HQ
The Walking Dead Deluxe 13 – Letter Hacks: Respondendo aos fãs
Confira o especial “Letter Hacks” da The Walking Dead Deluxe 13 com respostas de Robert Kirkman e sua equipe sobre questionamentos dos fãs.
A The Walking Dead Deluxe 13 foi publicada em 21 de Abril de 2021 nos EUA, dando continuidade às publicações das edições coloridas dos quadrinhos.
A edição conta com cartas enviadas por fãs/leitores com comentários e/ou perguntas à equipe e ao próprio Robert Kirkman. Essas cartas foram respondidas durante o lançamento original em preto e branco em uma das seções de conteúdo extra chamada de “Letter Hacks”.
Porém, a cada 6 novas edições lançadas, Robert Kirkman e Sean Mackiewicz (Editor da Skybound) estarão respondendo à cartas atuais que forem enviadas ao e-mail [email protected] (ou seja, além das cartas antigas também teremos cartas novas). Essa edição contém cartas atuais.
Além da Letter Hacks, um dos outros conteúdos extras e super especiais que tem na The Walking Dead Deluxe é o “Cutting Room Floor“, onde o Kirkman comenta sobre os principais tópicos e o porquê das decisões do roteiro.
Abaixo, está a Letter Hacks de The Walking Dead Deluxe 13 que continua a responder as cartas.
LEIA TAMBÉM:
– The Walking Dead Deluxe 12 – Letter Hacks: Respondendo aos fãs
Letter Hacks – The Walking Dead Deluxe 13
De volta na hora certa! É final de Abril, o que significa uma nova porção de Letter Hacks completamente nova e original. Como sempre, nós (Sean e Robert) vamos tentar responder o máximo que pudermos, e vocês não estão decepcionando.
Uma coisa para alertar a vocês antes de começarmos… Por volta da época que vocês estiverem lendo isso, nós teremos anunciado ou logo estaremos anunciando um novo projeto que fãs de The Walking Dead vão querer conferir por algumas razões. É bem especial e fecha o 10º aniversário da Skybound de uma grande maneira. Então se isso ainda soa super vago, bem… as notícias vão aparecer logo… e se você sabe exatamente do que estou falando, Julho não tem como chegar rápido o suficiente.
– Sean Mackiewicz
Boa chamada, Sean! Vou fazer uma melhor… talvez tenham DOIS projetos que os fãs poderão se animar vindo em Julho. Ooooh… o que podem ser eles? Vou dizer que um deles… eles definitivamente QUEREM… o outro… eles não sabem o quanto precisam.
Agora, vamos responder essas cartas!!
– Robert Kirkman
CARTAS NOVAS
Carta 1: Enviada por Andi Rose Tiscareño (El Paso, Texas)
Olá Time Walking Dead!!
Eu comecei a ler essa série literalmente em outra vida, e poder ler ela de novo em um formato diferente agora definitivamente traz alguma nostalgia!!
Vou ser sincero, das últimas edições, essa era uma das que eu estava animado para ver colorida. Ver a Amy sendo mordida é sempre triste, mas especialmente ver o pobre Jim ter um pedaço arrancado dele com certeza preencheram as expectativas. Mesmo em preto e branco, essas primeiras edições com Tony Moore realmente foram chamativas.
Mackiewicz: Horripilante é a palavra que me vem à cabeça. O ataque na fogueira sempre ressoou comigo, e a cor realmente elevou ele a outro nível.
Andi: Espero que eu consiga aparecer nesse letter hacks! Mesmo que seja um pouco de egoísmo da minha parte haha, acho que eu só apareci quatro vezes no lançamento original. Eu nunca parei então não vou parar agora!
Então, definitivamente vou ver vocês por aí. Mantenham-se seguros.
Mackiewicz: Quatro vezes é muito, Andi! É ótimo ouvir de você de novo e obrigado pelo seu apoio contínuo.
Kirkman: É! Não seja ganancioso, Andi! Feliz que podemos te receber no clube das cinco aparições, ainda assim. Andrew J. Shaw deve estar por aqui em algum lugar, com sua jaqueta de fumar.
Carta 2: Enviada por Arthur Gallucci (Montreal, Canadá)
E aí caras,
Grande fã do quadrinho e da série. É uma felicidade estar lendo os quadrinhos coloridos agora e passeando por essa jornada de memórias. Eu tenho e li todos os quadrinhos em preto e branco, reler os coloridos é ótimo já que as linhas ficaram borradas entre os quadrinhos e a série, também estou esperando por algumas surpresas ou quem sabe uma história alternativa. 😉
Estava me perguntando se eu tenho uma edição especial da edição 5, parece que tem uma mordida perfeita na página e já estava assim quando eu comprei. Coincidentemente também está na página da primeira mordida em um humano de todo o quadrinho!
Me contem e espero aparecer nos seus blogs de carta assim como fiz na edição 104!
Mackiewicz: Isso mesmo, você pegou uma das edições especiais! Nós, na verdade, contratamos um walker real para ir na gráfica e morder cada 10ª cópia. Em outras notícias, tivemos que começar a usar uma gráfica diferente pois a outra parou de responder aos nossos e-mails.
Carta 3: Enviada por Rigo
Eu tenho visto The Walking Dead desde a 2ª temporada e tenho amado desde então. Comecei a ler as coletâneas em 2015 e amei os quadrinhos ainda mais! (provavelmente mais ainda que a série) e devo dizer que o quadrinho colorido é muito melhor
Mackiewicz: Claro que o quadrinho é melhor que a série! Quando que isso entrou em disputa????
Rigo: Tudo parece tão legal… e muito mais detalhado. Embora seja estranho ir de ler os quadrinhos em preto e branco por tanto tempo, para agora em colorido. Aposto que foi assim que as pessoas se sentiram nos anos 60 ao pegar uma TV nova colorida depois de anos assistindo tudo em preto e branco.
Mackiewicz: Queria que ainda tivessem pessoas dos anos 60 por aqui para que pudéssemos perguntar para elas. Mas é, acho que esse é o mesmo nível de salto tecnológico. (É quase hora do almoço, então talvez eu fique mais sarcástico sem motivo algum. Peço desculpas adiantado.)
Rigo: Também tenho algumas perguntas:
1) TODAS as edições vão ser coloridas ou só algumas…?
Mackiewicz: TODAS. Já temos mais de metade da série colorida até agora, então não vamos abandonar de jeito nenhum.
Rigo:
2) Qual a usina de energia da célula?
Mackiewicz: Eu não sei!
Kirkman: Não entendi essa pergunta… o que eu perdi?
Rigo:
3) Os walkers são como os zumbis de George A. Romero, onde eles se lembram de coisas de quando estavam vivos?
Kirkman: Na verdade, não. Não tem evidência disso. Eu não quero pegar TUDO do Romero. Algumas das ideias dele deveriam continuar somente dele.
Rigo: Obrigado por ler e espero que eu apareça no Letter Hacks…
PS.: Se The Walking Dead Deluxe chegar na edição 193… eu vou felizmente comprar cada. uma. de todas.
Kirkman: Incrível! Obrigado pelo apoio. Estamos a menos de 8 anos do fim… pela segunda vez! Veremos você lá!
Carta 4: Enviada por Cayden
Olá Kirkman, todos e todas!
Days Gone Bye deve ser a melhor recontagem de Hamlet desde que os Simpsons fizeram isso na Casa da Árvore de Terrores!
Se você tivesse se prendido ao plano original de matar Rick, seria tão legal ver a jornada de Carl para a vingança… ele iria conseguir? Ou falhar miseravelmente como sua contraparte Shakespeariana: Hamlet?
Os paralelos são sensacionais!
Carl é Hamlet, claro.
Rick é seu pai, também chamado de Hamlet, que teve tudo roubado de si pelo seu “irmão”.
Shane é o irmão de Hamlet sênior, que cobiçava sua esposa e seu trono na Dinamarca!
Lori, claro, é a Rainha Gertrude, que ALERTA DE SPOILER (mesmo que tenha saído faz alguns séculos) bebe de um cálice envenenado que não era para ela originalmente. Judith se torna a representação desse cálice envenenado, como a consequência não intencional da luxúria… morte a todos.
E acho que Sofia é Ophelia, ela foi vista segurando flores em Days Gone Bye, que é como Ophelia tirou a própria vida. Acho que Carol poderia ser Ophelia, mas isso iria implicar envolvimento romântico entre ela e Carl…
P.S.: EU AMO O QUADRINHO E ESTOU TÃO ANIMADO PARA VER TUDO COLORIDO.
P.S. 2: Onde diabos estão todas as enfermeiras? Eu amei Denise Cloyd assim como qualquer outro, mas estatisticamente falando seria mais provável encontrarmos uma enfermeira.
Mackiewicz: Você analisa The Walking Dead usando lentes shakesperianas, você está destinado a ser impresso na coluna. Eu acabo de ler Shakespeare in a Divided America por James Shapiro, que você deveria conferir se você gosta de Bard e AMERICA. (O capítulo sobre Astor Place Riot vale sozinho o preço de admissão).
Kirkman: Eu também Shakespeare às vezes. Também esperto.
Carta 5: Enviada por Cason Jones (Sulphur Springs, Texas)
Ok, então, sou um grande fã de Rick Grimes, diria que ele é meu personagem fictício favorito de todos os tempos. Eu recentemente fiz uma tatuagem no meu braço da capa da edição 6 porque eu queria uma tatuagem legal relacionada a Rick Grimes. Agora… eu quero outra. Minha pergunta para vocês é… qual deveria ser a minha próxima tatuagem de Rick Grimes?
Mackiewicz: Eu nunca iria encorajar alguém a fazer uma tatuagem da fenda das nádegas do Rick Grimes na sua bunda (SPOILERS: é uma aparição recorrente mais tarde na série), mas o livre-arbítrio existe, então faça com isso o que você quiser, Universo e Cason Jones.
Kirkman: Eu aconselho contra tatuagens sempre que posso. Essa coisa é permanente, cara! Eu digo a machadinha de Rick bem no meio da parte inferior das suas costas, bem acima da sua cintura.
Carta 6: Enviada por Austin D. Lane
Oi Robert,
Eu amei o formato original da série de quadrinhos, mas agora está ainda mais incrível em CORES! Até aqui, provavelmente, minha capa favorita é a de Finch para edição nº 6. David Finch vai fazer as capas para a série inteira? Eu amaria ter um conjunto completo de The Walking Dead Deluxe com a arte de capa dele.
Mackiewicz: Sim, David estará a bordo pela série inteira, está fazendo um trabalho incrível, e fez até capas novas para a 2ª impressão também! Então ele está no ritmo de fazer mais de 200 capas quando tudo estiver acabado.
Kirkman: Vai ser INCRÍVEL. Finch é o MELHOR!
Austin: Devo dizer que estou mais animado para a edição 100! Você vai fazer eventualmente uma continuação da série? Poderíamos até ver o que acontece 100 anos após o começo do surto. Ver se as contribuições do Rick na sociedade seriam lembradas tão longe no caminho. De qualquer jeito, isso era tudo!
Kirkman: Sem planos de continuar a série até o momento. Mas quem sabe o que o futuro reserva!
Carta 7: Enviada por Kieran Saosila (Crawley, Reino Unido)
Oi Rob,
Só queria agradecer por essa nova representação da série! Eu colecionava as versões encadernadas, ainda assim prefiro muito esse formato junto com as novas cores, novas capas, extras e etc. Se você pudesse escolher UMA edição específica que você está esperando para ver novamente nesse formato, qual seria? Vamos dizer só que eu espero que a edição nº 100 venha mais cedo do que parece…
Obrigado mais uma vez por todo o seu trabalho!
Mackiewicz: A última. O que significa que essa série acabou.
Kirkman: Qual é, Sean. Você sabe que ama ela.
Carta 8: Enviada por Trent
Olá Robert e Equipe TWD!
Eu tenho sido um fã de TWD desde que comecei a assistir a série quando tinha 13, agora tenho 21 e TWD está começando a gravar sua última temporada. Tentei consumir toda mídia de TWD que eu poderia nos últimos anos desde jogos até as séries spin-off, mas quando cheguei nos quadrinhos, achei a impressão em preto e branco uma barreira forte demais. Quando descobri que os quadrinhos de TWD estavam sendo relançados em cor, eu corri para minha loja de quadrinhos mais perto para então descobrir que eu estava 6 meses atrasado e 8 edições para trás, tive sorte que a loja ainda tinha as edições 1, 5 e 6 e eu consegui pedir o resto pela internet. Bom, de qualquer jeito, eu maratonei todas as 8 edições e estou apaixonado, mal posso esperar para ver toda a história do Rick novamente com novas viradas e reviravoltas!
Algumas dúvidas:
1) 8 anos, sério?!?! Eu terei 28 anos até lá, e não posso esperar tanto! Acho que vai ser uma longa jornada então!
Mackiewicz: Bem-vindo a longa jornada, Trent. Você ainda vai poder ler na metade do tempo que os otários da série original tiveram que esperar.
Kirkman: Eu terei 50! Tenha um pouco de simpatia!
Trent:
2) Há algum corte ou mudanças planejadas nesse relançamento ou vocês vão manter fiéis aos quadrinhos originais?
Mackiewicz: Exceto por Rus fazendo o reletramento das primeiras 18 edições, nenhuma mudança grande. Testamos muitas vezes, mas nenhuma mudança aos diálogos/conteúdo da história;
Kirkman: Confia em mim… eu fui tentado a alterar diálogos aqui e ali, mas então isso seria um enorme empreendimento e… não seria a verdadeira intenção do quadrinho. Então é tudo a mesma coisa, esquisitices e tudo… exceto pelos erros de digitação.
Trent:
3) Com o programa de TV principal de TWD acabando e o quadrinho já tendo acabado, há planos para novos quadrinhos de Walking Dead com novos personagens e histórias?
Mackiewicz: Sim. Veja os anúncios dos anúncios na introdução.
Kirkman: Eu considero eles RELACIONADOS a Walking Dead.
Trent:
4) Você poderia escrever um programa ou quadrinhos em Nova Orleans, ou você imagina de alguma forma o que está acontecendo por lá no universo TWD! (eu joguei TWD Saints & Sinners mas eu preciso de algo mais)
Mackiewicz: Nova Orleans é domínio de Saints & Sinners agora, perdão.
Carta 9: Enviada por Adam Knights
Estou absolutamente apaixonado pelas artes de capas alternativas nas páginas finais de TWDD. Muitas dessas eu ainda não tinha visto. É difícil encontrar de onde elas vêm, teria como adicionar pequenos títulos como “Edição de 15º Aniversário, 2018” ou “Comicon Arizona 2014”? Você pretende manter a sessão de artes por todas as 193 edições?
Mackiewicz: Essa é uma boa ideia, mas não acho que vamos mudar agora… a não ser que o Robert me contradiga. Talvez depois que tenhamos passado por todas as variantes (o que não vai durar todas as 193 edições), nós listemos de onde todas elas saíram. Até lá, a wiki de TWD e comics.org são bons recursos para localizar a maioria delas.
Kirkman: Essa série já é uma tarefa enorme e estou tentando não adicionar muito peso em cima da nossa equipe editorial. Então, por agora, não vou contradizer o Sean.
Carta 10: Enviada por Stephen Schumacher (Port Townsend, WA)
Caros Deadheads,
Tenho curtido seu novo lançamento colorido ao máximo, especialmente as capas de Arthur Adams dando destaque aos personagens principais. Não sei se essas precisam coincidir somente com primeiras aparições de personagens ou se também aparecem com eventos relevantes envolvendo eles, mas se for o último, então muitos personagens foram sacaneados devido ao enorme fluxo de novas chegadas nas edições nº 2-3, incluindo Dale, Lori, Carol, Beth e Shane. Qual é, dê a esses caras o tratamento Adams!
Mackiewicz: Infelizmente, sim, tivemos que escolher a dedo nossos favoritos; isso foi parte dos acordos no começo. Nós até tivemos a Andrea na edição após a sua estreia. Art já está trabalhando na sua próxima capa (para TWDD 19)
Carta 11: Enviada por George Briggs
Meu nome é George Briggs e eu AMO A IMAGE COMICS E THE WALKING DEAD DELUXE! Primeiro e mais importante que eu maratonei todas as 193 edições no último Outubro, que um amigo me emprestou e a minha vida não tem sido a mesma. Me levou a agora colecionar The Walking Dead Deluxe que é um trabalho tão incrível de vida sendo trazida a um quadrinho que já merecia ser lido inteiro de uma vez. Acabo de pegar a edição nº 11 hoje. Amei ela demais.
Eu li as edições da nº 1-6 tanto que elas estão praticamente gastas, ler elas coloridas traz nova vida e porque eu amo tanto The Walking Dead, quando descobri que elas iriam ser relançadas em cor, eu precisava pegar elas. E isso me levou a gastar centenas de dólares em volumes.
Sr. Robert Kirkman, devo dizer que você explodiu minha cabeça. Eu pensei, okay, deixe-me pegar Outcast Volume 1 e ver o que mais esse escritor incrível consegue preparar. E sem chegar nem na metade do volume de Outcast I, eu estava comprando as edições 1-7. Sem brincadeira. E então?!!! Eu peguei Oblivion Song Volume 1 da minha Barnes and Noble local ontem e peguei os Volumes 2, 3 e 4 para chegar na sexta.
Vou ser direto, The Walking Dead foi o primeiro quadrinho que eu li na vida, e dele eu só continuei expandindo e expandindo minhas leituras. Eu amo o que a Image e você Robert Kirkman produzem de forma tão incrível que agora, eu, sem escolha alguma, tive que “trocar de lado” e agora estou colecionando TWD Deluxe e Crossover. Mas estou curtindo devorar os novos volumes. E devo isso a todos vocês e meu amigo que me deixou ler sem parar todas as 193 edições originais.
Se eu ver isso em alguma edição futura, eu vou surtar, porque sou como um fantasma na névoa, fácil de passar despercebido. Só espero que você, Robert Kirkman, leia isso e todos na Skybound e Image porque vocês são os verdadeiros heróis. Vocês me tiraram da TV e me fizeram ler… Vocês me deram um motivo para querer gastar meu dinheiro, não com televisão, mas em quadrinhos e graphic novels que podem ser compartilhadas com gerações por vir. Uhuuul! QUADRINHOS! Para sempre! The Walking Dead Deluxe é algo único na vida, porque não terão coletâneas e isso por si só já é incrível. Mal posso esperar para maratonar todas as 193 edições quando todas estiverem prontas.
Mackiewicz: George, você ganhou o prêmio de carta mais entusiasmada do mês. Você já leu FIRE POWER? INVINCIBLE? STILLWATER? ULTRAMEGA? Nós temos vários títulos para você conferir, com muitos mais chegando às lojas de quadrinhos todas as semanas. Obrigado por escolher os quadrinhos.
Kirkman: E aí, George! Obrigado demais por escrever. Eu amo todos os meus fãs igualmente, mas aqueles que leem uma boa parcela do meu trabalho são especiais no meu livro. Eu me desconecto nesses outros quadrinhos diferentes e alguns deles são tão diferentes que eu não espero que as pessoas experimentem ele, porque todos tem gostos diferentes. Então quando as pessoas chegam de outros nesses novos quadrinhos e curtem, isso realmente significa muito para mim. Obrigado!
Escute o Sean e confira esses outros quadrinhos!
Carta 12: Enviada por Tyre’k Hyde
Ok, muitos pensamentos para destrinchar aqui.
Primeiro, Sr. Kirkman, Sr. Moore, Sr. Adlard e Sr. McCaig, e a equipe inteira na Skybound, Telltale, AMC e Image Comics, muito obrigado pelo seu trabalho duro na Franquia The Walking Dead.
A história da Clementine foi minha introdução a essa franquia através das jogatinas do Berleezy (#eezy gang, uuughh). Eu me apaixonei pelos personagens, pela montanha-russa de emoções que as histórias me faziam passar, etc. Então eu decidi (já que sou o tipo de cara de “conteúdo original primeiro” e os jogos fazem mais parte do canon dos quadrinhos do que do programa de TV) que leria os quadrinhos antes de alugar os DVD’s da série.
Esse facilmente virou meu quadrinho/graphic novel favorito. As vezes em que ri, chorei, me assustei e gritei “PORRA!” (acho que você teria adorado minha reação ao momento de saltar aos olhos do Carl falando “Pai…?”, Kirkman; hehe, viu o que eu fiz ali?) durante a minha primeira experiência de leitura. Foi diferente de qualquer outra. E, em qualquer momento em que eu precise de uma leitura, The Walking Dead sempre será minha escolha nº 1.
A parte engraçada é que eu estava relendo a série novamente durante o verão de 2020 e mencionei ao meu melhor amigo que eu adoraria ter novamente a experiência da série de quadrinhos, mas colorida. Eu acordo no dia seguinte com o anúncio que o quadrinho seria relançado colorido, edição por edição. Então onde está o MEU cheque, galera? 😉
Brincadeira.
Minhas perguntas, bem rápidas, são essas:
1) Alguma vez a ideia de continuar Negan Lives como um spinoff ou uma minissérie já entrou em desenvolvimento mais a fundo? Eu pessoalmente iria adorar isso! E seria interessante ver se ele e Lucy encontrassem Clementine (talvez AJ??) na sua jornada para finalmente dar o devido descanso a Lucille. Ou teremos alguma edição ou algo assim de Clem? Seja durante os eventos dos jogos da Telltale ou depois? Eu entendo que isso deve ser difícil se você fosse tentar.
Mackiewicz: Clementine foi deixada em um lugar tão bom ao fim da série da Telltale, que se ela algum dia retornar, nós queremos ter a certeza que a sua história honre sua jornada e valha a pena ser contada.
Kirkman: Sem planos para mais NEGAN LIVES mas definitivamente há mais algumas coisas interessantes no horizonte.
Tyre’k:
2) Eu recentemente finalizei Rise of the Governor (A Ascensão do Governador). E comprei o resto dos livros de The Walking Dead da Amazon. Você tem planos de fazer mais livros que se passem no universo dos quadrinhos? Talvez sobre Negan, os Grimes, Clementine, talvez Lee Everett?? Você teria a minha pré-venda. Ou talvez até mais Livros de Roteiro como você fez para o primeiro Volume seria legal!
Mackiewicz: Assumo que você pegou The Walking Dead: Typhoon por Wes Chu, também? Agora não há planos para mais livros, mas há um projeto de livro relacionado a TWD que irá ser anunciado logo (se já não foi – e eu juro, esse é totalmente diferente do que foi indicado lá em cima).
Tyre’k: Com o maior respeito e sinceridade, obrigado por isso!
P.S.: “COAAAARRRRLLLLL!!”
Carta 13: Enviada por Matthew H.
Leitor de quadrinhos de longa data, escritor de quadrinho pela primeira vez. (As crianças talvez não peguem essa referência do rádio…)
Primeiro e acima de tudo, obrigado por manter a arte de escrever cartas para quadrinhos e a página de fãs viva! Eu sinto que esse pode ser um dos últimos quadrinhos a ter essa experiência incrível de interagir com criadores dessa maneira durante a era digital. Eu não tive a experiência lá no começo, mas sempre amei ler essas colunas nos quadrinhos antigos! Diretamente ao lado daqueles anúncios dos suplementos Atlas, haha!
Como outros leitores nas colunas de cartas Deluxe, eu admito que não comecei a ler essa história até mais ou menos a 2ª temporada da série de TV, mas CARA eu me viciei quando um amigo me apresentou. Além da série de TV, eu nunca vou esquecer o momento que me fez continuar lendo. Foram aqueles painéis finais da edição nº 15… aquele foi o momento que eu soube que nada estava fora dos limites. Acho que a maioria do mundo não se surpreendeu quando aquele momento não chegou nas telas de TV, mas eu me perguntei durante o caminho inteiro. Sei que já estamos na 11, e, no momento que isso for impresso, provavelmente já estaremos lá, mas eu me pergunto como no mundo vocês vão colorir aquilo!? Me sinto emocionado só de pensar nisso!!!
Mackiewicz: Estou olhando para essa página agora e… é realmente efetivo.
Matthew: Pergunta aleatória: Já pensou em fazer uma história como “O Que Aconteceria Se…?” para The Walking Dead? Ou é basicamente assim que você sente que são os jogos/séries de TV/etc.?
Kirkman: De certa forma, sim… isso é mais ou menos como enxergo a série de TV na minha cabeça. Tem vários cenários de “e se” que acontecem na série. Seria algo divertido de fazer nos quadrinhos, mas sinceramente, eu preferiria fazer quadrinhos completamente novos ao invés disso.
Estaremos de volta com novas cartas inéditas daqui seis edições, o que vai acabar encaixando com o lançamento de um dos MELHORES PERSONAGENS DE WALKING DEAD DE TODOS OS TEMPOS. Temos alguns planos especiais para essa edição.
Até lá, confiram os Hacks antigos, fiquem seguros, e voltem em duas semanas para nossa próxima edição!
– Sean Mackiewicz
Vejo vocês lá!
– Robert Kirkman
CARTAS ANTIGAS
Bem-vindos a uma nova edição de Letter Hacks, sua coluna mensal de cartas aqui em THE WALKING DEAD. Edição 13, olha aí hein? Esses quadrinhos estão fluindo já. Mal posso esperar até passarmos a edição 25… amo os números grandes.
Antes de mergulhar nas cartas aqui, eu só queria deixar outro tapinha nas costas de Charlie e Cliff por mais uma edição sólida. Bom trabalho, pessoal. E Tony… capa legal, como sempre.
Agora eu gostaria de falar um pouco sobre Remains. Remains é o quadrinho da IDW por Steve Niles e Kieron Dwyer. Kieron e eu servimos juntos na Dessert Storm (não é um erro de digitação), então somos parceiros já faz algum tempo. Falei brevemente com Niles, mas nunca mais que um “Como vai sua mãe” e talvez um tapinha no bumbum (Niles, seu velho espertão). Porém, apesar da incapacidade de Kieron de comer 50 sundaes de chocolate quente em uma sentada só e a obsessão de Niles com a bunda masculina, eles conseguiram criar um BAITA quadrinho de zumbis. Eu admito, eu não gostei do MOTIVO dos zumbis em primeiro lugar, mas tudo após esse ponto é ouro puro. A arte é incrível (cores legais por Harper Jaten) e a história é consistente demais. Eles fazem inúmeras coisas inovadoras com zumbis e eu realmente gosto onde eles levam o quadrinho. Caras… estou MORRENDO por mais então se estiverem lendo isso, por favor… façam acontecer. E para aqueles de vocês lendo em casa, a edição definitiva juntando todas as 5 edições deve estar disponível logo. Então pegue ela na sua loja de quadrinhos local ou talvez um pequeno lugar que gosto de chamar de www.khepri.com. Digam que eu enviei vocês… eles vão perguntar “QUEM?”
Agora, vamos ler essas malditas cartas e acabar com isso logo… temos MUITAS esse mês… então vou imprimir VÁRIAS delas. Aqui vamos NÓÓÓÓÓÓS!
– Robert Kirkman
Carta 1: Enviada por Chip (Tampa, FL)
Zombiólogos,
Primeiro, obrigado por imprimir minha carta virgem em um quadrinho. Minha esposa olhou para mim como se eu estivesse vomitando argila verde neon enquanto eu tinha um surto geek pela minha carta ter sido publicada.
Ótima referência em relação ao celeiro. Doce ironia que a criança que Hershel não conseguiu matar levou a morte do restante das suas crianças. Poético, de um certo modo doentio. Você planejou isso o tempo inteiro? Eu sei que você disse que tende a improvisar toda a coisa da morte, mas isso pareceu planejado. Drama bom pra caralho, ainda assim.
Eu também achei curioso que alguém poderia imaginar a possibilidade que os corpos andando e apodrecendo eram na verdade apenas pessoas doentes, no caminho de volta à saúde. Não sou um grande apreciador do gênero (embora Shawn of the Dead realmente pareça interessante), então talvez esse não seja um conceito novo, mas pareceu original para mim. Caso lindo de negação.
O que eu não entendo é por que as crianças estavam transando no celeiro? “Ah, o cheiro pútrido, e os gemidos regurgitantes, desesperados e roucos dos mortos vivos REALMENTE me deixam com tesão!”. Hormônios não são TÃO poderosos. Devia ter algum lugar melhor. TEM que ter. Foi um pouco conveniente demais para a cena. Pelo menos para mim, pareceu forçado. Não arruinou a leitura. Só me tirou um pouco do momento por meio segundo.
Eu amo a complexidade que você traz para esse enorme elenco. Diabos, eu só amo o quadrinho, ponto.
Robert Kirkman: Eles estavam transando no abrigo onde os tratores e arados eram guardados, não no celeiro. E eu tinha a parte com o Hershel planejada, eu não invento TUDO enquanto sigo. Eu tenho coisas mapeadas bastante para frente. É só que às vezes eu decido do nada matar personagens que eu não tinha planejado matar antes de estar escrevendo dada edição. É como brincar de Deus.
Carta 2: Enviada por Chip (Tampa, FL)
Zumbiólogos,
Como eu não vi aquilo? Não eram os jovens amantes no celeiro! Eram os irmãos, Lacey e Arnold, mandados por trás para distrair os zumbis.
Uau! Me sinto TÃO idiota. Como eu não vi aquilo?
Eu retiro aquele parágrafo da minha última carta. Fui abduzido por aliens, e perdi aquela parte do quadrinho durante meu tempo perdido pelo incidente. É, isso. Isso funciona.
Robert Kirkman: Duas do Chip também! Ah, ISSO é o que você estava falando. Okay. Tudo está perdoado.
Carta 3: Enviada por Brent Walker
…ok, ok – então vocês acham difícil de acreditar que tantos virgens de cartas estão escrevendo – aqui está outro. Eu não coleciono quadrinhos. Eu me sinto livre para ridicularizar meus amigos que fazem suas expedições regulares às lojas locais. Eu não leio quadrinhos, com uma exceção – TWD. Claro; sou fã de zumbis; amo os filmes, etc., mas não sou obcecado – sem sonhos de fazer amor com zumbis ou alguma coisa sem sentido assim. Exceto por jogar dinheiro fora com a coleção completa de Fabulous Furry Freak Brothers alguns anos atrás em um surto de nostalgia, eu não tinha comprado nenhum quadrinho desde que eu era significativamente mais novo lá no começo dos anos 80.
Porém (!) – seu trabalho coletivo nessa série é só excelente. Tenho comprado desde a edição nº 1 depois que um colega de trabalho me animou em relação a ela; assisti a edição nº 2 aumentar de preço que nem louco no eBay – você tem uma bela jornada rolando aqui, sem fim à vista! Parabéns; é raro que você encontre um trabalho que ama e que te recompensa com tanto sucesso em retorno! Eu, por exemplo, admiti de forma rabugenta que há quadrinhos por aí que eu pagaria os $3, mesmo que (na minha cabeça), eu ainda deveria poder comprar eles por $0.50 ou algo assim que eu pagava quando era mais novo 😉
Insira reclamação sobre Tony saindo [aqui]. Vou admitir que a arte do Charlie está me conquistando; ainda me acostumando aos novos rostos dos personagens, mas não vou a lugar nenhum, então vou calar a boca. Resumo – mantenham o bom trabalho galera; vocês tem uma verdadeira gema aqui. Não vou querer os aliens do espaço, mas além disso não tenho reclamações sobre a direção que você está levando esse pessoal, e estou ansioso para os tempos de entrega mais rápido nas próximas edições, como você avisou na nº 11 – um presente pré-Natal legal!
O fato que você está fazendo com que muita gente escreva para você, pessoas que não fariam isso de outra forma, deveria te dar a confirmação que você não está só atingindo seu público-alvo de fãs enormes de quadrinhos, mas outros por aí que apreciam uma boa história, junto com uma boa ação zumbi. Estou pronto para aquela série HBO – podem trazer já!
Robert Kirkman: Diga para alguém na HBO entrar em contato comigo e irei garantir que isso aconteça, Brent. Ninguém estaria mais feliz que eu de ver isso se tornar uma série de televisão. Fico feliz que você ache que o quadrinho vale o dinheiro. Você tem bastante tempo até os aliens espaciais surgirem.
Carta 4: Enviada por Chris Piers
Querido Letterhacks,
Desculpe por ter ficado tanto tempo longe. Eu perdi a noção se tinha enviado ou não uma carta e então acabei comprando uma casa, o que acaba ocupando as pessoas um pouco (então isso é um aviso a todos que tem esperança de comprar uma casa por aí!).
A edição nº 11 foi “bombástica” como um dos meus colegas de trabalho diz. Me deixou completamente energizado através do poder do susto-zumbi! Adlard está se tornando uma visão confortável com cada edição que passa, e ele é realmente ótimo em contar histórias de painel em painel. Fico feliz, ainda assim, que ainda estamos tendo as capas fodas do Tony.
Parabéns pelo prêmio de Quadrinho do Mês na Wizard do mês passado (era aquela com o Wolverine na capa, para mudar um pouco). Zumbis estão fazendo um grande retorno à cultura pop. Eles são os novos piratas, que eram os novos macacos apenas alguns meses atrás! Agora, com Shaun of the Dead, Resident Evil Apocalypse, o remake de Dawn of the Dead e assim por diante nos cinemas, as histórias de zumbi estão enormes, mas vocês estavam lá na vanguarda e ainda estão consistentemente entregando uma história de qualidade. Walking Dead se destaca por focar no dia-a-dia dos sobreviventes bem mais que 2 horas depois da batalha contra os mortos vivos.
Dúvidas:
1) Ouvi falar que a estrela de Shawn of the Dead, Simon Pegg, é um fã. Sabe se Romero já faz parte da festa também?
2) Talvez seja prematuro, mas se você pudesse transformar The Walking Dead em alguma outra mídia, qual seria sua primeira escolha?
3) Em uma escala de 1 a 10, quão ruim é a ideia de guardar pessoas mortas no seu celeiro? Eu pergunto não só pelos eventos da edição 11, mas também uma questão pessoal que preciso manter em sigilo. Portanto, imaginei que perguntar para você aqui, na coluna de cartas, era a melhor opção.
4) Você criou um mundo tão incrível. Você consideraria fazer uma edição anual ou um one-shot de histórias curtas similar ao que as edições antigas de Battle Pope Shorts eram, explorando personagens secundários e histórias paralelas menores?
5) Eventualmente veremos os sobreviventes chegarem em alguma cidade grande como New York?
6) Quando veremos alguma presença militar? Mesmo que eles não tenham conseguido resolver o problema zumbi, preciso acreditar que o poder de fogo superior e as táticas modernas dos militares atuais permitiria que eles se retirassem em segurança e criassem zonas seguras EM ALGUM LUGAR.
7) O Osama bin Laden foi rasgado de uma maneira horrível de verdade no universo Walking Dead? Eu espero que sim. Aposto que seu amigo Hitler estava lá em cima no céu rindo dele o tempo todo também!
8) Zumbis estadunidenses são mais fortes que zumbis australianos?
9) Você já tinha planos de adicionar o Tyreese ou ele foi adicionado porque eu implorei tanto para você incluir um ex-jogador da NFL?
Robert Kirkman: Bem-vindo de volta, Chris. Mal sabíamos o que fazer por aqui na sua ausência.
1) Não que eu saiba, mas adoraria saber dele.
2) Televisão.
3) 3.5 mas sou um pouco influenciado pelo seu bem-estar.
4) Não no momento. Eu gosto de manter as coisas nesse quadrinho e NÃO sugar todo dinheiro de vocês que puder do seu sucesso, galera. Talvez eu faça um eventualmente.
5) Possivelmente, mas eu não vou contar AQUI.
6) Você acha? Acho que você terá que esperar e ver.
7) No céu? De que lado você está?
8) Normalmente.
9) Chris, seu pobre homem. Tyreese sempre esteve nos planos. Você talvez tenha tido bem pouquinha influência na profissão dele, mas só para calar a sua boca. Você deu nome a coluna de cartas… isso não é o suficiente?
Carta 5: Enviada por Lee Sanders
RK,
Veja, eu gosto da arte do Charlie e tal, mas mais alguém confundiu a nova garota com Lori. Quando ela disse que queria foder com o Glenn, eu estava pensando no coitado do Rick e como ele sofreria com outro triângulo amoroso, e do outro lado, estava chamando a Lori de vadia safada e uma puta, as veias saltando da minha cabeça! AHHHHHHH! Mas então percebi depois de algumas páginas que era a garota nova, então você pode passar uma mensagem para a Lori dizendo que estou verdadeiramente arrependido de chamar ela de todas essas coisas ruins.
Agora hora das perguntas com Robert Kirkman:
1. É realmente verdade que não há mais britânicos?? (cara triste de coração partido enquanto Lee começa a fazer uma forca)
2. Você disse no Letter Hacks da edição 11 que não era possível que todos nós estivéssemos escrevendo pela primeira vez para um quadrinho… bom, só para clarificar, eu enviei a minha primeira carta para o Bendis, mas ele não colocou ela, e também eu fiquei feliz por isso, já que ele teria me chamado de cabeça de cocô ou algo assim… Mas você foi a segunda escolha e aquele cara Jason Rand com seu Small Gods é o próximo na minha lista de alvos… barba legal, aliás 😀
3. Acabo de ver a capa para a número 15, deve ser a minha preferida até agora! Tomando o lugar da número 4 e 7. É tão foda que é inacreditável. Alguma chance de fazer o Tony transformar ela em um poster e vender pelas prévias ou no seu website?
4. Qual sua capa favorita até agora?
5. Nas prévias de Setembro, eu fiz a pré-venda do Marvel Team up assinado por você. Quão longa será essa série e porque a Image não coloca quadrinhos autografados nas prévias? Acho que você vai encontrar várias pessoas dispostas a pagar por uma cópia assinada de Invincible e The Walking Dead… com certeza vale o dinheiro!
6. Finalmente, como você cria os nomes das edições definitivas de The Walking Dead? A primeira foi genial e a segunda foi tão legal quanto… poderia mandar o papo?
De qualquer jeito, até a próxima edição, fiquem bem, e lembrem de olhar para ambos os lados da rua antes de atravessar!
P.S.: Desculpa, mas você vai estar na San Diego 2005? Eu quero ir mas ouvi falar que muitos não vão 🙁
Robert Kirkman: Eu acho que fica claro no diálogo daquela cena que NÃO é a Lori. A Lori estaria falando daquele jeito sobre Carol? O cabelo dela é mais curto e o rosto dela é mais redondo, mas consigo ver como as pessoas confundiriam elas. Não é culpa do Charlie, porém. É difícil em um quadrinho preto e branco, principalmente quando você tem um elenco de milhares.
Carta 6: Enviada por Michael C. Riedlinger
Edição 11 e vejo a “palavra com Z” impressa. Bom, o Romero fez isso uma vez, então acho que você pode também! É, como se eu mandasse no que você pode ou não fazer. Lá no dia 1º de Janeiro desse ano, eu declarei aos meus amigos que esse seria o “Ano dos Mortos Vivos” (ano passado foi o “ano dos piratas” e olha o que aconteceu). Obrigado por me provar certo. ENTÃO, algumas perguntas:
1. Você realmente está pensando em TV ou isso é só um sonho distante? Você poderia conseguir o contato de alguma empresa como a HBO e então chamar alguém como JPM Productions para fazer os efeitos e gravar.
2. O que é tão ruim sobre zumbis que correm? Dawn do Zack Snyder é um ótimo filme e o fato que eles podiam correr adicionou uma ameaça necessária a muito tempo na mistura.
3. O que rolou com a quantidade de quadrinhos de zumbis ruins por aí? Todos se juntaram no meio indie de quadrinhos e fizeram uma aposta, ou você está sendo bastante copiado pelo seu sucesso?
4. Você já conferiu Zombie Hunting Society? Uma galera muito legal, mas me faz pensar, se uma crise zumbi global acontecesse, não teria ALGUÉM que estaria pronto?
5. Considerando o acima, e o Zombie Survival Guide de Max Brooks, você tem algum plano de fazer nossos heróis encontrarem alguém que ESTÁ preparado e não se deu tão mal quanto eles?
Isso é o bastante por enquanto, qualquer coisa a mais e você vai se atrasar e eu não poderei culpar Larsen ou Mcfarlane ou seja lá quem que estiver mandando nessa empresa esse mês!
Robert Kirkman:
Sim, usamos a “palavra com Z”. Não estava planejando fazer isso no começo, mas aí eu só não consegui pensar em uma razão para eles NÃO os chamarem disso. É o que NÓS chamaríamos eles se fossemos subitamente atacados pelos mortos vivos, então só fez sentido para mim que os personagens começassem a usar a “palavra com Z”…
1. Se fosse tão fácil assim. Se THE WALKING DEAD eventualmente chegar nas telinhas, será daqui a um bom tempo. Fiquem tranquilos, vocês vão ouvir sobre isso aqui primeiro. Sempre há conversas, então é uma possibilidade.
2. Zumbis que correm são como Vampiros Robôs, eles parecem legal demais à primeira vista, mas aí você percebe que eles só não são tão legais quanto a ideia original – e que eles são meio que ruins.
3. Quem sabe. É só o Ano dos Mortos vivos, eu acho. Remains é bem boa. Dá uma chance, eu realmente curti.
4. Nunca ouvi deles.
5. Só o tempo dirá.
E com isso, eu encerro essa longa, e EXTRA chata coluna de cartas. Eu tentarei fazer com que a da próxima edição seja mais animada. Vejo vocês em algumas semanas. Vamos ver se conseguimos fazer com que o intervalo entre essa edição e a 14 seja no máximo três semanas.