Sobre o Autor

Rafael Façanha

Rafael Façanha

Zumbi Chefe no Walking Dead Brasil. Blogueiro, viciado em Magic, conectado 24 horas por dia e até já fui reconhecido como Wikipédia-Viva de The Walking Dead. Meu mundo é dividido em assistir muitas séries e filmes.

Artigos Relacionados

  • Cygnus_NR

    O símbolo atrás de Michonne me lembrou a Iniciativa Dharma!

  • Everton Martins

    lol kkkk vdd

  • Cristian Lúcio

    O que ninguém percebeu, foi aquele 4 que a Sasha fez com as pernas ao se deitar em cima do buraco com os Zumbies… Revi o episódio tentando assimilar aquele 4 com algo, e não consegui nadinha. Poderia ser 4 o número de caminhões com Zumbies no supermercado onde ficam os Wolves? Me ajuda WDBR!!!! :-O

  • Luiz F. Bedore

    Achei muito interessante o relembrar as palavras do Bob sobre os “pesadelos terem um fim”, lembrei da teoria que rola sobre TWD ser na verdade um sonho resultante do coma de Rick.

  • Gabriel Galdino

    Só corrigindo que o Pete não está com uma faca e sim com a katana da Michonne, tanto que na cena pós crédito da pra ver a Michonne limpando a katana.

  • Jorge Luiz Alves Bezerra

    É msm….

  • Jorge Luiz Alves Bezerra

    E a boate dos zumbis????

  • Ana Inez

    Aquela forma octogonal, parece a logo da umbrella corporation huehuehe vai que sei lá, aparece um nemesis bugadão na sexta temporada huehuehuheuehueue

  • Matheus

    Robert Kirkman anunciou que sem chances de isso ser verdade. Mas ele disse que Talvez (só Talvez) todas as pessoas que estão na série são da imaginação do Rick, quando ele viu que o Apocalipse havia acontecido, ele pode ter enlouquecido

  • Éverton Gazola

    O episódio, não foi lá grande coisa comparado as outras finales, mas não deixa de ser ruim!
    Alexandria, é um momento que exigiu desenvolvimento dos personagens e pouca ação, e foi o que eles fizeram!

    Sasha teve seu ciclo de desenvolvimento fechado nesse episódio, depois de tanto sofrimento, ela finalmente superou suas perdas, viu que estava ficando louca e reconheceu isso a tempo, buscou ajuda com Gabriel, mas por conta dele, o que só lhe trouxe mais problemas, mas a ajuda que ela esperava dele, veio mesmo de Maggie, o mesmo digo de Gabriel, tbm estava com uma crise de consciência, e não sabia mais se queria viver ou não, mas Maggie, ajudou ele a tempo, Maggie foi uma das pessoa que mais teve evolução nesse episódio, mesmo sem fazer nada em praticamente toda a serie, em uma cartada só, ela foi atrás de provar o quanto Rick estava certo, e ajudou duas pessoas e se salvarem da morte e aceitarem tudo que ficou no passado e viver uma vida nova, assim, o ciclo de sofrimento de Sasha e Gabriel, se fecharam, mas novas portas poderão ser abertas com o tempo.

    Daryl mostrou, junto de Aaron, que a vida dele, não pertencia a aquele lugar, a vida dele, se resume em salvar as pessoas que ele ama, viver em um mundo, aonde a vida vale a pena ser arriscada para encontrar novos membros, salvar novas pessoas, Daryl finalmente acho seu verdadeiro destino!
    Gleen e Nicholas, o que concluir disso tudo? Todo a construção da briga dos dois começou no 5×12 e agora, olha no que deu, mas Gleen não se mostrou fraco em não matar Nicholas, ele se mostrou superior fazendo isso, Gleen teve um baita desenvolvimento nessa segunda parte da temporada.
    Deanna estava determinada a excluir Rick da comunidade, muito mais do que na HQ, mas a situação toda, fez ela mudar seus pensamentos completamente, agora vamos esperar para ver como ela vai reagir depois de tudo isso!

    Abrahan e Eugene, terminaram da melhor forma possível entre os dois, a amizade entre os dois, novamente existe, demorou mas aconteceu!

    Reggie se mostrou um homem esperto, apoiou Rick, mas pena que não funcionou.

    Carol, sem palavras, ela está muito cruel, ameaçando todos e sendo muito fechada, aprece que ela confia mesmo só em Rick e Daryl, ela está meio que separando o grupo.

    Morgann, não sei nem o que dizer,Morgan evoluiu, e evoluiu para o bem, ele mudou tanto, está ninja agora, ta muito foda, esse não morre cedo, e é bem capaz de voltar como principal já na sexta temporada, só quero ver, como ele vai reagir ao ver Rick, pois realmente, foi trocado.

    Michonne mudou tanto, ficou tão diferente desde o inicio da temporada, ela não aguentava mais tantas mortes, queria um lugar fixo , conseguiu, mas viu que nem tudo é as mil maravilhas, viu que mesmo em um lugar fechado, ela precisava estar do lado do Rick mesmo ele estando errado,, mas era como ela disse, não precisava de violência, Rick precisava apenas abrir os olhos das pessoas de Alexandria, e ainda depois de tudo, Michonne viu que não poderia abandonar mais sua espada, pois nas duas vezes que isso aconteceu, duas pessoas morreram.

    Os “wolves” que tiveram um alto destaque, que vinha aumentando a cada episódio, ficou meio confuso tudo o que eles fazem, mas teremos uma definição melhor deles na próxima temporada, e pelo jeito que foram focados, vão ter um fim bem maior do que nas HQs.

    E finalmente Rick, sem palavras para o personagem, simplesmente incrível, no inicio, pareceu que Rick queria mesmo acabar com tudo e dominar o lugar, mas Michonne o fez mudar, fez pensar de forma certa, ele admitiu estar errado, mas no fim, ele estava certo, fez o que deveria saber, tomou as rédias da situação, mostrou o quanto Alexandria está despreparada, colocou Deanna no chão e fez todos verem a verdade.

    Enfim, Tara acordando, “Bob” na mente de Rick, Rosita fazendo gracinha, Maggie, Sasha e Gabriel rezando juntos, todos detalhes que deixaram o episódio melhor ainda!

  • Éverton Gazola

    Pensei nisso tbm kkkk Mas lembra muito a “iniciativa Darhma tbm kkkkkk

  • Caraca, eu fiquei super empolgada quando no final do episodio um dos “wolves” encontra a bolsa do Aaron com todas as fotos e informações de Alexandria. E, aquela frase escrita no carro, WOLVES NOT FAR, está mais perto do que nunca!!!!

  • Joelina Rodrigues S

    Aff tem gente que viaja. Eu estou por fora de quem são os lobos. Alguém me esclareça. Nos créditos finais onde aparece estes lobos guardando os zumbis, aparece alguém folheando algumas fotos em preto e branco. Se não me engano tinha uma que parecia ser o Rick e o Carl. Acho que o cara que anda com o Daryl as tirou de deixou cair lá na armadilha. E a para que são estas armadilhas. Por que eles caçam. Os do terminus era para comer e os lobos é para que? Eu gostei desse final de temporada por que saiu da mesmice. Todo final terminava numa guerra ou contra os zumbis ou contra um grupo. Agora terminou num trágico debate. Gostei. Só ele fazer 2 temporadas por ano para acabar logo.

  • Eduardo Nunes

    Pensei o mesmo! kkkkk

  • Meg Dias

    Não leio a HQ. É possível que o Glenn tenha sido mordido naquela luta contra os walkers? E isso teria contribuído na sua decisão de não matar aquele FDP?

  • Jesse Pinkman

    Everton,me corrige se eu tiver errado,mas falta só 11 edições(episódios) pro Jesus apareçer ne!

  • Jesse Pinkman

    Não,ele não foi mordido,só levou um tiro mesmo,[SPOILER HQ] [SPOILER] [SPOILER]
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    Glenn morre na edição 100,por Negan e lucille,ainda vai demorar mais umas 20 edições(episódios pra isso acontecer) felismente ou infelismente.

  • Jesse Pinkman

    [SPOILER] [SPOILER HQ] [SPOILER]

    Os lobos são um pequeno grupo que tenta invadir Alexandria após,Rick matar Pete,eles não duram muito,são massacrados
    As folhas que o cara que é um do grupo dos wolves tão folheando são fotos e informações de Alexandria,que Aaron deixou cair quando saiu com o Daryl.
    As armadilhas do lobos,devem servir apenas porque é um grupo psicopata,na HQ não trabalharam muito essa parte.
    E sim,saiu da mesmice.

  • Meg Dias

    Obrigada, Jesse! Que bom que teremos mais um pouco de Glenn. Vou ficar arrasada quando chegar a vez dele, mas fazer o que, né?

  • Alexandre Cassolato

    Boa noite
    Caro walkers

    r

    Sobre o simbolo atras da Michonne, é hindu.
    Na fabula Hindu, aquele simbolo representa a arma de Krishna .

    O simbolo se chama:

    Sri Sudarshana Chakra a arma de Sri Vishnu.

    O Supremo Senhor Vishnu tem várias armas destas quatro são especiais a maça Kaumodaki, o Padma ou lótus, o búzio Pancajanya e acima de todas a Sudarshana Chaka.
    A Sudarshana ,que pode ser traduzido como “bela visão”, é a principal arma e símbolo do Senhor Vishnu usada para destruir demônios , mas longe de ser simplesmente uma arma é símbolo da manutenção do universo e da proteção dos justos e é representada como um deidade as vezes até com culto próprio (apesar de sempre vinculado ao culto a Vishnu) o Ahirbudhnya Samhita cita a Sudarshana como Kriya Shakti de Vishnu.
    Na sua forma personificada Sudarshana é representado como um jovem com 4 a 32 braços carregando armas divinas e sobre o fundo de uma roda sobre uma estrelade seis pontas.
    Os mantras e cerimônias de sacrifício feito para Sudarshana são muito poderosos e populares além de seus kavachas (mantras-escudo), usados em exorcismos e na proteção em geral.
    A historia mais conhecida nas escrituras sagradas são da proteção do rei Ambarisha por parte da maldição de Durvasa Muni que fugiu de Sudarshana por todo o universo.
    È dito que o chakra tem 10 milhões de pequenas pontas em dois discos sobrepostos que giram em sentidos contrários o que o transforma na mais cortante da armas.
    Geralmente o Sudarshana é visto no topo do templo de Vishnu no norte da Índia e em altares separados para ele em templos do sul, existe um templo dedicado a Sudarshana Chakra na cidade de Kumbhakonam em Tamil Nadu.
    “http://sanathanadharmahinduismo.blogspot.com.br/2009/05/sri-sudarshana-chakra-arma-de-sri.html.

    Ja que a serie sempre faz mençao a religiao!!!

  • Alexandre Cassolato

    Vc quase chegou perto!!!
    O nome daquele simbolo se chama “Sudarshana Chakra”

  • Jose Leitao

    Valeu Gazola, excelente análise, joinha para você.

  • Cristoni Costa

    Uma coisa que eu pensei com o final do episodio é, será que o uso do revólver (novamente) pelo Rick não virá a tona ? como visto antes, Deanna se “estressou” mais por ele ter apontado uma arma durante a briga dele com Pete, e nesse season finale ele mata Pete com um tiro na cabeça (sei que não é a mesma arma) depois do soco que michonne da nele a primeira deve ter sido confiscada …. não sei se é loucura minha mas mesmo sendo meio que uma ordem de Deanna, que obviamente está fora de si, pois jurava que não chegaria ao ponto de executar ninguém, será que este fato virá a tona novamente lembrando que o filho de Pete sabe que Carol tem mais armas, será criado ainda mais atritos entre os habitantes de Alexandria com esse mesmo assunto ? afinal nunca foi uma relação fácil entre o grupo do Rick com qualquer outra comunidade ? ou será que somente minha mente viaja nas ideias kkkkk

  • Rômulo Oliveira

    Será que mais alguém ou só eu quem vi uma leve semelhança entre o MORGAN e o JESUS da HQ?
    O cara tá um verdadeiro ninja, percebeu que a arma do cara estava descarregada e aquela vareta ali parça… De resto a maioria das coisas eu percebi sim.
    Essa season finale foi de longe a mais impactante porém nos mostrou muitas coisas.

  • Renato Nogueira

    A cena do padre com Sasha e Maggie (e toda história intrincada por trás dos motivos de cada um desses personagens) talvez esteja entre o top 5 de melhores momentos da série. Fenomenal o desfecho.

  • Renato Nogueira

    Mais precisamente (ou nem tanto! rs), cerca de 80 km, segundo Daryl fala para o Aaron (ou vice-versa). É longe se pensarmos num grupo despreparado, o que não parece ser o caso dos Wolves.

  • Renato Nogueira

    Ou seja, sabendo desses 80 km de distância podemos imaginar que, muito provavelmente, eles chegarão de surpresa a Alexandria, pois ninguém lá ainda imagina sobre a existência deles – a não ser que Daryl e Aaron, pelo que viram nos caminhões e juntando com as informações de Morgan, já tenham entendido a situação e tragam as “boas notícias” ao grupo..rs

  • Skypper3000

    Bela analise, sem o Cauzone com os textos magníficos dele aqui, já da pra meio que vc nos fazer entender melhor o episodio.. Parabéns! haha
    E quanto ao “Chapeuzinho Vermelho”, antes de perceber que era um cara, eu logo imaginei que fosse a Molly do game.

  • Zeca Brace

    Aos 38 min, Referencia a Resident Evil….so não estava escuro!!!

  • Maianda Alves

    Jesse, poderia me dizer em qual edição da hq a série está? Obrigada!

  • Rafael Moura

    só o 3 que eu não notei
    sobre o final, porra deixou uma puta vontade de matar Abril, maio, junho, julho, agosto, setembro pois vai ser tenso em kkkkk

  • Thiago Oliveira Carvalho

    excelente cara, gostaria de ver mais comentários seus, e discutir sobre a série, vc deveria fazer um grupo no whatsapp ou um blog, se fizer o grupo to dentro, parabéns

  • Rafaela Lorena

    Provavelmente era apenas a posição das pernas dela… nem tudo é subliminar na série.

  • Éverton Gazola

    Eu tenho um grupo no facebook, gostaria de participar?

  • Éverton Gazola

    Obrigado!
    Quanto a chapeuzinho vermelho, eu não entendi muito bem o que aconteceu entre ele é os wolves, como a imagem era muito escura, eu não entendi bem a imagem, não ficou bem claro para mim o que os wolves fazem.

  • Morelli J. Roberto

    O que é Walking Dead?

    Tem muita gente que não sabe. Mas isso não é de se espantar,
    afinal quanta coisa passa diante dos olhos sem serem vistas.

    Walking Dead não é uma série de ação.

    Walking Dead não é um filme de zumbi trash ou um filme de
    terror gore.

    Walking Dead é sobre pessoas e a sociedade das pessoas, suas
    relações diante de estruturas ou ausência delas.

    No debate raso de quem morre e quem vive.

    Crianças querem que fulano morra.

    Crianças querem saber como o Glenn escapou dos zumbis?

    A resposta para isso é simples. Como no mundo real, coisas
    absurdas acontecem, idiotices acontecem, “milagres” acontecem. No mundo real um
    cara leva 8 tiros e não morre e o outro cai da cadeira e morre.

    Mas é tão rasinho se concentrar nisso.

    Vamos pensar na manipulação da Carol sobre o Rick.

    Vamos pensar em perdão que o Glenn demonstrou pelo Nicholas.

    Vamos pensar na reação mortal de Deanna Monroe, que pareceu egoísta
    e preocupada em manter seu poder, afinal ela era uma senadora, senadores não
    são ovelhas.

    Vamos pensar na nova ligação emocional do Daryl.

    Vamos pensar na fidelidade do Abraham.

    Vamos olhar o discurso do Rick, o quanto Rick é um líder
    poderoso, o quanto é louco, o quanto é um líder louco altamente necessário em
    um mundo louco.

    Walking Dead não é para crianças bobas.

  • Éverton Gazola

    Na verdade, faltam 13 edições, pois a serie terminou na edição 77, ou seja, no volume 13, mas o volume treze termina na edição 78, então ainda faltam 13 edições para Jesus chegar, e como na serie, eles resumiram 11 edições em cinco episódios, parece que os wolves vão tomar muito espaço a história ainda, creio que Jesus,só na metade da segunda parte da temporada!

  • Morelli J. Roberto

    Só discordo de um ponto. De que o episódio não foi grande coisa se comparados a outros finais de temporada.

    Esse final rendeu uma montanha de desenvolvimentos, que renderam seu texto, que podia render mais umas páginas.

    Talvez o que tenha faltado no final, foi um grande evento sangrento ou uma catarse fácil.

    Acho que o final de temporada teve muitos finais no mesmo capítulo, todos complexos e que abrem horizontes de interação e possibilidades.

    Acho que quando Walkind Dead se distância da ação fácil, da morte fácil, do público bobo, Walking Dead fica mais forte.

    Eu acho que foi o melhor final de temporada, não na hora, mas agora quanto mais passa o tempo e eu penso, ele fica melhor, mais recheado, mais vivo.

  • Morelli J. Roberto

    Acho que essa fase acabou.
    Eles vão colocar vigias armados, treinar o povo pra atirar, se proteger.
    Chega de festinhas, de balãozinho, de cachorrinho passeando.

    Deanna não manda mais em nada. Com os lobos na porta que manda é o Rick, quem faz as regras é o Rick.

    Deanna vai se fechar no luto e parar de brincar de democracia parlamentarista.

  • Morelli J. Roberto

    Até poderia. Mas acho que as pessoas aprendem com os erros dos outros. Principalmente quando rola dinheiro em baixo da ponte. “Lost” mostrou que finais assim, ou saídas assim só trazem desgosto. E Walking Dead já deu um filhote, ninguém é louco de dar um tiro no pé e depois dar um tiro no pé do filho. há muito dinheiro para ganhar. E eles me parecem inteligentes.

  • Jesse Pinkman

    Está entre a 76 e 80,mas recomendo você ler desde o começo,pois ficará um pouco perdida,se já começar da 76,eu vejo no maxmangas,só pesquisar ai na net,também tem o site leronline!

  • Jesse Pinkman

    Sim,ninguém está a salvo infelismente! 🙁

  • Bico Fino

    o mais louco foi quando Morgan falou
    -Rick, essa parte foi a mais emocionante.

  • Jesse Pinkman

    Acredito que a primeira parte vai ser focada nos wolves(estilo terminus com flashbacks,talvez,mas vai saber né,todo mundo achou que a primeira parte da quinta temporada ia ser focada totalmente nos canibais)
    Aí tem o enterro de Pete,ataque wolves e no final ataque dos walkers(com desfecho de Carl sem um olho),aí na segunda parte mostram eles reconstruindo Alexandria,mençoes de hiltop,reino e salvadores,e aparição de Jesus.

  • Andrezza Pantoja Reis Lopes

    Gente que Jesus é esse que vcs estão falando???

  • Daviksson H.

    No pós-créditos, a cena em que Michonne recoloca a espada nas costas mostra o que vem por aí: a vida pacata acabou. Agora Os Lobos têm a foto da comunidade e se já queriam nem deixar “uma gota” com o Morgan, imaginemos o que farão quando descobrirem o potencial de Alexandria.
    O final foi bom, acredito que Rick e Morgan terão uma relação mais conflitante, algo que deveria ter sido o Rick/Tyreese. E apesar de ser ninja/pacífico, o Morgan vai ser o oposto do atual Rick, que acabou, mesmo matando o Pete, não se tornando um Governador e tomando o lugar.
    Mas o final poderia ter sido melhor. Poderia ter uma ou três pessoas dos Lobos em Alexandria, observando o grupo, ao aproveitarem que os portões estavam abertos (amém, Padre Gabriel), acho que ficaria aquele pensando: nossa… já era.
    Mas agora só em Outubro. Ah, Chapeuzinho Vermelho foi genial! Palmas aos roteiristas.

  • Diogo Maia

    Esses detalhes valorizam ainda mais o episódio. O novo showrunner, junto aos roteiristas, está colocando a série nos trilhos. Muito bacana.

  • Renato Nogueira

    O gancho para a próxima temporada foi muito bem feito (talvez até melhor do que o “eles não sabem com quem estão lidando” do Rick, no fim da quarta temporada). Foi uma hora de episório que pareceu que se passaram apenas 20 minutos…rs.

    O fim do episódio me pegou total de surpresa. Ficou um p***ta gosto de “quero mais”… kkkkkkkk.. E acho que o que mais veremos serão eventos sangrentos na 6a temporada (ao menos na primeira metade). Todos os confrontos estão engatilhados: é só o Greg Nicotero apertar tudo na hora certa, de novo,. E é só segurarmos a ansiedade agora.

  • Renato Nogueira

    Tem muita gente que gosta de novela. Daí ficam nessas, de “quem fica com quem”; “tal tem que morrer”; “tal tem que sobreviver”. Fica um debate bem raso mesmo. Às vezes acho que 16 anos é muito pouco para a censura de Walking Dead..rs

  • Cygnus_NR

    Exatamente o que eu penso. O que mais me irrita são as fórmulas que criam pra afirmar que tal personagem deve morrer, como se eles tivessem que ter um fim.
    Tem um contexto tão grande por trás das cenas de ação… como a sociedade virou de cabeça pra baixo. O mundo agora não tem leis, não tem mais quase moral, regras, etiqueta, tudo tem que ser reinventado. E quantas “culturas” novas se criam com o isolamento dos povos que começam a se reestruturar. Por aí vai…

  • Cygnus_NR

    É um cara que desce do céu e consegue andar sobre as águas.

    Nah, mentira, é um personagem que foi apelidado assim por ser barbudo e cabeludo e que mora numa comunidade não muito longe de Alexandria e que está em contato com outras comunidades pra fazer negócios… ele é meio ninja e é de paz.

  • Cygnus_NR

    Pode acontecer do Glenn continuar vivo. A Carol da HQ já bateu as botas faz tempo, a Andrea tá viva… Se a série for fiel e Negan matar alguém mesmo eu chuto que haverá troca de personagem e será a Carol que vai morrer.

  • Cygnus_NR

    Só complementando que o grupo que aparece na HQ na verdade é feito de meia dúzia de gato pingado e eles não tem uma “criação de zumbis”. Acho foda demais quando a série foge um pouco da HQ e aprimora algumas histórias! Eu tô achando que eles vão usar aquela horda pra invadir Alexandria, mas levar uma manada de zumbis por 80 km não deve ser algo muito fácil…

  • Cygnus_NR

    Mas tanto o Kirkman quanto o Gimple são meio mentirosos… adoram dar declaraçõezinhas pra despistar o povo… Sinceramente não sei nem se o Kirkman tem ideia de como fazer o final da história. Vocês conseguem imaginar quando e como seria o último episódio da série?

  • Cygnus_NR

    Ah sim, quando o guarda pede pro bebum que ele parou dirigindo fazer um 4 com a perna será que ele está querendo dizer que o sujeito vai pegar 4 anos de cadeia??? E agora??????????????????????????

  • Quro participar do Grupo!

  • Morelli J. Roberto

    Não existe problema das crianças debaterem, o problema é quando as crianças acham que são adultas. Mal da terra sem lei que é a internet. No mundo real lá no meio da reunião ninguém tem opinião. Mas na internet elas abundam. Walking Dead é o que você disse contextos sobre contextos.

  • Morelli J. Roberto

    Têm gente que só consegue correr os 5 metros rasos do debate. Tudo bem. é só criarmos categorias de debate. Podiam criar a maratona do debate, o triatlon do debate e o “mãe tô engatinhando na argumentação”. Já tentei aqui começar uma dúzia de vezes um debate sobre como a religiosidade vem sendo abordada em TWD, mas falei sozinho. se eu falar “acho que quem vai morrer é a Carol” aí alguém me diz, acho que é o padre, ou o Glenn. Piscina de plástico com água no joelho.

  • Juliana Ronchi Possamai

    Os lobos estão simplesmente caçando os humanos,o cara fala no começo qndo conversa c morgan a armadilha tbm era mortal

  • Morelli J. Roberto

    Exatamente. Fiquei com a exata e mesma sensação. Quero mais Walking Dead. Quero ver os ganchos, confrontos. Me importo com esses personagens. E nada mais difícil que isso. Você acompanhar histórias de ficção e se importar com os rumos e ver o crescimento, as escolhas, os nuances de gente de mentira como se fossem gente de verdade. Walking Dead pega sempre bem e no lugar certo. Pela complexidade de relações e escolhas humanas.

  • Éverton Gazola

    Depois dessa noticia aqui:

    http://walkingdeadbr.com/the-walking-dead-6-temporada-foco-scott-m-gimple/

    Para mim, os wolves vão ficar “de fora”, por uns bons episódio, creio que a invasão, venha antes dos wolves, pois como Scott falou, a temporada vai começar focando em zumbis, então creio que a invasão vem primeiro, depois os wolves.

  • Éverton Gazola

    Eu não creio nisso, pois ele foi um episódio qualquer, como o episódio 14 e 15, não teve aquele “ar” todo de uma finale como teve o em todos os outros finais, principalmente na 4 temporada, não senti a mesma angustia, o mesmo medo, só que esse, teve muito mais suspense.
    Não estou dizendo que temos que ter ação e mortes no últimos episódio, mas isso sempre vai ter, eu gostaria de ver alguém importante dentro do grupo do Rick morrendo, a ação, foi muito boa, só esperava um pouco mais, não senti essa finale como uma finale de “verdade”, achei um episódio comum, as outras finales, tiveram todo aquele peso que uma finale sempre tem, essa não foi tanto, mas mesmo assim, foi muito bom, eu adorei, não precisou de mortes para chocar o público, só que a coisa mais forte que não me fez gostar tanto, são as adaptações, pois quem leu as HQs, sabia que um evento importante ia acontecer no episódio, já sabíamos a melhor parte do episódio, o final, assim como a sexta temporada, que está bem previsível, mas não é por conta disso que ela deixa de ser ruim, e sim, a cada episódio que se passa, ela fica melhor!

  • Éverton Gazola
  • Jesse Pinkman

    Na HQ,primeiro vem os wolves depois da morte do Pete,e antes da invasão né?

  • Jesse Pinkman

    Também curto muito isso,a única história que foi ruim,foi aquela do hospital,mas o plot da Sophia com aquele desfecho,e o Cdc(a única coisa ruim desse plot foi a revelação muito cedo)

  • Cygnus_NR

    Pô, o CDC achei meio viagem, meio fora do contexto pro The Walking Dead. Gostei da história da Sophia, achei bem impactante. E acho até que a segunda temporada é uma das minhas preferidas hehe.
    A terceira achei chatinha.
    A 4a e a 5a foram excelentes. Espero que mantenham a qualidade na sexta, mas não se prolonguem muito com esses Lobos. Se for que nem como foi com os Canibais tá de bom tamanho!

  • Maianda Alves

    Valeu Jesse!!! 😀

  • Éverton Gazola

    Sim, é exatamente a ultima edição do volume treze que não foi passada na serie, a 77.

  • João Antônio

    Eu quero participar. Meu e-mail para me achar no facebook: [email protected]

  • João Antônio

    Se você reparar bem, Rick já entrou na reunião com a arma na cintura na parte da frente.

  • Felipe Aleixo Campanhã

    meus parabéns pelo texto.. é tudo que queria dizer, mas tenho preguiça de escrever heheehheh abs

  • E! Sercundes

    Walking Dead é filosofia e Psicologia, é civilização e todas as ligações humanas feitas para construí-las., Adorei seu resumo! Profundo e direto!

  • Meg Dias

    Torcendo fervorosamente para que isso aconteça, Cygnus. Amo o personagem e o ator.

  • Meg Dias

    Não que eu queira que a Carol morra, gosto muito dela. Se eu tivesse que escolher alguém pra morrer seria a Sasha, que tá enchendo o saco com aquela cara de bunda o tempo todo.

  • Meg Dias

    Perfeito!

  • Marcelo

    Muito boa sua análise. The Walking Dead vai muito além da simples sobrevivência.

  • Marcelo

    Pra mim também foi o melhor até agora.

  • Marcelo

    kkkkkkkkkkk Verdade, pode até ser um intertexto, pois tenho certeza que muitos ali da produção já jogaram Resident Evil.

  • Marcelo

    kkkkkkkkkkkkkk essa foi boa!

  • Cygnus_NR

    Também acho! Por mim poderia ela ter morrido no lugar do Tyreese. Só que ele ia ter que criar culhões…

  • José Neto

    Não sei se vocês comentaram mas,o que Deanna vai fazer com o padre?Afinal ele ter deixado aquele portão aberto foi uma grande besteira.Ele poderia acabar com toda a Alexandria deixando zumbis assim.Espero que a Deanna faça algo sobre isso.

  • Paulo Henrique

    Lembre-se que Negan tem um código de ética, ele não mataria uma mulher. Embora no uni duni tê dele ninguém está a salvo.

  • Exatamente! A série é muito mais do que “ação ou matança” ,ela demonstra como é para as pessoas sobreviver e viver tudo isso, e o isso afeta em cada uma dessas pessoas. Os livros mostram muito bem essas situações,só que no caso com o Governador.

  • Meg Dias

    Adorava o Tyresse. Foi uma das mortes que eu mais senti.

  • Paulo Henrique L. Luz

    Kkkk muito boa resposta…

  • Jaqueline H. Da Silva

    Perfeitooooooo

  • Maicon Soares

    Uma coisa me intriga; onde está a população de Alexandria???
    Na reunião eu vi no máximo vinte pessoas, e mais da metade faz parte do grupo Rick.
    Onde estão as crianças, as equipes de busca e construção e todo o resto da galera que existe na HQ??
    E pelo amor dos walker, cadê o HEATH??? Um personagem que é quase a alma de Alexandria???

  • MReis

    hahahahaha…. Melhor comentário impossível!! Mesmo TWD sendo uma série pesada que mostra claramente os dramas psicológicos e tudo mais, ainda assim tem gente dentro de uma caverna, que só consegue enxergar um pequeno feixe de luz (filosofo mode on =P )

  • Pim

    Èverton concordo em 97%, hehehe, pois, pra mim esse episódio foi ótimo, mas…

    Esse episódio puxou TWD à suas raízes, que são questões morais, relacionamentos, dilemas humanos etc…, não teve morte apelativa, sensacionalismo ou qualquer algo irrelevante, todos os assuntos abordados foram bem ligados uns aos outros, Michonne quebrando a ira e fúria do Xerifão na idéia, trazendo de volta um pouco do antigo Rick, tanto que ele não conseguiu continuar mentindo pra Samurai e foi surpreendido por ela, essa cena me arrepiou na hora.

    Consegui entender o que tava rolando na cabeça do Padre louco, um homem cheio de traumas, crises agudas com sua pesada consciência devido seus atos covardes para com os fiéis, um sobrevivente totalmente despreparado pra sobreviver, porém, a Maggie foi demais e seu ato foi belo e cortês, mostrando que o querido Hershell a criou bem!

    Não acho que sempre deva acontecer mortes chocantes ou lutas épicas sempre num season finale, mas se houver necessidade para tais coisas, creio que tem de acontecer naturalmente e nesse episódio fiquei bem satisfeito com tudo mostrado, embora não tenha concordado com algumas atitudes de certas personagens, porém, acredito que mais pra frente entenderei o porquê e isso me conforta.

    Análise muito boa, agora só nos resta esperar e sofrer até Outubro, começarei minha maratona de GOT, kkk.

    Abs.

  • Pim

    “Acho que quando Walkind Dead se distância da ação fácil, da morte fácil, do público bobo, Walking Dead fica mais forte.”

    É exatamente isso que eu penso, falou tudo!

    O sucesso de TWD veio sem esses tais exemplos que você citou, zumbis e seu apocalipse são somente a cereja do bolo ou plano de fundo, o foco da série é o dilema moral em meio à situação de uma falsa liberdade após a trágica perda de um sistema social e governamental já estabelecido e como será traçado um novo começo e por quem.

  • Pim

    LOL, boa, é por aí mesmo, culpa da maldita liberdade digital!

    O sucesso tem seus preços, infelizmente o debate popular, às vezes, se torna vazio, sem graça e ignorante, mas tudo isso faz parte do show.

  • Éverton Gazola

    Olha eu tbm não espero tanta morte a ação assim, só esperava ma finale com cara de finale,como foi com toas as outras,acho que o maior motivo dessa finale não agradar, foi ser igual a HQ, e assim, sabemos o que vai acontecer na 6 temporada, bem previsível.
    Por que pra mim, esse não foi um episódio diferente dos outros em Alexandria, foi um episódio normal, como qualquer outros, não teve aquele “ar”de finale, geralmente, as finales são muito doidas, mudam tudo, fazem tudo virar de ponta cabeça, dessa vez não.

    Quanto a “GOT”, eu sei que a serie é boa, pode ate ser melhor que TWD, mas eu não gosto hehehehhehe.

  • Alexandre Cassolato

    Oq aquilo simbolizou para Michonne?
    O sudarshana chakra representa a destruicao do mal… Qdo ela pegou a espada… Aquilo representava a deusa SHiva… A deusa da destruicao de todo mal…
    Essa entidade no hinduismo, representa devastacao de todo o mal… Michonne e sua origens e agora mais selvagem e brutal do q nunca!

  • Alexandre Cassolato

    Eh um personagem do HQ de Walkin dead!! Procure no google q tem imagens dele

  • Alexandre Cassolato

    Sobre a referencia 3

    Oq aquilo simbolizou para Michonne?

    O sudarshana chakra representa a destruicao do mal… Qdo ela pegou a espada… Aquilo representava a deusa SHiva… A deusa da destruicao de todo mal…

    Essa entidade no hinduismo, representa devastacao de todo o mal… Michonne e sua origens e agora mais selvagem e brutal do q nunca!

  • RegiM

    Concordo, foi uma cena memorável. O que mais se viu nesse episódio foi compaixão. Maggie, Glenn e Morgan foram sensacionais. Esse foi um dos melhores finais de temporada.

  • Morelli J. Roberto

    Ontem eu comecei a ver um filme de Zumbi, como em 98% dos casos, o filme é uma lixeira, têm umas mortes gore trash, mas a maquiagem é ridicula, as atuações dos zumbis patéticas e os personagens sofríveis, atores de farol e roteiro escrito em papel de pão. Aquela outra série de Zumbi que saiu “Z-Nation” é nojenta de ruim.

  • Morelli J. Roberto

    Talvez a nova série apague essa sensação de dejavú de quem leu a HQ.

    Eu li. E comparações acabam sendo inevitáveis, e temos todos os spoilers na cabeça.

    Mas sou leitor de HQs em geral a umas 3 décadas. E Walking Dead não é uma HQ excelente na minha opinião, é média. A arte é funcional, com desenhos satisfatórios no máximo, o roteiro é uma boa novela. Pensando em Sandman, Watchmen, algumas coisas de Frank Miller, tudo de Alan Moore, épocas de Hellblazer, Preacher, Sweet Tooth, Livros de Magia, Kingdom Dome, tudo do Eisner, Maus, Calvin, Mafalda e outros; Walking Dead vem depois.

    A série de Walking Dead se encontra em um nível mais alto de excelência do que os quadrinhos. Vi muitas séries também, e não coloco tantas acima de Walking Dead, algumas, mas não tantas quanto as HQs.

    Resumindo pra mim TWD é um quadrinho médio e uma série de TV excelente.

  • Morelli J. Roberto

    Filmes de Zumbi…

    Quais prestam? Uma dúzia talvez?

    Tratando o tema da comédia, a ironia, a critica social, com zumbis rápidos ou lentos. Mas para cada filme de Zumbi bom, tem 50 imprestáveis.

    E de todos tratamentos de que já vi os Zumbis receberem, Walking Dead tá no topo(junto com outras obras), de caracterização dos Zumbis e no topo de desenvolvimento de personagens no mundo Zumbi.

    Nem acho o Romero um super gênio, fez ali as regras básicas, mas os filmes são(para mim), meia boca de tudo.

    Juan de Los Muertos em termo de crítica social é melhor que os do Romero(para mim), filme cubano sobre Zumbis. Penso com carinho em Zumbilândia, 28 dias depois, Guerra Mundia Z, alguns aspectos de Meu namorado é um Zumbi. E no momento mais nada me vem a cabeça.

  • Éverton Gazola

    Para mim, como eu já com a maioria tbm, a HQ é muito melhor que a serie, muito mesmo, ela é superior demais!

    Quanto The walking dead ser melhor ou não, o que importa que pra mim é a melhor HQ já criada!

  • Filipe Souza

    verdade, e o arco atual das hq’s de The Walking dead é Sociologia pura

  • Filipe Souza

    vc diz que não deve ter agradado por ter sido igual a HQ e torna previsível…mas, vc queria que fosse como as outras finales bem “muito doidas como todas as outras” não seria previsível pq é sempre assim?ou seja, vc criticou o “previsível” mas queria o “previsível”? é isso mesmo?

  • Éverton Gazola

    Sim e não, pois os outros finais são previsível e tbm não são previsível! Mas não se esqueça, não estou criticando nada, estou apenas apontando minha opinião, o que no caso, nem estou falando mal do episódio estou falando super bem, ele só não superou minhas expectativas!

  • Filipe Souza

    A reunião não era obrigado a irem, só quem realmente estava preocupado com a situação, é como aquelas reunioes de camara e tudo mais que aborde interesse publico que em tese é pra população em peso comparecer mais poucos se importam rsrs

  • Filipe Souza

    verdade

  • Filipe Souza

    pra ser mais preciso, está na edição 77

  • Lud Aguiar

    rick n atirou em pite e sim em reg.

  • Maicon Soares

    discordo… quando eu comecei a ler a HQ em 2008 (sim, numa época em que eu nem imaginava que iriam fazer a série) eu sentia a cada edição, principalmente no arco da prisão, uma sensação de agonia pelos personagens. Eu pensava, cara, nada dá certo pra eles! Emoção essa que eu não sinto na série, tudo sempre dá certo, cada grupo inimigo é massacrado.

  • Maicon Soares

    não tem wolves na HQ, nem mesmo os scavengers, os primeiros inimigos de alexandria, se assemelham a isso.

  • Morelli J. Roberto

    Todos os inimigos da HQ foram massacrados ponto a ponto em relação a série de tv. Nenhum inimigo venceu o grupo do Rick nem em um nem em outro. Os canibais são mais poderosos e organizados na série de tv, na HQ eles detonam fácil eles.

    Mas não é disso que estou falando. Acredito em ponto a ponto que série de tv e HQ seguem a mesma linha, alguns momentos mai difíceis em uma outros em outra mídia.

    Digo que como quadrinho no mundo dos quadrinhos a HQ Walking Dead é média, e fui gentil, não dá pra comparar com obras primas como Maus, Cavaleiro das Trevas, Palestina, Akira, Lobo Solitário, Sandman, Monstro do Pântano, Livros de Magia.

    Eu coloco WalkingDead junto com Fringe, com Arquivo X, Lost, True Blood, American Horror, Dexter. Abaixo ali de Sopranos, True Detective e Breaking Bad.

    O que eu digo é que Walking dead não merece um Eisner, mas Walking Dead merece um Emmy.

  • Morelli J. Roberto

    Aí tenho de perguntar o que você leu de HQ. Leu Cavaleiro das Trevas, Reino do Amanhã, Moonshadow, Dias do Futuro Esquecido, New X-men, Monstro do Pânatano, Sandman, Watchman, Hellblazer pecados originais, Nova York a grande cidade, Palestina, Faixa de Gaza, Gorazde, Maus, Asilo Arkham, A piada Mortal, Liga Extraordinária, Lobo Solitário, Mágico Vento, Martin Mystere, Fábulas, Preacher, A Queda de Murdock, Elektra Vive, Avenida Dropsie.

    Eu gosto de Walking Dead, leio em dia, mas na nona arte em debate não dá pra colocar Walking Dead como a melhor.

    Como fã em opinião pessoal sim, mas Maus por exemplo ganhou um prêmio Pulitzer e o Eisner inventou a novela gráfica com “Um Contrato com Deus”, por isso o “OScar” das HQs se chama Eisner.

    Eisner, Gaiman, Alan Moore, Stan Lee, Frank Miller, Grant Morrison, Mauricio de Souza, Bill Waterson, Quino, Albert Uderzo, René Goscinnyeu e Moebius, e podia continuar lembrando são gênios das HQs com personagens e histórias mais fortes no meio das HQs.

  • Éverton Gazola

    Pra mim, opinião não tem discussão, a HQ de TWD é a melhor que tem, não quero alongar essa conversa!

  • Éverton Gazola

    Tem sim, os wolves, são os Scavengers!

  • Morelli J. Roberto

    Acho fraco na HQ o aproveitamento do Shane, a solução fácil dada para o tiro que o Carl levou nas duas vezes, principalmente na primeira. Acho os canibais melhores na série, acho os Revindicadores algo incrível na série. Prefiro o governador da série ele me parece mais “tridimensional”. Gosto dos dois, mas respeito mais a série de TV. E isso é só opinião, claro. Só acho que em termos de HQ se pode amar, mas em termos de roteiro e arte é discutível. VocÊ lê “Espelhos Distantes” de Sandman, onde tÊm o conto de Augusto César e a História do Imperador Americano e você diz, isso é poesia literária da mais alta classe.

  • Morelli J. Roberto

    Conversa encerrada.

  • Morelli J. Roberto

    O novo fã de Walkin Dead.

    Farei um breve relato.

    Sou nerd afazem muitos anos. Fui leitor, de turma da Mônica,
    via na rede Manchete Star Trek, vi Alf, Viajantes no tempo, Arquivo X, Blade
    Runner, vou na Comix desde de que era uma banca de jornal. Tenho a coleção
    Eaglemoss da DC comics, uns 4.000 gibis, o martelo do Thor, o escudo do Capitão
    América, e mais umas 50 estatuas de resina.

    Estou esbanjando, sim e não.

    O que quero dizer.

    Antes ser nerd era uma batalha, as coisas chegavam picadas,
    sem marketing, eram consideradas ralê, era impossível comprar uma camiseta de
    uma série de TV.

    Fiz faculdade de publicidade, nela fiz uns 15 trabalhos
    voltados para HQs, li livros, fiz apresentações, montei conclusão de curo sobre
    HQ. Se eu quisesse aprender tudo que aprendi sobre HQs e séries de TV nos
    últimos 30 anos em um ano seria impossível.

    Ser novo no mundo nunca foi se comportar como se estivesse a
    pouco tempo no mundo.

    Eu respeito os nerds avôs. Cultura para debater é
    importante, fora ver só TV é legal ter lido, Edgar Alan Poe, Stephen King, livro
    de sociologia, psicologia, Isaac Asimov e por aí vai.

    Stephen King disse uma vez, para se escrever é preciso ler
    milhões de palavras, algumas com inveja e outras com fatigado desdém. Para se
    ter uma opinião concreta, veja bem concreta, é preciso ter lido bastante, ter
    visto bastante.

    Ser fã é o A, ter algo a dizer é o B. E nem todos têm sangue
    AB.

    Walking Dead é genial, como produto, como arte televisiva,
    como roteiro, no marketing, na publicidade, é um “case” de sucesso, hoje sou
    contador, e “contando” Walking Dead é o que coloca dinheiro no caixa. Quem
    escreve queria ter tido a ideia simples, “e se o apocalipse zumbi continuasse
    em narrativa”. E é só, simples e genial. É uma genialidade comercial.

  • Pim

    Entendi Éverton, pra nós que acompanhamos as HQ’s houve poucas surpresas mesmo, mas nas cenas adaptadas senti uma nostalgia enorme, esse Andrew Lincoln é fera demais!

    A melhor season finale pra mim até agora foi a da 2ª temporada, aquele clímax todo durante o episódio e pra fechar a conta me aparece Michonne e a câmera passando para um plano superior mostrando a prisão logo atrás deles foi demais pra nós fãs também das HQ’s.

    Olha, vou te falar, sobre GOT, são estilos e propostas totalmente diferentes, tô vendo a 1ª temporada e te digo que tô amarradão, porém, não há comparação, sacou?, ambas são grandes produções.

    Cada uma é ótima em seu estilo, dizer que uma é melhor que a outra acho injusto, uma similaridade que eu percebi em ambas são as mortes, tanto em GOT quanto em TWD há mortes de personagens principais e de forma surpreendentes.

  • Éverton Gazola

    Sim, sim, por isso evito falar muito sobre outras series.

    Quanto ao comentário, pra mim tbm, a melhor finale, é a da segunda temporada! Depois daquele confronto enorme com os zumbis, nunca mais ouve um conflito tao grande com zumbis igual a aquele, tão pesado e cheio de ação como aquele, a única coisa que faltou mesmo, era matar alguém importante, mas foi a melhor do mesmo jeito, eu, tenho saudades da segunda temporada, a melhor pra mim ate hj, queria outras temporadas como aquela!

  • Pim

    Verdade, a 1ª e 2ª temporadas são ótimas!!!

    Já eu, tenho um carinho especial pela 1ª Temporada, mas amo todas elas!

    A morte importante ocorreu no 12º episódio, que foi a do Shane, lembra?

    O Hershell com sua Shotgun de munição infinita foi hilário!

  • Pim

    Correto, sempre a mesma fórmula, por isso as produções sérias e bem feitas como TWD, Madrugada dos Mortos (Remake) e Extermínio se destacam tanto!

    Sobre Z-Nation, só uma definição… RIDÍCULO!

  • Neto Riquiel

    Só sei de uma coisa … Negan tá chegando e a série vai ficar FODA DEMAIS . Mas , antes , será que vai ter aquele ataque zumbi insano em Alexandria ? e será que o Carl vai perder o olho igual nos quadrinho ? ou pode ser outra pessoa próxima ao Rick . Outra quase ctz é q Rick vai pegar a loirinha q esqueci o nome … enfim o Rickorno vai trepar com alguém o/ kkkkkkkkkkkk

  • Skypper3000

    Eles levaram o chapeuzinho vermelho lá pra base deles, e cortaram a garganta dele dizendo: “Bem vindo a família”

  • Paulo

    cara esse padre é sem condiçao, aguardando a morte dele ansioso, o cara deixa todo mundo morrer e a soluçao q ele encontra é fazer isso denovo e denovo, nem tinha perdoado o lance da igreja e ele vai queimar a galera do rick pra senadora, e agora no final deixou o portao aberto, no caso do glenn o cara entrou em panico e estava priorizando a vida dele ate da pra entender, mas esse padre merece um fim, pior é saber que tem gente assim, tipo o co piloto la da alemanha. dar um tiro na testa de gente assim é que é compaixao, com as pessoas prejudicadas por esses seres. enfim sabem q foi ele q abriu o portao logo tem chance desse cara sumir logo no 6×01

  • Éverton Gazola

    Sim, mas ainda não intendo, quando eu fale m não entender, é o por que deles fazerem isso, acho que todos tem essa mesma duvida, por que matar, por que fazer aquilo? Os zumbis com o “W” adquiriram a letra antes de serem zumbis? Eles matam todos que encontram? Davidson está metido nisso? São tantas as perguntas!

  • Éverton Gazola

    Eu, particularmente, não gostei a morte do Shane, poderia ser trabalhada de outra forma, Rick deveria ter matado ele em meio aos zumbis, algo assim, mais emoção, eu espera uma nova briga igual a que eles tiveram quando levaram aquele garoto para abandonar ele na estrada.

  • RegiM

    As situações ali em TWD são extremas, feitas pra testar a habilidade que cada um tem de lidar com o melhor e o pior de si, e com o melhor e o pior do outro também. Que o padre é um grande fela da puta de caráter duvidoso todo mundo concorda, mas também é uma pessoa em sofrimento, assim como todas as outras por ali. A atitude da Maggie foi sim admirável, e eu espero que na hora certa o padre tenha a punição por suas ações inconsequentes e que pare de ferrar com a vida dos outros.

  • Skypper3000

    O pq deles fazerem isso eu tbm não entendi, mas é certeza que na 6º temporada eles vão nos explicar e deixar ainda mais interessante a historia dos Wolves…

  • Éverton Gazola

    Com certeza!, Alias, já está interessante!

  • Carlos Silva

    Tenho medo da “lostilização” de TWD. Acho que não deveriam haver muito mais temporadas… Talvez este temor tenha levado à criação de FTWD. Seja lá como for, esta é a melhor série que já vi!

  • Marcus Vinicius

    The Walking Dead assim como Lost é sobre pessoas e suas ações em situações extremas,zumbis e a ilha são só os cenários…

  • Ferreira

    alguém ai pode me dizer quantos anos se passou dentro da Serie

    eu li numa parte falando q se passou dois anos

    pode isso produção eu podia jura q tinha passado pelo menos 4….

  • Lucas Veiga

    Achei interessante a forma com Daryl acabou preso em um carro cercado por zumbis e sua primeira reação foi fumar um cigarro, assim com seu irmão, Merle, ficou em uma situação parecida na terceira temporada, quando usou um carro para levar zumbis que o cercavam para onde estava o Governador, enquanto bebia uma cerveja.
    ps: achei a imagem no facebook, nao fui eu quem a fez

  • GFS

    Percebe-se que leste e/lês muitas HQs: tens muito, mas muito mais mesmo (percebeste o tautograma que fiz agora?) conhecimento de quadrinhos que eu, e provavelmente que qquer outro de nós em termos de quadrinhos. E olha que colecionei por anos HQs da turma da Mônica, MAD, e principalmente Conan. Li X-MEn, Homem-Aranha, Hulk, um pouco de Batman, Superman, Thor, Homem de Ferro, Wolwerine, Pantera Negra, outros heróis Marvel, (sagas do Infinito, séries O que aconteceria se… ) Radicci, Hagar, Recruta Zero, Garfield, quadrinhos do Angeli, Laerte, Glauco e outros vários. TWD é nos EUA se não me engano é a 2a HQ mais vendida, só perde pra Homem-Aranha, mas isso não significa ser a melhor ou a 2a melhor: realmente o pouco que vi da série Maus de Art Spiegel é ótima, por exemplo. Ser a mais vista e/ou vendida não significa a melhor pois há muitos quadrinhos da mais diversa arte e roteiristas: Conan por exemplo caiu bastante quando saiu o roteirista Roy Thomas, pois o roteiro é o principal numa HQ eu creio. O que importa é que tu fizeste ótimos argumentos porque tu sabes contextualizar, tens visão ampla dos HQs, algo que costumo fazer tb em algumas áreas, pois o mundo, as pessoas, as idéias, quase tudo na vida é assaz maior, muito maior e vasto que supomos. Concordo tb com o que expuseste sobre o Governador, canibais, reivindicadores, Shane (meu personagem favorito na Tv, mas não deixaria e não deixo jamais de ler ou assistir tanto série como quadrinhos se matarem qquer personagem; a série de TV e a HQ são muito maiores que Rick, Michone, Daryl, Carol, Eugene, Glenn, Negan, Jesus, ou qualquer outro personagem!).
    Em suma, parabéns pelos teus comentários e amplitude de conhecimento em HQs. Acredito tb que tu tens porém plena consciência que as HQs de TWD provavelmente seriam melhores (por serem mais completas e elucidadas) se tivessem mais páginas, coisa que tornaria no entanto bem mais caro os quadrinhos, que naturalmente tb não tem a amplitude de recursos da TV, interpretação de personagens, a quantidade de roteiristas das HQs de TWD (parece-me que em TWD é só a mente de uma pessoa, R. Kirkman, portanto só 1 universo em si.)

  • GFS

    Bem falado! Geralmente gosto bastante dos teus comentários e de tantos outros aqui. Muitos malharam o final da 3a temporada, por eu demorado mais pra assistir e de tanto os outros malharem o fim da 3a temporada, na verdade acabei gostando muito do final da 3a, pois fui surpreendido, e nós queremos sempre ser surpreendidos, ao mesmo tempo que gostamos de rever o que acontece nas Hqs ocorrendo na série; por isso entendo muito bem o teu argumento sobre o fim da 5a temporada, ainda que eu discorde de ti.

  • Prof Rafael

    Vendo alguns comentários a primeira coisa que vem a cabeça é o Lost. Pois no inicio da sexta temporada quando alguns já começavam a criticar vem uma carrada de pseudo intelectuais criticando dizendo que não eram fãs ou pq não tinham entendido o foco da série. Outros até xingavam num tom arrogante. Sou fã de TWD e tenho todo direito sim, assim como todos, de dar opinião. E fiquei sim decepcionado com este episódio final. Para mim, ficou longe de grandes outros episódios de tWd , com matança ou n !! Continuarei sendo fã!
    Ser fã n significar que n possamos fz criticas ou simplesmente n gostar!
    Não esqueçam amigos toda unanimidade é burra !!

  • João Antônio

    Kirkman uma vez disse que ele matou o Gleen na HQ, porque o Gleen da série é infinitamente superior.

  • Morelli J. Roberto

    Acho que você têm exatamente o mesmo espírito de conhecimento que eu. O que vejo é gente que só leu UMA HQ, e acha que já leu todas. Você leu muita coisa, e coisa diversificada, e de qualidade. E sabe escrever, e argumentar e o tautograma foi tremendamente espirituoso. Os quadrinhos de Walking Dead ainda estão na infância autoral, penso no Hellboy de Mignola, totalmente autoral também. Mas já ensaiou nas mãos de outros roteiristas, muitos desenhistas.Não acho um problema o personagem ficar na mão de um só autor, como Calvin, Mafalda ou Asterix. Mas acho que Walking Dead é diferente. Acho que o universo compreende novos autores. Acho que um outro autor poderia trazer mais ousadia a HQ, uma visão diferente. Robert Kirkman é bom, mas não é excelente. O primeiro teste real para Walking Dead vai ser a nova série original. Se essa série se sair bem, acho que Walking Dead se expande e ganha muito. Bom falar com você GFS.

  • Renato Nogueira

    O choro dele ali no final já foi uma punição mais do que de excelência: a arrogância perdida e a humildade do ser humano de volta; ele admitindo que errou. Assim como Sasha, que admitiu no último instante que esteve errada em suas “fúrias” motivadas por duas perdas importantes a ela – fúrias que poderiam ter colocado todo o grupo em riso de morte, assim como as atitudes inconsequentes do padre, que poderiam fazer com que Alexandria pré-julgasse Rick e o grupo (ou mesmo pudessem causar uma revolução violenta lá dentro).

    Podem esperar que o Pe. Gabriel e Sasha durarão ainda bastante tempo na série (e eu estou torcendo muito para que isso aconteça).

  • GFS

    Grato. E pensando bem tu tens razão: não é só por ter um único autor que uma revista ou charge, etc perde qualidade, afinal nem sempre duas cabeças pensam melhor que uma e eu vejo casos como o Iotti, Carlos Ruas e tantos outros que mesmo sozinhos, no que se refere a pensar a charge, a ser autor e roteirista são ótimos exemplos de chargistas. Claro que há muitos outros chargistas, quadrinistas excelentes, mas vou ficar por aqui. Saudações e grato uma vez mais.

  • Dura_Realidade

    Curioso… Discutir quadrinhos, séries…
    E pensar em conceitos como “Vamos pensar em perdão”, “Vamos pensar na manipulação”…
    Mas, oque isso diz sobre as pessoas?
    As de verdade e não fruto de fantasia e imaginação?
    “Mal da terra sem lei que é a internet”…
    Definitivamente sim.

  • Dura_Realidade

    Provavelmente por isso uma revista que quase uma década antes de ir pra TV já era um sucesso sem ser da DC ou MARVEL, em BRANCO E PRETO, mostrando a realidade mais crua, MENOS ROMANTIZADA, com menos maniqueísmo… Bom, deve ser por isso que virou um sucesso que até hoje vende mais e mais…
    Claro que sempre podemos ser nostálgicos “NO MEU TEMPO”, mas aí… temos muitos péssimos personagens na série de TV…
    Oque eles fazem, como agem, não faz nenhum sentido…
    Na vida real, só os loucos agiriam assim, e nesse mundo os loucos também não duram muito…


2010-2017 | Walking Dead Brasil - Sua maior e melhor fonte brasileira sobre The Walking Dead.