Atenção!! Este conteúdo contem SPOILERS dos quadrinhos e do quarto episódio da quarta temporada de The Walking Dead. Se você ainda não viu ou leu, não continue! Você foi avisado!
Em contrapartida ao terceiro episódio, da série The Walking Dead da AMC, “Isolation” (Isolamento), que se aproximou mais um pouco da HQ, o desta semana, S04E04 -“Indifference” (Indiferença), afastou-se consideravelmente.
No quarto episódio da quarta temporada de The Walking Dead, Daryl, Michonne, Bob e Tyreese continuam em busca da Faculdade de Veterinária, atrás de medicamentos para os doentes na Prisão. Após um dia de espera sem respostas, Rick decide ir com Carol a uma cidade vizinha em uma busca por suprimentos, já que perdeu todo seu estoque do Bloco D, e medicamentos que puderem encontrar. Os dois grupos vivem situações diversas, se deparando com acontecimentos que desenvolvem atitudes semelhantes. Atitudes com base egoísta, insensata e até contraditoriamente irônicas.
1. INSANIDADE DE LIZZIE VS. SOPHIA
QUADRINHOS: Sophia, filha de Carol, apresenta certa pena e certa afeição pelos zumbis. Após a primeira tentativa de suicídio de sua mãe, ela age naturalmente com desdém como se nada tivesse ocorrido. Carol, finalmente, consegue ir ao auge de sua loucura entregando-se a um zumbi que estrava preso para testes científicos. Ela fica em choque e depois simplesmente esquece de Carol e começa a chamar Maggie de Mãe. A insanidade também tomou conta de Ben, um dos gêmeos, então passados aos cuidados de Andrea e Dale, após a morte de seu pai, Allen. Ben começa a mutilar animais mortos e termina matando seu irmão Billy, descartando a importância de sua morte e esperando ele retornar. Ele acaba sendo morto por Carl.
SERIADO: Lizzie, que só existe no seriado, enfrenta uma luta dentro de si mesma, nutrindo uma forte afeição pelos zumbis, e enfrenta com frieza a epidemia que ocorre na prisão, achando normal que todos venham a sucumbir. Ela acredita que os zumbis são uma forma de evolução, e que quando ela morrer irá crescer, irá continuar vivendo, deixando claro à Carol que não tem medo de nem matar nem de morrer. Apenas tem medo. Lizzie vive um momento perturbador após a perda de seu pai, chegando até a chamar Carol de mãe.
2. RAIVA INCESSANTE DE TYREESE VS. SHANE
QUADRINHOS: Tyreese, após perder sua filha, age de forma estranha e Rick fica preocupado em vê-lo agir sem emoções, mas logo depois ele volta ao seu estado normal. O personagem que age semelhante ao Tyreese da série é o Shane, parceiro de Rick na polícia, que ajudou Lori no começo da epidemia zumbi e era o líder do grupo antes de Rick. Ele, apaixonado por Lori, tenta matar Rick para recuperar tudo que perdeu, mas é morto por Carl com um tiro no pescoço.
SERIADO: Após a morte de Karen, Tyreese começa a agir de forma descontrolada e raivosa, sendo entediante o seu retrocesso. Após quase ser morto por um zumbi, Michonne conversa com ele para que contenha sua raiva, se não terminará morto. Ele reflete e deixa de agir com estupidez, compreendendo que aquele comportamento poderia lhe tirar a vida.
3. PERSONALIDADE DE CAROL VS. ANDREA
QUADRINHOS: Andrea é uma mulher forte e decidida, que age muitas vezes sozinha e por conta e risco, sempre buscando a proteção de todos do grupo. Não é difícil notar que Andrea é uma personagem amorosa, compreensiva, mas extremamente pronta para enfrentar qualquer tipo de perigo. É uma ótima atiradora e uma referência de segurança para o grupo. Mantém um relacionamento amoroso com Dale.
SERIADO: A Carol da série vem tendo fortes semelhanças com a Andrea da HQ. Ela é segura, forte, decidida, amorosa e busca sempre proteger o próximo mesmo que isso lhe valha a própria vida. Era é ainda extremamente útil para a prisão. Carol começou a desenvolver um instinto de sobrevivência sobressalente aos dos demais. Estando sempre um passo a frente, se precipitou matando Karen e David, que estavam infectados com a gripe e que fatalmente morreriam mesmo. Ela justificou a matança por querer apressar o descanso dos dois, e ao mesmo tempo, para eliminar uma ameaça que aos seus olhos poderia matar a todos. Ela foi banida do grupo por Rick, abandonando-a em uma cidade vizinha.
4. QUEM É BOB STOOKEY?
QUADRINHOS: Bob Stookey dos quadrinhos teve uma história de fundo diferente. Ele é mais velho e serviu como médico ao exército apenas duas semanas quando era jovem. Era um bêbado que ficava pelas ruas de Woodbury. Ele, após o que Michonne fez, foi encarregado de tratar e salvar o Governador. Assim como o resto da cidade, Bob tem um destino desconhecido, sendo visto pela última vez cuidando de Penny, a filha zumbi do Governador.
SERIADO: Bob é mais novo no seriado, além de ter servido há pouco tempo no exército, como médico. Sua história até então é desconhecida. O único conhecimento que temos de seu passado nos foi revelado pelos produtores da série. Bob, como ressalta os escritores, é atormentado por seu passado sombrio e muitas coisas estão acontecendo com ele por baixo dos panos. Além de sua insônia constante, é possível observar sua sensibilidade pelo passado das pessoas, e sua instabilidade emocional devido a constante luta contra o alcoolismo. Bob foi encontrado vagando sozinho pelo Daryl, que resolveu leva-lo a prisão. Em uma conversa com Daryl, diz que caiu sob ele um tipo de “Maldição”, ao ter sempre que testemunhar a morte dos membros dos dois grupos ao qual pertenceu. Ele reconhece sua afeição pela bebida e o seu alcoolismo, e culpa-se pela morte de Zack. Daryl desenvolve um bom relacionamento com Bob, até descobrir que ele quase perdeu a vida tentando recuperar sua bolsa de um grupo de zumbis, pois carregava uma garrafa de bebida pega da faculdade de veterinária, ao invés de medicamentos. Por um triz, Daryl não o deixa para trás, somente convencido por Tyreese que já havia retornado de seu estado de fúria e indignação.
5. CONFRONTO MORAL DE RICK
QUADRINHOS: Rick chega ao seu limite moral em um confronto com Tyreese. Ele questiona as atitudes de Rick, e chega a dizer que ele gostou das coisas que fez. No outro dia, Dale avisa-o que ele não será mais o Líder, e ele tem uma reação bem natural ao novo fato. Depois, questiona a forma de eles pensarem, dizendo que lhe deviam bastante pelo que já fez, e colocando em questão a humanidade de todos e referindo-se ao grupo como selvagens, a partir do momento em que enfiam facas na cabeça de mortos, afirmando a frieza que este mundo precisa para ser enfrentado. E por fim, diz que eles já estão mortos por dentro, só não são zumbis, são mortos-vivos.
SERIADO: Na série, Rick cometeu muitos atos sombrios. Decidiu enforcar Randall e matou Shane na segunda temporada. Entre outras inúmeras mortes por ameaça ao grupo, abandono de novas pessoas e surtos de loucura. Rick, nesta temporada, aparentou ter-se recuperado de seu passado obscuro, mas deixou muitas brechas para especulações se abrirem quando espancou Tyreese e baniu Carol da prisão. Há também um fato intrigante, no início da temporada, onde ele não quer mais carregar sua arma, por ainda crer que a maldade ainda mora dentro dele, e seu medo constante sobre a personalidade de Carl. Tenho minhas dúvidas, mas ao que parece o Xerife anda saindo dos trilhos e indo longe demais.
Em certos pontos, a série aproxima-se da HQ, mas vale ressaltar o quão os personagens dos Quadrinhos são diferentes do Seriado de TV. Este episódio, “Indifference”, do início ao fim, mostra o ar indiferente e desinteressado de alguns personagens.
O aprofundamento do personagem de Bob dá amplitude a mais perguntas sem respostas. A sua sensibilidade pelo o que os outros passaram no passado, seus extremos de culpa e vergonha, e de contrapartida sua atitude e alcoolismo. Além de ele ser o único do Bloco D, que é um detalhe intrigante, a não ter-se infeccionado com o vírus, Bob ainda guarda muitos mistérios por trás de sua personalidade excêntrica. Em uma conversa com Daryl, diz que caiu sob ele um tipo de “Maldição”, ao ter sempre que testemunhar as mortes dos dois grupos que pertenceu, ficando sozinho nas duas circunstâncias, o que não posso deixar de comentar que é bem curiosa e estranha esta coincidência.
Michonne e sua instabilidade emocional, sua proximidade com crianças e persistente isolamento, ainda geram muitas dúvidas sobre a semelhança da personagem na série com a HQ. Poderia está, Michonne, escondendo uma personalidade esquizofrênica assim como sua equivalente nos quadrinhos? Pudemos observar sua afinidade com Daryl, um tanto emotiva demais, em uma conversa em que ele questiona sua busca incessante pelo Governador, que mostra certo desprezo ao replicar seus comentários (ou por melhor dizer, aos flertes), ao contrário dela. Assim, como também é possível notar sua rápida aproximação com Tyreese. Daryl é um personagem que não existe na HQ, mas que preenche muitas brechas, como a falta de Tyreese na segunda e terceira temporada, sendo o braço direito de Rick na Série, ao invés do Tyreese na HQ, que é quem ocupa este lugar.
Outra coisa intrigante, que não ocorre nos Quadrinhos, é o encontro com este casal desconhecido. Da rapidez que eles aparecem, se vão. Rick, durante toda a viagem, testa Carol incansavelmente, com perguntas e observações constantes. A frieza e a falta de emoções de Carol são notadas facilmente e são tão semelhantes às de Rick, que chega a parecer um confronto, completamente contraditório e irônico. Chega a ser chocante a atitude que ele decide tomar, depois de tudo o que já fez. Essa foi uma decisão da mesma natureza que Carol fez. Esse Rick, definitivamente não existe na HQ. Ele perde um pouco de sua humanidade, mas nunca abandonou um membro assim. A analogia criada na Série, ao deixar Carol, trará consequências inesperadas para ele, se é que ele contará o que ocorreu. A precipitação, e o egoísmo de decidir por si, atraem novamente um universo intrigante em torno de Rick, devido que o fato de abandonar um membro tão importante do grupo e nos faz refletir o que de novo estaria passando pela cabeça dele e se ele será capaz de se punir por isso.
O que você achou do quarto episódio de The Walking Dead, “Indifference”? Bob é confiável? Rick agiu certo? E como as pessoas da prisão, principalmente Daryl, irão reagir à atitude de Rick? Ficou surpreso com a comparação que fizemos com a HQ? Esquecemos alguma coisa dos quadrinhos que deveriam ter sido lembrados? Comente abaixo! Não deixe de conferir também as comparações dos episódios anteriores.
Com presença épica de Norman Reedus, a CCXP24 finaliza com mais um ano em grande…
Um dia de pura emoção: painéis épicos, atrações exclusivas e momentos inesquecíveis celebrando o melhor…
Mais um dia surpreendente com homenagens emocionantes, estreias exclusivas e painéis repletos de novidades para…
O evento começou com painéis épicos, atrações incríveis e muita emoção, celebrando o melhor da…
O The Walking Dead Brasil traz para você tudo sobre esta noite especial, que destaca…
Saiba tudo sobre a participação de Robert Kirkman, o criador de The Walking Dead, na…
Esse site utiliza cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão "ACEITAR" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
LER MAIS