
Em datas especiais como o Halloween, ou durante estreias de novos episódios e spin-offs da franquia The Walking Dead, um fenômeno digital tem se repetido nos últimos anos: fãs da série usam a tecnologia para transformar selfies comuns em versões zumbificadas, inundando as redes sociais com fotos únicas e criativas.
Essa prática já viralizou em diversas ocasiões, especialmente com o uso de filtros e apps temáticos para melhorar imagem que simulam maquiagem, feridas e olhos esbranquiçados de forma realista.
Mas com o surgimento de ferramentas avançadas de edição de imagem baseadas em inteligência artificial, é possível criar vídeos curtos que parecem ter sido filmados no cenário dos estúdios da série, algo inimaginável há pouco tempo atrás.
No entanto, a ideia de transformar rostos em zumbis não é nova. Filtros do Snapchat e Instagram são muito populares entre usuários que curtem esse ambiente assustador e apocalíptico.
Em 2013, a própria AMC, emissora responsável pela série, lançou o App Dead Yourself, que permitia aos fãs aplicar efeitos e filtros às suas fotos para alterar o rosto com base em maquiagem usada na série.
O app se tornou um sucesso de downloads na época, figurando entre os mais baixados da categoria entretenimento em diversos países.
Desde então, essa tendência continua crescendo. Com a popularização de smartphones com câmeras de qualidade mais alta, ficou ainda mais fácil transformar fotos comuns em imagens amedrontadoras.
Após o lançamento do TikTok e dos apps de edição baseados em IA, qualquer pessoa pode criar imagens que imitam a estética zumbi com impressionante qualidade, mesmo sem dominar as técnicas de edição de fotos.
De fato, muitos aplicativos oferecem opções para editar imagens no celular. Mas quando esses apps são usados em conjunto com ferramentas como o FaceApp, o resultado fica ainda mais impressionante.
O FaceApp se tornou muito popular em desafios de envelhecimento. A ideia é importar uma foto de um rosto para simular como a pessoa estará no futuro. Mas é possível usar vários filtros que alteram a foto de forma desproporcional.
Se apenas desejar brincar com alguns filtros, o próprio TikTok oferece opções para incluir olhos esbranquiçados, feridas abertas, cicatrizes e sangramentos, tudo com precisão impressionante.
Você consegue usar sombras e texturas para alterar seu rosto e criar imagens que lembram as maquiagens utilizadas por Greg Nicotero, o maquiador responsável pelos zumbis de The Walking Dead.
Entre as primeiras opções que você pode testar, estão os filtros de Deformação Facial e Distorção como o “Face Zoom”, “Big Head” e o “Wacky Face”.
Esses filtros permitem fazer alterações iniciais no rosto, alterando as feições de forma grotesca, mas não foram criados especificamente para o universo dos zumbis.
Depois que o rosto tiver sido desproporcionalmente alterado, você pode usar filtros de envelhecimento, caso não tenha editado a imagem usando o FaceApp. Entre as opções mais relevantes, estão o “Old Age” e o “Aging Filter”.
Agora, chegou a hora de usar filtros que aplicam maquiagem para incluir elementos de terror como o “Scary Face”, “Halloween Makeup”, ou filtros que alteram a cor dos olhos.
Os olhos são muito importantes para criar zumbis críveis, por isso não se esqueça de usar filtros específicos como o “Black Eyes”, “White Eyes”, ou “Red Eyes”.
Além disso, todos os anos são desenvolvidos filtros no TikTok para o Halloween, muitos deles perfeitos para criar zumbis aterrorizantes.
Usando esses filtros ou aplicativos como o Zombify, você pode criar seu “eu zumbi” em pouco tempo.
Você precisará de uma foto com um visual mais limpo, pois se tiver muitos objetos além do seu rosto, o processo de edição será mais demorado.
Abra um aplicativo de edição de imagens ou use os filtros do TikTok. Lembre-se que o ideal é combinar diferentes opções para fazer todos os ajustes desejados.
Quando sua versão zumbi tiver sido criada, você precisará editar o fundo da imagem. O ideal é usar um cenário pós-apocalíptico ou um fundo escuro.
Por fim, não se esqueça de compartilhar a foto nas redes sociais. Você também pode aproveitar a imagem para criar produtos personalizados, como canecas, camisetas ou mousepads, e dar de presente para os seus amigos.
Dica extra: teste modelos de edição de vídeo
Depois de finalizar sua imagem, que tal criar um vídeo da sua versão zumbi usando inteligência artificial?
Ferramentas como o Google VIO, OpenAI Sora e RunwayML são a próxima tendência no processo criativo.
Você pode criar vídeos curtos com qualidade surpreendente, usando apenas descrições de texto ou imagens de referência para gerar cenas completas.
Além disso, também é possível usar essas imagens para criar pequenas histórias, memes, trailers alternativos e até mesmo fanfics ilustradas.
As possibilidades são infinitas e só dependem da sua criatividade.
Se você ainda não testou, experimente. Vai que a sua versão zumbificada viraliza!
Jessie T. Usher, o A-Train de The Boys, revelou muitas emoções e amor por sua…
Um retrato realista dos hábitos e da disciplina que moldam o comportamento de jogadores de…
Não há como negar: após dominarem a cultura pop no início dos anos 2010 e…
O apocalipse zumbi não destrói apenas estruturas sociais - ele reconfigura os próprios rituais de…
Confira a lista completa com todos os personagens que morreram no Episódio 8 - "If…
A AMC lançou antecipadamente o episódio 8 da 2ª temporada de The Walking Dead: Dead…
Esse site utiliza cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão "ACEITAR" ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
LER MAIS