The Walking Dead 3ª Temporada – Episódio 5 (S03E05): Say the Word

• Abaixo você confere todas as informações referente ao quinto episódio da terceira temporada da série de TV de The Walking Dead.

SINOPSE DO EPISÓDIO:

Após outra perda, Rick luta. Michonne permanece desconfiada do Governador, enquanto ele dá uma festa com um toque único para o povo de Woodbury.

INFORMAÇÕES DO EPISÓDIO:

Título em inglês: Say the Word
Título em português: Diga a Palavra
Temporada: Terceira Temporada
Roteiro: Angela Kang
Direção: Greg Nicotero
Elenco:Dallas Roberts (Milton Mamet), Laurie Holden (Andrea), Danai Gurira (Michonne), David Morrissey (Governador), Kylie Szymanski (Penny Blake), Andrew Lincoln (Rick Grimes), Norman Reedus (Daryl Dixon), Chandler Riggs (Carl Grimes), Emily Kinney (Beth Greene), Scott Wilson (Hershel Greene), Vincent M. Ward (Oscar), Steven Yeun (Glenn Rhee), Lauren Cohan (Maggie Greene), Lew Temple (Axel), Michael Rooker (Merle Dixon), Lawrence Kao (Tim) e Travis Love (Shumpert).
Duração: 46 minutos
Estreia Internacional: 11 de Novembro de 2012
Estreia na FOX Brasil: 13 de Novembro de 2012
Estreia na Band: xx de xx de xx
Audiência (EUA): 10,36 milhões de espectadores
Audiência (Band): x pontos no Ibope

ENREDO DO EPISÓDIO:

O episódio começa em Woodbury, com os habitantes em festa. Milton pega dois refrescos e vai conversar com Andrea, comentando que haverá uma festa na cidade. Milton diz que “meras palavras não podem explicar as festividades que virão”.

Dentro de seu apartamento, o Governador penteia os cabelos de uma garota. Sem querer, ele retira uma mecha do cabelo. É revelado que a garota é Penny, sua filha, agora transformada em um zumbi. Irritada, Penny tenta morder o Governador, que a agarra e coloca nela uma camisa de força e um capuz, tratando-a aparentemente como se fosse uma criança normal. “Papai ainda te ama. Você sabe disso, não é?”, ele diz, insano. Do lado de fora do apartamento, pode ser visto Michonne olhando para o local.

Na prisão, Rick está completamente afetado pela morte de Lori. Daryl tenta falar com ele, mas o homem não parece responder. Daryl pergunta se há algo que a bebê pode comer. Hershel diz que Judith precisa se alimentar. Daryl diz que vai ajudar a buscar suprimentos. Maggie e Glenn vão com ele. Daryl pede pra Beth cuidar do abalado Carl e da bebê.

Rick, afetado, pega um machado e entra na prisão. Perto dali, apenas Maggie vai com Daryl buscar suprimentos, enquanto Glenn fica na prisão. Daryl e Maggie partem na moto de Merle, enquanto Oscar fecha o portão do local. No interior da prisão, Rick, insano, golpeia vários zumbis com o machado.

Em Woodbury, o Governador dá um divertido discurso, dizendo que Woodbury cresceu e que agora é o lar das 73 pessoas que estão ali. “Vamos comemorar até onde chegamos. Vamos nos lembrar daqueles que perdemos. Podem levantar os copos. A nós!”. Ele é aplaudido.

Enquanto isso, Michonne entra silenciosamente no apartamento do Governador. Ela recupera com sucesso sua katana e a equipa. Michonne observa um retrato do Governador e sua família, e um caderno de anotações com os nomes dos moradores, estando sublinhado o nome de Penny. Ela descobre várias páginas sem conteúdo, mas é interrompida quando um barulho a incomoda.

Atrás de uma porta, Michonne escuta um barulho. Antes que ela possa continuar, o Governador, Milton e Merle entram no apartamento. Michonne rapidamente se esconde. Milton não quer uma festa, e pede para que ela seja adiada. “Nem pensar”, responde Merle. O grupo chega a um acordo e os três saem.

Michonne escapa do apartamento e anda por uma arena de Woodbury. Ela ouve barulhos de zumbis e descobre uma jaula com vários mortos-vivos. Michonne abre a porta da jaula e atrai os zumbis. Em seguida ela os mata com golpes precisos da katana.

O Governador surge e tenta conversar com Michonne em uma sala reservada. “Não estamos escondendo nada aqui”, diz ele. O Governador diz que todos têm segredos. “Como a Penny?”, pergunta Michonne. “Sabe da Penny? Então sabe que eu a amo”, responde o Governador. “Aposto que diz isso de todas as garotas”, responde Michonne.

O Governador diz que é uma pessoa boa, e pergunta se Michonne não quer ficar. “Gostamos de ter você aqui”, ele diz. O Governador pega a katana e anda pela sala com ela. O Governador diz que Michonne quebrou as regras, e que para não sofrer punições terá que se unir à equipe de busca. Michonne se levanta, pega a katana e rapidamente a aponta para o pescoço do Governador, que se cala.

Com a arma em mãos, Michonne vai embora, enquanto o Governador apalpa o pescoço. Merle surge e pergunta o que aconteceu. O Governador diz que Michonne é difícil e disfarçadamente manda Merle matá-la.

Na Prisão, Glenn está cavando covas. Axel e Oscar se aproximam, e dizem que conseguiram expulsar a maioria dos zumbis remanescentes do ataque de Andrew. Axel diz que os amigos de Glenn que morreram eram pessoas boas. Glenn responde que eram sua família. Glenn se afasta para conversar com Hershel enquanto Axel e Oscar prosseguem.

Glenn pergunta por Rick e Hershel revela que ele ainda está dentro da Prisão. Glenn fala das mortes no grupo, e Hershel chama Andrew de cretino. Hershel diz que acha que Axel e Oscar são gente boa. Glenn revela as ações boas de T-Dog. “Ele não era só gente boa. Ele era melhor”. “Eu trocaria muitos por um dos nossos, a qualquer hora”, diz Glenn.

Em Woodbury, Andrea entra na sala do Governador. Ele revela os malfeitos de Michonne. “Alguns querem que ela saia”, responde o Governador. “Ela me pôs contra a parede”. Michonne está em seu quarto. “Temos que conversar”, diz Andrea, se aproximando. “Temos que ir embora”, responde Michonne. Michonne e Andrea discutem sobre Woodbury ser uma boa cidade. Andrea acusa Michonne de sabotagem. “Este lugar não é o que eles dizem que é”, responde Michonne.

Na Prisão, Glenn investiga corredores e encontra os corpos dos zumbis mortos pela fuga de Rick. Ele encontra Rick ainda com o machado na mão. “Vamos para fora”, diz Glenn. Rick parece estar louco. Glenn se aproxima e tenta convencer Rick a voltar, mas o homem o joga contra a parede e quase o derruba. Rick não parece reconhecer mais ninguém. Ele vai embora, aparentemente louco. Glenn observa, horrorizado.

Em Woodbury, Merle e alguns homens se aproximam de um poço, e com uma espécie de guindaste pegam alguns zumbis, utilizados para a pesquisa de Milton. Milton agarra uma zumbi com uma espécie de coleira. Merle rapidamente a mata com a prótese. Merle coloca outro zumbi no chão enquanto Milton arranca seus dentes.

Enquanto isso, Daryl e Maggie estão a procura de suprimentos para Judith. Eles encontram uma espécie de creche. Maggie entra quebrando os vidros. O lugar está vazio, mas há fraldas. Ela e Daryl investigam o resto do lugar, sempre atentos. Os dois acabam se reencontrando depois de algum tempo de busca. Daryl abre uma pequena porta e entra na cozinha do local. Maggie abre um armário, e lá há um roedor, que Daryl mata. “Olha o jantar”, ele diz. “Não vou por ele na minha mochila”, diz Maggie.

Em Woodbury, Andrea e Michonne caminham em direção aos portões. Merle tenta impedi-las. Merle diz que elas só poderão ir embora com uma escolta, por causa do toque de recolher. O homem conversa com um dos homens. Andrea diz que o Governador permitiu que elas saíssem. Merle pede para ela se afastar.

Merle abre os portões de Woodbury. Michonne acha que tudo é uma armação. Andrea começa a discutir com Michonne sobre permanecer ou não em Woodbury. “Você vem ou não vem?”, pergunta Michonne. Andrea não responde. “Você só ia me atrapalhar mesmo”, diz Michonne. A mulher atravessa os portões e Merle os fecha. Andrea observa a amiga se afastando e fica desolada e deprimida.

Mais tarde, Andrea está sentada em um banco de Woodbury. O Governador se aproxima e diz que sente muito pelo que está acontecendo. “Precisa de uma bebida e companhia”, diz o Governador. Ele leva Andrea para a festança. Na prisão, Glenn vê a aproximação de Daryl e Maggie. Ele atira de uma das torres de vigia enquanto Axel e Oscar espantam alguns zumbis. Daryl pega Judith no colo e dá uma mamadeira para o bebê, algo que espanta os outros sobreviventes. “Ela já tem nome?”, pergunta Daryl. “Talvez Sophia. E tem a Carol também. E tem a Andrea, Amy, Patrícia… Ou Lori. Eu não sei”, responde Carl. Daryl brinca com o bebê.

Enquanto isso, no interior da Prisão, Rick, enlouquecido, desce até a sala onde sua esposa morreu. Ele encontra um rastro de sangue. Rick segue o rastro com tristeza e percebe que o sangue é de Lori. Ao lado do rastro há um zumbi gordo, que aparentemente devorou todo o corpo de Lori. Ele tenta se aproximar de Rick, mas é incapaz de fazer isso por causa do seu peso. Rick enfia o cano de sua arma na boca do morto-vivo e dispara, matando-o. Irritado, Rick pega uma faca e a enfia na barriga do zumbi. Ele repete o processo várias vezes.

O Governador e Andrea, em Woodbury, entram em um lugar com música alta. O líder de Woodbury cumprimenta os moradores e se senta em um dos lugares de uma espécie de arquibancada. Milton não parece muito feliz com o que está acontecendo.

Os zumbis são mostrados em uma arena na frente da torcida, ao som de uma música de rock. Martinez surge. Logo depois é a vez de Merle. Os zumbis se aproximam, enquanto os moradores gritam entusiasmados. Merle e Martinez lutam, com Martinez sendo derrubado com um chute. Os dois brigam e Martinez é derrubado novamente, com Merle hostilizando-o. Martinez estrangula Merle, mas o homem é capaz de escapar.

Os dois caem, com Tim sendo o juiz da luta e interrompendo-a. O Governador manda Tim continuar a luta. Vários zumbis são lançados em direção aos dois. Andrea fica horrorizada e diz que aquilo é doentio. Andrea questiona várias vezes o que está acontecendo. O Governador diz que tudo é armado e que os zumbis estão sem dentes. “Isto é um erro”, diz Andrea. “Estamos ensinando a não ter medo”, responde seriamente o Governador. Merle pisa em cima de Martinez e vence a luta, enquanto Andrea fica pensativa.

Na Prisão, Daryl se aproxima da sepultura de Carol e coloca uma Rosa Cherokee no lugar. Em seguida ele se afasta. Rick parece continuar com sua loucura, ao escutar a voz de um bebê chorando. De repente, um telefone toca. Rick, com dificuldade, alcança o aparelho. “Alô?”, ele diz.

TRILHA SONORA:

EM BREVE!

PERSONAGENS:

– Os seguintes personagens apareceram neste episódio:

• Milton Mamet
• Andrea
• Michonne
• Governador
• Penny Blake
• Rick Grimes
• Daryl Dixon
• Carl Grimes
• Beth Greene
• Hershel Greene
• Oscar
• Glenn Rhee
• Maggie Greene
• Axel
• Merle Dixon
• Tim
• Shumpert

MORTES:

• Nenhum personagem morreu neste episódio.

VEJA TAMBÉM:

Notícias
Imagens do Episódio
Imagens do Set
Imagens Promocionais da 3ª Temporada

PRÓXIMO EPISÓDIO:

The Walking Dead – 3ª Temporada – Episódio 6: Hounded

EPISÓDIO ANTERIOR:

The Walking Dead – 3ª Temporada – Episódio 4: Killer Within

CURIOSIDADES DO EPISÓDIO:

EM BREVE!

VÍDEOS DO EPISÓDIO:

EM BREVE!