dispositivo literário genuíno em um quadrinho? Diga-me que não é verdade!
E, claro, todos nós sabemos o que acontece quando os sobreviventes de um apocalipse zumbi começam a ignorar o problema…
Kirkman: Caramba! Você pensaria que eu planejei tudo isso desde o início. (piscadinha)
Stege: A edição No23 foi ótima como sempre, mas eu tenho uma sugestão que me ajudaria (e tenho certeza que alguns outros leitores) um pouco ao mergulhar em uma nova edição. A história sempre faz uma transição bastante suave de uma edição para a próxima. Lembro-me de quando estava lendo o primeiro volume, eu não fazia ideia de onde uma edição começava e a próxima terminava. A falta de um final definitivo para a ação na edição anterior significa que leva um tempo para eu lembrar exatamente onde a última edição parou, especialmente quando foi há seis semanas ou mais. Talvez você pudesse colocar uma página de “Anteriormente em…” no início de cada edição, como substituição ao guia de personagens no final de cada edição (que realmente não precisa ser em todas as edições de qualquer maneira). Mesmo apenas uma versão menor da última página da edição anterior, junto com algumas fotos dos personagens que aparecerão na edição, seria ótimo. Você não precisa fazer uma longa explicação de tudo que aconteceu na série como a Marvel sempre sente a necessidade de fazer, mas um breve resumo seria apreciado. Tenho certeza de que novos leitores também apreciariam isso, em vez de começar com uma página de Tyreese socando Rick no rosto por algum motivo.
Kirkman: Hmm. Acho que vou começar a fazer isso com esta edição. Boa ideia.
Stege: A propósito, a equipe Invincible/Spider-Man em Team-Up foi uma das minhas HQs favoritas do ano. Não parece valer a pena escrever para a página de cartas de Invincible ou MTU apenas para dizer isso, mas me fez rir do início ao fim. Bom trabalho, cara.
Robert Kirkman: Isso é legal. Parece que esta coluna de cartas é o lugar para falar sobre aquele quadrinho de qualquer maneira. Ei, se o Brian pode falar sobre Avengers em Powers, eu posso falar sobre Team-Up aqui. Embora todos nós saibamos que ele faz isso porque não tem cartas suficientes para preencher aquela coluna de cartas. O trapaceiro.
Carta 9: Enviada por Merl Key
Caro TWD,
Ótima edição. No entanto, me vi mais intrigado pelas histórias paralelas (a morte de Allen e a sobrevivência de Carol) do que pela briga e desmaio subsequentes. Agora será muito interessante ver para onde vai o relacionamento de Rick e Tyreese a partir daqui.
A história geral parece muito com a história de Rick Grimes e sua lenta, mas eventual, “virada para o lado negro”. Espero que seja. Mas, novamente, estou ainda mais empolgado com a capa do No25! Na maioria das histórias de apocalipse zumbi, os remanescentes do governo parecem ser piores do que a própria praga. Estou torcendo por algo diferente (como o que venho insinuando, a “virada” de Rick, embora não ficarei surpreso se o “exército” assumir a prisão e, a princípio, parecer “mal”) e que isso nos leve a uma luta épica maior pela sobrevivência de toda a humanidade. Será interessante, mais uma vez, ver como Rick interpreta sua responsabilidade com o grupo quando outros chegam, igualmente capazes, se não mais, de protegê-los.
Uma crítica construtiva, eu não sou muito a favor da grande lista de personagens no final do quadrinho. Você está vendendo TPBs semestrais (além do futuro capa dura), então qualquer leitor pode pegar todas essas informações muito mais facilmente do que os fãs de quadrinhos poderiam no passado. Foi ótimo na primeira vez que vi, mas a cada edição estou gostando menos.
Eu preferiria ver esse espaço dedicado à Equipe TWD (especificamente em relação a TWD) ou fanart, prévias de script futuras para TWD, prévias de outros trabalhos de Robert e da Equipe TWD, ou um histórico detalhado de um personagem individual. Isso são apenas algumas ideias aleatórias lançadas contra a parede.
Robert Kirkman: Obrigado pelas palavras gentis, Merl. Vou pensar em algo sobre as biografias dos personagens. Por enquanto, no entanto… elas não estão nesta edição.
Carta 10: Enviada por Jim Amato
Kirkman,
Acabei de ler a edição 23, e acho que pode ser a sua melhor até agora! Não há um zumbi à vista, mas ainda há muita ação ótima! A briga entre Rick e Ty foi ótima. A capa preparou muito bem o terreno, e a primeira página foi uma ótima maneira de começar. Será interessante ver como o restante do grupo reage às informações que surgiram durante a briga (ou seja, Ty matando Chris e Rick matando Dex). Essa única briga pode abrir as portas para muitas outras. Glenn e Maggie correndo pelados durante a briga também foram bastante divertidos…
Carol sobreviver à tentativa de suicídio dela será muito interessante. Como ela explicará isso para os outros? Eles tentarão ajudá-la ou a olharão com desdém por tentar pegar o “caminho fácil” (enquanto potencialmente colocava todos os outros na prisão em perigo quando se transformasse, se ninguém soubesse que ela estava morta)? Eles descontarão na nova garota, Michonne? Todas são possibilidades interessantes que mal posso esperar para ver se desdobrarem!
Estou surpreso ao ver Allen morrer tão rapidamente. Pensei que você prolongaria isso um pouco mais para que pudéssemos ver a reação dele ao fato de Rick tentar salvá-lo. Também esperava que ele sobrevivesse para que o grupo aprendesse que mordidas de zumbis não matam se tratadas adequadamente… Aparentemente, não é o caso, porém.
Kirkman: Não sei… Allen perdeu muito sangue…
Amato: Não tenho certeza do que aconteceu com Rick na última página. Ele desmaiou depois da surra que levou? Teve algo a ver com ele atirar em Allen? Acho que descobriremos na próxima edição…
Kirkman: Ele desmaiou depois da briga. A arma fumegante é um pouco enganosa.
Amato: Fico feliz em saber que em breve haverá um pôster. Alguma palavra sobre o que será o pôster? Será uma das capas ou algo totalmente novo? Ou você vai nos manter em suspense se recusando a nos contar?
Kirkman: Eu sempre escolho o suspense, não é?
Amato: Estou realmente ansioso pela próxima edição. Espero que o fato de os alienígenas estarem agora envolvidos não prejudique o quadrinho… Realmente não sei por que você revelou as conexões alienígenas de Michonne na página de cartas, no entanto. Isso parece ser má escrita para mim…
Kirkman: Já fui acusado de algo menos?
Amato: Obrigado por todo o seu trabalho árduo!
PS: Quando veremos os zumbis jogando vôlei?
Robert Kirkman: Na próxima edição.
Carta 11: Enviada por Jeff Thompson
Primeiramente, esta será minha primeira carta para um quadrinho, então fique feliz. O Justiceiro, Motoqueiro Fantasma, Cyberforce, Team 7/Wetworks não justificavam isso, no entanto, sua história em quadrinhos tem motivação suficiente para mim agora… isso e um domingo à noite bem entediante. Resumindo, o trabalho que você produziu é excepcional, bem pensado e, acima de tudo, inspirado.
Alguns Pontos a serem Abordados:
1. Desde os 11 anos, tenho uma série de pesadelos com zumbis e imagens semelhantes. Isso se deve principalmente a um episódio de Halloween em que assisti “A Noite dos Mortos-Vivos” sozinho, cheio de açúcar, em uma casa antiga/assombrada com muitas pessoas vagando pelas ruas à noite, etc. etc. Agora, aos 29 anos, eles ainda persistem, mas devido ao encontro psicodélico de um certo ano de calouro, também conhecido como o primeiro ano da faculdade, agora posso sonhar lucidamente. Às vezes eu escapo, às vezes eu sou mordido, e assim por diante. Bem, tomei alguma iniciativa durante a aula de psicologia e, para ser breve, eles são uma metáfora para a ansiedade em relação ao tempo (obrigado, Dr. Torrello). Zumbis nunca se cansam, sempre perseguem, e blá, blá, blá. Isso faz uma boa escrita, mas sono inquieto.
2. Você criou um microcosmo muito crível. Todos os filmes de zumbis funcionam com base nesse princípio, mas o seu parece viável. Quer dizer, algo como “Moby Dick” de horror gótico, mas mais contemporâneo e crível.
Kirkman: Mais contemporâneo que “Moby Dick?” Que diabos você está dizendo!
Thompson: Os problemas não são tão clichês. Os personagens reagem de maneira muito não típica de quadrinhos, mais adulta e complexa, então, novamente, bem feito. Rick, em particular, é um estudo excelente. Ele é a cola, mas muito poucos de sua “tripulação” parecem apreciar que ele salvou suas vidas muitas vezes. Mas o crucificam quando algo dá errado. N°23, Tyreese está totalmente fora de controle para ser franco. Eu teria pensado que ele ficaria mais perturbado depois de sua filha e tudo mais, no entanto, Glenn/Maggie parecem muito críveis.
Kirkman: Obrigado.
Thompson:
3. A onda senoidal da história entre ação/diálogo irritou alguns leitores, mas não pode ser só combate o tempo todo.
Kirkman: Concordo.
Thompson:
4. O que diabos está acontecendo com a Diamond? Não consigo encontrar a Nº21 de jeito nenhum e eles são pouco confiáveis no melhor dos casos. Alguma ideia?
Kirkman: Bem, as edições se esgotam rapidamente após o lançamento. Recomendaria encomendá-las na sua loja de quadrinhos local.
Thompson:
5. A origem da praga zumbi será revelada?
Kirkman: Sem planos.
Thompson:
6. Muitas pessoas falando sobre uma série de TV. Uma ideia tão boa em termos de orçamento/interpretação. Um Lost com atmosfera de horror? Você vai entrar nisso ou não?
Kirkman: Mais ou menos fora das minhas mãos. Certamente adoraria que acontecesse.
Thompson:
7. Seu realismo é incrível. Por exemplo, zumbis congelados. no subdesenvolvimento. Muito imaginativo. A cena em que a neve cai da grade para revelar a placa foi uma obra-prima de suspensão também. Elegante…
Kirkman: Obrigado.
Thompson:
8. Por fim (pressionado pelo tempo e preciso ir), eles farão incursões para fora da prisão para encontrar mais sobreviventes, matar zumbis?
Kirkman: Talvez. Não quero entregar muita coisa.
Thompson:
Muito, muito obrigado e muito respeito.
Robert Kirkman: Obrigado pela carta, Jeff.
Carta 12: Enviada por Marc Cawiezel
Mr. Kirkman,
Obrigado pela ótima história em quadrinhos. Depois de ler a seção de cartas na edição Nº22 com todas as perguntas relacionadas a zumbis e uma pergunta não feita veio à minha mente um tanto distorcida: Os mortos-vivos que comem os vivos movem seus intestinos?
Mentes curiosas querem saber.
Robert Kirkman: Isso é atualmente desconhecido. Tem que ir para algum lugar, no entanto… mas eu suponho que seus corpos não estejam funcionando bem o suficiente para qualquer tipo de digestão ocorrer. Apenas pelo bem do que quer que seja… vou assumir que seus corpos são tão tóxicos que dissolvem o que quer que comam. Outra coisa é que a maioria dos zumbis realmente não está comendo tanto em sua vida útil. Um pedaço aqui, um pedaço ali. Não é como se estivessem comendo constantemente depois da loucura inicial.
Carta 13: Enviada por Joe
Ei, The Walking Dead oficialmente se tornou “Vadiar no Tédio”. Dança com quem te trouxe… zumbis… lembra? Bobagens de novela podem ter seu lugar, mas dificilmente em uma mídia com o potencial visual das histórias em quadrinhos. Tanto potencial desperdiçado tão abruptamente.
Blecch!
Robert Kirkman: Haverá muita ação e gore para manter os homens machos felizes. Continue acompanhando. Se me der licença agora… tenho um urso para matar.
Carta 14: Enviada por Sputnik Jones
Acho que este é o momento em que as pessoas param de falar sobre como este novo quadrinho é incrível e começam a se perguntar quando ele vai pular o tubarão. (Ou isso já aconteceu? Geralmente, só dou uma olhada rápida na vasta e interminável página de cartas que cada edição contém.) De qualquer forma, ainda não. Pelo menos no meu quadrinho.
Tenho certeza de que algumas pessoas reclamaram da falta de zumbis nas últimas edições. Isso não me incomoda muito. The Walking Dead sempre pareceu mais focado nos personagens e em como eles mudaram, se adaptaram e cresceram em um mundo infestado por mortos-vivos canibais. O longo período na prisão ilustra isso com mais convicção do que o resto da vida útil do título até agora.
O período na prisão é um bom exemplo do aspecto “nos isolemos enquanto os zumbis famintos se multiplicam lá fora” da maioria dos filmes de zumbis. Em retrospecto, fico surpreso que “prisão abandonada” não tenha sido usada antes de “shopping center”, “base militar”, “cidade fortificada” ou “delegacia de polícia”. Parece tão óbvio agora, o que é uma marca registrada de uma boa escrita.
Fico feliz que isso pareça ser o fim disso e o início de algo novo. O trem da prisão te levou tão longe quanto poderia ir, e é legal que alguns federais estejam chegando ao quadrinho. Eu sabia que você faria isso no momento em que Rick começou seu grande discurso sobre como ninguém estava vindo. Claro, o “grande discurso” é um clichê antigo de filmes de terror, mas sua execução o tornou mais uma homenagem do que um retorno ao poço.
A arte ainda está sólida. Às vezes, os personagens são difíceis de distinguir uns dos outros, o que nunca foi o caso quando Tony Moore estava no comando. Ainda assim, Adlard e Rathburn estão crescendo como artistas. Eu realmente gosto de sua experimentação com lavagem de cinza nesta edição. Os tons nunca estiveram melhores.
Enfim, ótimo trabalho. Esta é a sua série de quadrinhos mais fervorosamente amada por um motivo.
Robert Kirkman: Obrigado pelas palavras gentis, Sputnik.
Carta 15: Enviada por Dale Varley
Caro Sr. Kirkman,
Eu realmente gosto do seu trabalho em The Walking Dead, Marvel Team-Up, Marvel Knights 2099 e na sua saga em Captain America. Adoro como você, assim como Romero, foca mais no lado humano das histórias de zumbis do que apenas no sangue e gore que vem do extermínio de zumbis. Dito isso, aqui estão algumas perguntas:
1: Todos nós pudemos ler a edição de Invincible de Marvel Team-Up. O que me leva a isso: quando Rick vai aparecer em Marvel Team-Up e matar zumbis com o Homem-Aranha?
Kirkman: Provavelmente no número 27.
Varley:
2: Brincadeiras à parte agora, depois de ler o arco “Crossover” em Ultimate FF de Mark Millar e Greg Land, vi que você está escrevendo “Marvel Zombies” e Sean Phillips está fazendo a arte. Agora estou altamente ansioso por esta minissérie conhecendo sua abordagem aos zumbis e sabendo que Sean Phillips entregará com sua arte. Quanto você gostou de fazer a minissérie, e você está com ciúmes de Millar ter tido a ideia primeiro?
Kirkman: Me diverti muito trabalhando no quadrinho. Sean Phillips é um ótimo artista e as capas de Arthur Suydam são motivo suficiente para comprar o quadrinho.
Varley:
3: Qual é o seu filme de zumbis favorito? O meu é a versão estendida de Dawn of the Dead, de Romero.
Kirkman: Ainda não assisti a isso… ainda tenho aquele DVD na minha estante.
Varley:
E finalmente:
4: Você já viu “Braindead” de Peter Jackson? Se não, você precisa colocar as mãos nisso agora. O filme é o mais sangrento que já vi e é tão exagerado que me faz rir tanto e apenas dizer: “Isso não está certo.”
Kirkman: Meu pai fez Tony Moore e eu assistirmos a Braindead quando estávamos na oitava série. Mudou nossas vidas.
Varley:
Continue com o bom trabalho e mal posso esperar para ler para onde você nos levará com a nova direção a partir do número 25.
Robert Kirkman: Tanto você quanto eu, Dale!
Recentemente, chamaram minha atenção de que eu talvez não esteja deixando vocês, gatos elegantes, cientes o suficiente dos meus outros quadrinhos. Então, numa tentativa de fazer isso, vou roubar o estilo do Bendis (é, de novo) e apresentar uma lista super útil no final dessas colunas de cartas.
• Com entrega no final de MARÇO, teremos INVENCÍVEL A Coleção Definitiva VOLUME 2. Será um volume grosso como o primeiro. Incluirá os números 14-24, além do número 0 e a história do Dia Mundial da HQ e muitos extras. O preço sugerido é de $34.95.
• THE PACT #4 já está nas lojas AGORA e está há algumas semanas. É escrito por mim, desenhado por Jason Howard e apresenta o retorno de um certo vilão desta própria história. Você não precisa ter lido os números 1-3 para entender o número. É muito divertido.
• SUPERPATRIOT: WAR ON TERROR #4 finalmente será lançado. Desculpe pela longa demora. Foi reprogramado para MARÇO e deve chegar às lojas no final do mês. É a nossa grande finalização… vai ser incrível – o que, considerando o tempo que gastamos colocando as portas, deveria significar algo para você.
• THE WALKING DEAD continua forte, se você gosta de horror ou de pessoas conversando, ou de coisas horríveis acontecendo com pessoas que conversam, você vai curtir. Pegue-o. O número 26 deve ser lançado por volta da mesma época – ou no MESMO DIA que esta edição.
• BATTLE POPE está saindo regularmente após um pequeno contratempo. O número 5 está nas bancas agora e os próximos números devem ser lançados mensalmente, ou o bicho vai pegar. É uma série divertida, escrita por mim, desenhada por Tony Moore & Amigos e colorida por Val Staples. Peça pelo nome.
• MARVEL TEAM-UP #19 é uma história incrível ambientada no Universo Marvel de 1991 com CABLE e WOLVERINE se unindo para lutar contra O MANDARIM. Apresenta arte de CORY WALKER e CLIFF RATHBURN e será colorido por VAL STAPLES. Peça pelo nome. É também um prelúdio para a grande história “FREEDOM RING” que passa por Team-Up 20-24, com arte de ANDY KUHN, então pegue.
• Meu segundo número de ULTIMATE X-MEN deve estar disponível agora. Com arte de TOM RANEY. Está sendo incrível trabalhar com esses personagens, e espero que a diversão que estou tendo apareça. Tenho muitas coisas legais planejadas para a minha passagem, então confira.
• A menos que você tenha estado vivendo sob uma pedra, você deve ter ouvido falar de MARVEL ZOMBIES, minha minissérie com SEAN PHILLIPS na Marvel. O primeiro número acaba de ganhar uma segunda impressão, e o número 3 deve estar nas prateleiras quando isso sair, então fique atento – é MUITO DIVERTIDO.
Acho que é tudo por enquanto.
Vejo vocês de volta aqui no próximo mês, ou antes. Até lá, mantenham-se REAL.