Não foram poucos os avisos. Desde que surgiram os primeiros relatos a respeito das gravações da quinta temporada, o elenco e staff de The Walking Dead vinha dizendo que esta seria uma season para gente grande. Mas nada conseguiu nos preparar para a brutalidade que No Sanctuary traria.
Os primeiros minutos aparentam ser uma resposta ao que Rick havia dito no fim da quarta temporada. Presos nos containers que há pouco abrigavam o xerife e seu grupo, Gareth e os demais moradores de Terminus parecem lamentar a escolha de terem atraído viajantes para Terminus.
No fim, trata-se de um grande ciclo. O que pensamos ser o final, na verdade é um prólogo para a situação em que Terminus se encontra agora. Antes de se tornar um abatedouro humano, o local foi de fato um Santuário, um lugar de refúgio que sucumbiu à barbárie. Ao usarem de boa fé com viajantes na estrada, Gareth e o seu grupo foram aprisionados nos containers numa situação similar a que Rick e os demais se encontram agora, e jurando sair de lá, Gareth dá o mote do que foi o episódio e do que deve ser a quinta temporada: “você é o predador ou a presa”.
Este é um mantra que guia o espectador em No Sanctuary durante todo o momento e é representado de diferentes maneiras. Seja no conflito entre Tyreese e Martin – o morador de Terminus que antes até ia a igreja, mas agora não hesitaria em quebrar o pescoço de um bebê. Nas palavras do próprio, “você se acostuma”. Seja no fato de que foi Carol quem salvou o grupo, principalmente por que ela já assimilou a esta nova lógica. Se já também na própria história de Terminus, antes um refúgio, agora um açougue de carne humana.
É como se tudo estivesse apontando para a ideia de que a partir de agora não basta apenas se defender. Não há mais um meio termo, ou um jeito de “resolver a situação”, e se você ainda não percebeu isto, então é provável que será você quem vai morrer primeiro.
E se Carol já havia percebido isto, agora é Rick que aparenta estar assimilando a ideia. Muito mais combativo, ele se distancia cada vez mais daquele que baixou a guarda para o Governador. De certa forma, até mais violento, pois esta disposto a arriscar a segurança do grupo para ter certeza de que todos os moradores de Terminus estão mortos.
Sim, chegamos a um novo nível em The Walking Dead, em que as relações humanas tendem a ser cada vez mais brutais e os walkers, como sempre, implacáveis. Andrew Lincoln disse que esta seria uma temporada para adultos. Agora sabemos que ele não estava brincando.
– Se você ainda não viu a cena pós-créditos de domingo, corra para cá e descubra quem deve fazer uma aparição em breve.
– Neste episódio, Carol se consagrou como a personagem que mais cresceu no decorrer da série.
– Nova temporada, nova abertura, e como sempre imagens que remetem aos locais em que os personagens irão transitar. Mas uma cena antiga chamou atenção. Trata-se do walker solitário da segunda temporada, que faz uma aparição no último momento da abertura. Pessoalmente, esta é uma das minhas cenas preferidas de toda a série.
– Mais uma vez, The Walking Dead quebrou recorde de audiência nos Estados Unidos. Foram cerca de 17.3 milhões de espectadores no domingo, quase 1 milhão a mais do que na última temporada.
E você, o que achou do episódio? Qual foi a parte que você mais gostou? Esquecemos de mencionar alguma coisa? Deixe seus pensamentos nos comentários abaixo!
Fiquem ligados aqui no Walking Dead Brasil e em nossas redes sociais @TWDBrasil no twitter e Walking Dead Br no facebook para ficar por dentro de tudo que rola no universo de The Walking Dead.
Veja aqui todas as informações da versão colorida da edição 107 dos quadrinhos de The…
Veja aqui todas as informações da versão colorida da edição 106 dos quadrinhos de The…
Veja aqui todas as informações da versão colorida da edição 105 dos quadrinhos de The…
Veja aqui todas as informações da versão colorida da edição 104 dos quadrinhos de The…
Com presença épica de Norman Reedus, a CCXP24 finaliza com mais um ano em grande…
Um dia de pura emoção: painéis épicos, atrações exclusivas e momentos inesquecíveis celebrando o melhor…
Esse site utiliza cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão "ACEITAR" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
LER MAIS