Categorias: AnálisesSérie

Os cinco de Atlanta – Analisando Glenn Rhee

O terceiro texto da série Os cinco de Atlanta irá retratar o coreano mais amado do mundo pós-apocalíptico, Glenn Rhee. Com um coração imensamente bom, Glenn parece ter nisso o seu maior embate.

Histórico na série:

Glenn iniciou sua trajetória em The Walking Dead do modo em que o conhecemos: ajudando Rick Grimes a escapar de uma horda assustadora em Atlanta. Ele arrisca a própria vida para salvar o policial, demonstrando-se totalmente estrategista e ágil. Glenn é a grande ponte de ligação entre Rick Grimes e sua família, visto que sem o coreano, Rick jamais se reintegraria com Lori e Carl.

É também visto como o personagem mais engraçado e despretensioso nos primeiros episódios. Ele não tem nada a perder e por isso está sempre se arriscando e tirando proveito das situações de risco para se divertir. No acampamento, justamente pelo fato de não parecer muito maduro, Glenn não é voz ativa, sendo responsável apenas por liderar as buscas por mantimentos, serviço no qual é excelente.

Em todo o resto da primeira temporada, Glenn é um dos personagens que pouco tem foco. Só recebe protagonismo em um sequestro relâmpago ao qual é submetido quando buscava por Merle Dixon em Atlanta. Os sequestradores que parecem uma gangue latino-americana acabam se revelando enfermeiros de uma espécie de lar de idosos que tentam sobreviver escondidos do mundo exterior.

Glenn volta a ter maior foco na segunda temporada, principalmente por atrelar seu enredo com o da família Greene. Jovem e cheio de vitalidade, o coreano acaba se envolvendo com uma das filhas do fazendeiro que está hospedando seu grupo enquanto Carl se recupera e os outros buscam por Sophia. A partir de seu envolvimento com Maggie vemos Glenn se tornar mais responsável e adulto. Seu modo livre de levar a vida se dava justamente por não possuir mais ninguém por quem lutar, visto que aparentemente perdeu os pais com quem já não tinha uma relação muito próxima.

Advertisement

Sua carência por família cada vez mais é explorada com os membros da família Greene. Glenn se torna muito próximo de Hershel, em quem começa buscar amadurecimento. Para ele, o fazendeiro é a imagem do pai que sempre buscou ter e por isso Glenn se mostra sempre solicito para com Herhsel e sua família. Por eles Glenn seria capaz de qualquer coisa.

Ainda na segunda temporada, Glenn é o grande portador de segredos: é o único a saber que Lori está grávida e é o primeiro a descobrir sobre o que os Greenes escondiam no interior do celeiro. Glenn acaba não podendo esconder do grande grupo sobre os walkers do celeiro e acaba confessando para Dale o que viu no local. Sua confissão acaba repercutindo em Rick e Shane que, em desentendimento, acabam o abrindo e exterminando os antigos e agora mortos membros da família Greene. O que ele não esperava é que sua fofoca fosse levar a uma situação muito mais dolorosa, mas que colocaria fim em uma angústia geral: Sophia, filha de Carol, sai de dentro do local em forma de walker.

O relacionamento com Maggie – que até então não havia sido muito bem definido, sendo só o desenrolar de uma relação amorosa intensa (lê-se “um virar de olhinhos”) na farmácia – acaba esfriando depois desses eventos. A filha mais velha de Hershel não se contenta com a forma como Glenn se portou frente à situação e parece não ter mais confiança no garoto.

Gradativamente o amor vai falando mais alto e o relacionamento dos dois vai se estabelecendo e tomando força. Os dois cada vez mais vão se unindo e se mostram intensamente preocupados com o momento em que Carl estiver recuperado, visto que Hershel já havia afirmado que quando o pequeno Grimes estivesse em plena saúde queria que o grupo fosse embora de sua fazenda. Glenn afirma para Maggie que nada o faria deixa-la e por isso deixaria seu grupo seguir em frente e ficaria junto dela na fazenda.

Muito pouco é mostrado de Glenn após isso. Tornamos a vê-lo com mais intensidade na terceira temporada, quando já descobrimos de cara que ele tomou uma posição mais ativa junto ao grupo. Ele agora é incluído em todos os planos de Rick e parece ser um dos homens de confiança do xerife. A relação de Glenn e Maggie se torna cada vez mais profunda, ao ponto de ele sair em busca de alianças – nos dedos dos mortos – para pedi-la em casamento e assim receber aprovação do conservador Hershel.

Advertisement

Por mais que tenha crescido e amadurecido, Glenn ainda é visto como a parte jovial do grupo. Rick e Daryl se divertem pelo fato de seus hormônios estarem à flor da pele, visto que dificilmente quando estão de folga Glenn e Maggie são vistos. Glenn cada vez mais se mostra apaixonado por Maggie e demonstra extrema preocupação por ela.

Com o advento do Governador e o retorno de Merle, Glenn e Maggie acabam em uma grande emboscada: são mantidos reféns em Woodbury, onde Maggie é quase estuprada e ele quase perde a vida. Glenn demonstra o quanto Maggie lhe dá força para continuar vivo, visto que ele luta desenfreadamente por sua vida apenas para garantir que ela está bem.

Quando retornam para a prisão, após serem salvos por Rick e uma parte do grupo, Glenn se demonstra inconsolável pela indiferença de Rick quanto aos eventos de Woodbury. Ele planeja liderar um grupo e fazer vingança pelo que o Governador fez. Mais uma vez tem os olhos abertos por Hershel, que lhe diz que por mais que tudo tenha sido terrível em Woodbury, é necessário que a situação seja resolvida com calma e inteligência.

O modo imoderado de Glenn em busca de retaliação ao Governador acaba por afastá-lo de Maggie e esfriar a relação dos dois. Maggie, por mais que tenha sido machucada, não consegue compreender o modo imaturo com o qual Glenn lida com a situação.

O tempo passa e Glenn vai absorvendo melhor a história e tornando ao seu estado natural. Ele parece fazer de tudo para reconquistar Maggie e está totalmente disposto a pagar o preço por ela. Gradativamente o relacionamento dos dois vai se enchendo de fôlego novamente, contudo, de uma maneira mais madura e menos adolescente.

Advertisement

Na quarta temporada Glenn é acometido por uma doença viral no interior da prisão e chega próximo da morte. É tratado por Hershel e Maggie, mas está em estado avançado de debilidade, contudo, mesmo em estado deplorável, ele não perde seu coração de ouro e faz o máximo para ajudar Hershel a cuidar dos outros doentes.

Quando está perto de recuperar-se, Glenn vê outro grande risco chegar: o Governador, com um tanque de guerra. Nessa batalha, Glenn perde parte da sua família, Hershel, e ainda fraco, tenta fugir com Maggie. Quando Maggie salta do ônibus que os levaria embora do local para procurar Beth, Glenn fica temeroso e vai atrás da esposa. No fim, Glenn acaba quase morrendo em uma parte que desmorona na prisão.

Quando acorda de um rápido desmaio, Glenn vê que não há mais ninguém vivo além dele no local e inicia uma jornada atrás de Maggie. Ainda no pátio do que um dia havia sido a prisão, encontra uma moça que esteve lutando ao lado do Governador, Tara. Glenn, em mais um ato de humanidade, acolhe Tara e segue com ela atrás de Maggie.

Ele é o primeiro a se encontrar com Abraham, Rosita e Eugene. Em uma série de desentendimentos com Abraham, acabam acertando que irão todos procurar por Maggie e depois seguir o plano de Eugene, que promete a cura da infecção zumbi em Washington.

Em meio ao caminho, Glenn encontra rastros de Maggie, informando-o que está seguindo os trilhos do trem até Terminus. Como Abraham não quer abortar a missão, o grupo acaba se dividindo e Tara e Glenn seguem os trilhos sozinhos. Dentro de um túnel, Glenn e Tara enfrentam novamente riscos de vida quando são cercados por walkers em meio a escombros. Tara acaba machucando o pé, que fica preso em algumas pedras de entulho e pede que Glenn siga em frente sem ela. O coreano se nega a atender o pedido de Tara e se prepara para morrer junto dela no local. Em uma cena emocionante, Maggie, Sasha e Bob, juntos de Abraham e seus escudeiros, salvam a vida de Glenn e Tara.

Advertisement

Maggie está disposta a seguir até o Terminus, pois acredita que todos os sobreviventes da prisão, inclusive a irmã, podem ter ido até lá. Depois de algumas discussões, Glenn e Abraham entram num acordo e combinam que irão até o local para buscar quem lá estiver e depois seguir a missão com Eugene.

Com o resto do grupo, ele acaba enclausurado em um container, esperando para ser morto e virar alimento de canibais que habitavam o Santuário. Salvo pelo gongo (ou por Carol), eles fogem do local a procura de algum lugar para descansarem e por fim cumprirem com o prometido com Abraham.

Glenn e Rick parecem não se acertarem quanto ao cumprir com o prometido com Abraham, no fim, Glenn informa Rick que ele e Maggie irão até Washington na manhã seguinte. Seguindo com o trio para a capital, Glenn vê um grande problema: há uma horda inumerável na estrada. Eles resolvem parar por um momento e Eugene acaba confessando para Abraham (que quer se arriscar se jogando em meio aos walkers) que toda a história de cura é uma mentira e que a inventou para ter a proteção de Abraham, já que não podia se cuidar sozinho.

Com a revelação do cientista, Glenn e o pequeno grupo acabam retornando para a igreja, onde o restante dos sobreviventes estavam. Chegam em hora oportuna, salvando Michonne, Carl e alguns outros de walkers que tentam invadir a casa de Deus. Michonne revela para eles que Rick fora em busca de Carol e Beth, que estava viva, num hospital no centro de Atlanta.

Todos acabam indo até o local para se unirem novamente. Contudo, ao chegarem ao hospital acabam presenciando o pior: Daryl carrega o corpo morto de Beth. Tanto quanto para Maggie, a cena é devastadora para Glenn, mais um membro do que ele considerava sua família está morto. É como se ele não houvesse honrado a morte de Hershel e nem o pedido dele para que protegesse suas filhas.

Advertisement

O grupo segue Noah, um dos que estavam alocados no hospital com Beth e diz ter vindo de uma comunidade fechada e que poderia ser um lar para eles na Virginia. Glenn, Rick, Michonne, Tyreese e Noah vão até o local enquanto o restante do grupo os espera em local seguro. A comunidade do menino está destruída e sem vida. No local, Tyreese acaba sendo mordido e ferido de morte.

Com a morte de Tyreese e sem um local para ficar, Glenn segue com o grupo sem um norte. A regra para ele e para o restante agora é sobreviver. Sem comida, sem água e enfrentando problemas climáticos, Glenn vê a esperança ser retomada quando um desconhecido – Aaron – os promete casa, comida, energia elétrica e muito mais. Depois de alguns enfrentamentos, o grupo decide seguir para a chamada Alexandria.

Nesse local, de início, Glenn é pouco explorado. Tem um severo desentendimento com um morador chamado Nicholas, quase é morto por ele, mas acaba afeiçoando-se ao homem. Nessa última temporada, por causa do mesmo, Glenn quase é devorado por uma grande quantidade de mordedores. Acaba se salvando e temos visto suas tentativas de voltar para Alexandria, que está cercada por muitos walkers. Ademais, Glenn sabe que será pai.

O desenvolvimento do personagem durante as temporadas:

Glenn, diferentemente de três dos cinco personagens dessa série de texto teve um desenvolvimento linear e tímido. Analisando grosseiramente, trata-se do mesmo homem de bom coração e que não se pende a matar um ser humano. Sempre é afetado por seu grande coração e dificilmente consegue guardar rancor de qualquer um, mesmo que o tenha feito mal.

Contudo, Glenn não é mais o menino inconsequente que era no começo da série. Gradativamente ele foi sendo maturado, deixando para trás seu modo impensado de agir. Todo esse desenvolvimento se deve praticamente de forma total a Maggie. A mulher por quem Glenn é apaixonado o levou a ter uma razão pela qual fazer as coisas e, estando agora grávida, Glenn precisa buscar ser mais responsável ainda.

Advertisement

Perspectivas para o futuro do personagem:

[ALERTA DE SPOILER] Entre os cinco, Glenn é o ponto mais fácil de ser rompido. Não que não seja importante, pois de fato é e por isso que seguiu tanto tempo na série. Mas, tratando-se da personagem Maggie, sua presença acaba causando um conformismo muito grande e impede que ela tenha seu crescimento necessário na trama.

A grande maioria dos fãs já espera por um evento na história do personagem. Há os que defendam que seguir à risca as histórias em quadrinho é tornar previsível o desfecho da história, mas, tratando-se de Gimple, não tenham muita esperança. Glenn é sim um dos mais fortes candidatos dos cinco de Atlanta a encontrar seu fim tão logo possamos esperar.

Ainda mais, se alterado, Glenn terá que ter uma história muito bem escrita para encaixar-se no nível que o próximo arco exige, senão, corre o risco de se tornar mais um personagem que figura cenas. Melhor uma morte digna do que uma vida mesquinha.

Pontos fortes do personagem:

– Glenn é inteligente e ótimo em atingir o alvo da estratégia, não importa quão difícil é a missão, ele sempre alcança o pretendido;
– Glenn é leal e fiel, tanto com seu grupo como com sua palavra;
– Glenn está sempre pronto para sobreviver e manter quem ama vivo.

Pontos fracos do personagem:

– Glenn tem um bom coração, isso não deveria ser ruim se não o expusesse tanto ao perigo;
– Glenn confia demais na sua capacidade de sobrevivência e acaba se arriscando demais por todos;
– Ele não suportaria perder Maggie. Ela é o que há de mais importante e perdê-la seria como perder a própria vida.

Advertisement

Essa é a terceira parte da série Os cinco de Atlanta. O que você acha da história de Glenn? Qual o peso que sua presença tem na série e até onde ele seguirá conosco? Discorda de algo ou concorda? Poste abaixo nos comentários suas perspectivas sobre o futuro do personagem e suas teorias. Na próxima semana: Daryl Dixon.

The Walking Dead, a história de drama mais assistida da TV a cabo, irá retornar com a segunda parte da sexta temporada no dia 14 de Fevereiro de 2016 no AMC (EUA) e na FOX Brasil. Confira todas as informações sobre a sexta temporada e fique por dentro das notícias.

Fiquem ligados aqui no Walking Dead Brasil e em nossas redes sociais @TWDBrasil no twitter e Walking Dead Br no facebook para ficar por dentro de tudo que rola no universo de The Walking Dead.

Carlos Knewitz

Gaúcho, nascido na primeira metade dos anos 90 e com memória fotográfica. Estudante de Direito e extremamente viciado em escrever. Aficionado pelos quadrinhos de Robert Kirkman, fã de The Walking Dead e Fear the Walking Dead. Apaixonado por Carol Peletier e Alicia Clark e, sucessivamente, por suas intérpretes.

Disqus Comments Loading...
Publicado por:

Últimas Notícias:

The Walking Dead Deluxe 93: Capas e data de lançamento

Veja aqui todas as informações da versão colorida da edição 93 dos quadrinhos de The…

29 de abril de 2024

The Walking Dead Deluxe 92: Capas e data de lançamento

Veja aqui todas as informações da versão colorida da edição 92 dos quadrinhos de The…

29 de abril de 2024

Tênis de Praia no Brasil: Berço de Campeões Globais

Explore o sucesso do tênis de praia no Brasil e suas perspectivas futuras. O país…

29 de abril de 2024

O Que Você Precisa Saber ao Apostar no Oscar

Apostar no Oscar pode ser tão emocionante quanto um thriller de Hollywood, mas requer uma…

29 de abril de 2024

The Walking Dead Deluxe ganha capas variantes de Sean e Jacob Phillips

Os artistas Sean Phillips e Jacob Phillips criaram 6 capas variantes para o arco Um…

21 de abril de 2024

The Walking Dogs | AMC anuncia spin-off focado nos cães do elenco do Universo The Walking Dead

Atores do Universo The Walking Dead e seus cães maravilhosos estrelarão o talk show spin-off…

8 de abril de 2024