• Abaixo você confere todas as informações referente ao décimo quarto episódio da terceira temporada da série de TV de The Walking Dead.

SINOPSE DO EPISÓDIO:

O Governador persegue um residente que fugiu de Woodbury. Enquanto o Governador está fora, um traidor tenta sabotar seus futuros planos.

INFORMAÇÕES DO EPISÓDIO:

Título em inglês: Prey
Título em português: Presa
Temporada: Terceira Temporada
Roteiro: Glen Mazzara e Evan Reilly
Direção: Stefan Schwartz
Elenco: Laurie Holden (Andrea), Danai Gurira (Michonne), David Morrissey (Governador), Travis Love (Shumpert), Jose Pablo Cantillo (Caesar Martinez), Dallas Roberts (Milton Mamet), Sonequa Martin-Green (Sasha), Chad L. Coleman (Tyreese), Daniel Thomas May (Allen), Tyler Chase (Ben) e Andrew Lincoln (Rick Grimes).
Duração: 46 minutos
Estreia Internacional: 17 de Março de 2013
Estreia na FOX Brasil: 19 de Março de 2013
Estreia na Band: xx de xx de xx
Audiência (EUA): 10,84 milhões de espectadores
Audiência (Band): x pontos no Ibope

ENREDO DO EPISÓDIO:

O episódio começa com um flashback de quando Andrea e Michonne viviam sozinhas na floresta. Em frente a uma fogueira Andrea e Michonne se alimentavam, Andrea fala que a comida ficaria melhor se tivesse repolho, e depois pergunta a Michonne se ela havia encontrado ou caçado os seus zumbis de estimação. Michonne fica calada e prefere dizer nada sobre o assunto. Entretanto, mais tarde ela diz que eles mereceram o que ela fez com eles e depois sai. Voltando para o tempo presente, o Governador preparava a sua sala de tortura para a chegada de Michonne.

Em Woodbury, Martinez e os outros capangas estão se preparando para o ataque. Eles colocam todos as armas nos carros. Milton ao chegar no local pergunta se eles iam usar todas aquelas armas e Martinez responde dizendo que era só um reforço, Milton pergunta onde o Governador estava, e Martinez responde dizendo que ele não estava ali. Andrea que estava passando pela rua e diz: “Eu achei que tinha um acordo.” E Martinez fica olhando a mulher sem dizer nada.

the-walking-dead-s03e13-pray-001

Milton vai até a sala de tortura para ver o que o Governador estava fazendo, e ao chegar lá, ele encontra o homem preparando suas agulhas, seringas e facas. Milton depois de ver aquilo sai, e o Governador o chama. Milton pergunta o que era tudo aquilo, e o Governador diz “É minha estação de trabalho.” Milton pergunta como que isso iria fazer mudar Woodbury, e pergunta o que iria acontecer com Michonne e com o grupo da prisão. O Governador não explica especificamente, deixando Milton preocupado.

Com isso ele vai contar os planos do Governador para Andrea. Milton a leva para ver a sala secreta de tortura do Governador. Ao ver a sala em um lugar escondido, Andrea fica chocada com tanta loucura. Milton pede para Andrea ir para prisão e pedir que todos saiam de lá. “Tenho que matá-lo…” diz Andrea, mas Milton diz a ela que matar o vilão não iria adiantar. Enquanto o Governador estava sentado na cadeira de tortura escutando uma fita cassete, Andrea aponta sua arma para matar o Governador, porém Milton a impede de atirar.

Depois disso, se preparando para fugir em seu quarto, Andrea não entende por que Milton defendia tanto o Governador, e depois de coversas paralelas, Andrea pede para Milton vir com ela e o homem diz que o lugar dele era em Woodbury, e depois disso, Andrea pede para ele ter cuidado e sai do quarto.

Caminhando pelas ruas Andrea vê Martinez recolhendo todas as armas dos moradores, e ao passar por ele, Martinez pede a arma da mulher e Andrea recusa a dar, mas ele insiste e ela acaba dando. Após isso, o Governador aparece e diz que só estava fazendo aquilo para deixa ela a salvo, e diz também que queria ela com ele no dia seguinte para se encontrar com o Rick. Andrea diz que estará com ele.

Aprendendo atirar em um rifle de assalto, Tyreese junto com sua irmã Sasha se encontram em um dos muros da cidade quando Andrea chega e mente para eles. Andrea diz a eles que Martinez estava os chamando para irem ao portão principal, pois uma manada de zumbis estava lá. Tyreese diz a ela que recebeu ordens de não sai de seu posto, mas Andrea insiste até que Sasha diz “Por que num cuida disso ?. Você atira bem.” Andrea vendo que não iria dar certo, sobe no muro e diz que precisava sair da cidade.

the-walking-dead-s03e13-pray-002

Tyreese vendo aquilo tenta impedir Andrea mas ela aponta seu canivete para ele. Tyreese assustado pede para ela se acalma. Andrea diz a ele que o Governador não parecia ser a pessoa que era, e fala a ele que o vilão já fez coisas horríveis e diz “Eu preciso sair daqui, e vocês deveriam sair também…” Tyreese pede para Andrea abaixar a faca pois a mulher estava exaltada, mas ela finaliza a conversa dizendo “Eu vou embora.” e depois disso, Andrea pula o muro e sai correndo do local.

Depois disso, Tyreese e Sasha vão conta sobre Andrea ao Governador. Martinez disse que eles eram para ter impedido e Sasha diz “Como? Atirando pelas costas?” . Tyreese diz a Martinez que eles estavam nos muros para deter os zumbis e não para segura o povo na cidade, e pergunta ao vilão se Woodbury era uma prisão. O Governador diz que não e conta que Andrea não tinha condições de fica sozinha. Sasha após escutar isso diz que Andrea parecia bem capaz.

O Governador mente para eles dizendo que Andrea passou um inferno sozinha sem ninguém para ajuda-la antes de chegar a cidade, e que de companhia só tinha os zumbis para fugir. E depois de conversarem, o Governador pede para Tyreese e Sasha acompanhar Martinez em uma coisa e sai da sala.

Ao caminharem pelas ruas, Milton avista o vilão saindo da sala e vai conversar com ele. Milton pergunta se Andrea saiu da cidade e o vilão fica calado, Milton pergunta se os capangas iam atrás dela e o Governador responde dizendo “Não, eu vou…” Milton pede para que ele a deixe ir embora, pois Andrea só queria ficar com os amigos. O Governador após escutar isso pergunta se o homem tinha dito algo sobre o que ele ia fazer com o grupo de Rick. Milton, assustado, fica calado. Governador fica furioso e sai.

Enquanto isso, Martinez pede para os capangas se prepararem para ir a um lugar. Tyreese pergunta se eles iam atrás de Andrea e Martinez diz “Se for? Algum problema?”e Tyresse depois de escutar isso diz que ela estava muito abalada e que realmente não queria ficar na cidade. Martinez diz a eles que ela tinha que se vira agora, e pede para todos irem para o carro em cinco minutos. Allen pergunta qual foi a mulher que pulou o muro e Tyreese responde, Allen não acredita que eles a deixaram pular e pede para Tyreese não complicar a situação deles na cidade e conta que não quer ser expulso de Woodbury por causa dele.

the-walking-dead-s03e13-pray-003

Entre conversas, Allen conta que não gostou das vezes que Tyreese salvou a vida de sua mulher, Donna. E ao discutirem sobre o assunto, Martinez os chama. Enquanto isso, correndo em uma estrada, Andrea ouve um carro se aproximando e corre para dentro da floresta. Dentro do carro estava o Governador que estava procurando pela mulher.

Quando o carro passa, Andrea que estava escorada em uma árvore é agarrada por trás por um zumbi, que a segura com os braços. Com a árvore atrapalhando, ele não conseguia morde-la e com isso outros zumbis aparecem para atacá-la. Andrea, desesperada, consegue matar todos os zumbis e depois disso foge.

Chegando nos poços de Woodbury, Martinez pede para Shumpert, Allen e Ben o ajudar a tirar os zumbis do fosso. Sasha vendo aquilo pergunta se eles ia exterminar os zumbis e Martinez responde dizendo que eles iriam usar os zumbis. Tyreese pergunta se eles iam utilizar aqueles zumbis na reunião que o Governador ia fazer com o Rick, e Martinez fala que o homem era muito esperto, que achava que eles não iriam ter problemas. Tyreese acha aquilo uma coisa doentia, e Martinez pergunta por que ele se importava e acrescenta dizendo que todos eram ratos para os zumbis. “Eu não vou fazer isso… Eles tem mulheres e crianças, vocês não podem fazer isso.” Martinez após escuta isso diz que se eles não fizessem aquilo, que fossem falar com o Governador para irem embora.

Allen fala que não ia ser preciso, mas Tyreese fala que eles iam embora se era isso que o Martinez queria. Allen após escutar isso grita dizendo que Tyreese não falava por ele, e que não ia mandar seu filho sair por aí, tendo ele para cuidá-lo. “Como você cuidou da Donna ?.” diz Tyreese. Allen começa brigar com o homem, até que Tyreese derruba Allen no chão e o ameaça jogá-lo no poço cheio de zumbis caso ele não parasse. Allen grita pedindo que o homem o jogue. Sasha vendo a situação pede para Tyreese parar com aquilo. Assim, depois disso, Martinez pede para Shumpert levar eles para Woodbury e que depois eles iam retirar os zumbis do fosso.

Enquanto isso, caminhando em uma área aberta da zona rural da Geórgia, Andrea se encontrava cansada e perdida. Ao caminhar Andrea avista o Governador se aproximando e se deita no chão para despistá-lo. O Governador consegue ver Andrea e arranca o carro para cima dela. Andrea vendo que o Governador tinha lhe visto se levanta e começa a correr, o vilão aumenta a velocidade do carro para pode atropelá-la. Andrea após correr bastante entra na floresta conseguindo despistar o Governador.

the-walking-dead-s03e13-pray-004

Mais tarde, já escurecendo, Andrea encontra uma fábrica abandonada e decide entrar no local. Após a sua entrada, o Governador aparece e entra também na fábrica. Lá dentro, Andrea mata um zumbi e se esconde do Governador. O vilão sabendo que a mulher estava no local diz “Andrea… volte comigo, volte para Woodbury… precisamos de você, todos precisamos de você… lá é seu lar agora, seus amigos, sua cidade, você não pode deixar tudo para trás… por favor Andrea!.” e após dizer isso o Governador se irrita e começa a quebra algumas janelas de vidro do local.

Andrea depois disso, sai e se esconde em outro lugar e é quase descoberta pelo Governador. Logo depois, enquanto o vilão matava alguns zumbis, Andrea acha uma saída e quando ela abre a porta, vê a escada cheia de zumbis e logo a fecha rapidamente. Andrea é surpreendida pelo Governador que diz “Hora de ir para casa.” A mulher abre a porta e solta a horda de zumbis em cima do Governador e depois foge.

Enquanto isso, nos poços, uma pessoa chega no local e derrama gasolina nos buracos e toca fogo nos zumbis, após cometer o ato ela entra em seu carro e vai embora. No dia seguinte, cansada, Andrea encontra a prisão e antes que Rick (que estava numa torre de guarda) pudesse ver, o Governador aparece e a derruba no chão capturando-a, depois da grande caçada. Chegando nos poços, Shumpert encontra todos os zumbis queimados e acha aquilo estranho.

Depois de capturar Andrea, o Governador chega a Woodbury. Martinez ao ver o vilão pergunta se ele tinha encontrado a mulher e ele mente dizendo que não. Martinez conta ao Governador sobre os zumbis queimados e o vilão pergunta quem foi os responsáveis e Martinez acusa Tyreese e Sasha. O Governador pede para ele chamar os dois juntos com o grupo deles, e pede também para Martinez encontrar mais zumbis.

Mais tarde, o Governador se encontra com Tyreese e o grupo dele, e Sasha vendo o homem pergunta se ele havia encontrado a Andrea e ele diz que não, e iria procurá-la no dia seguinte. O Governador diz a eles que ficou sabendo dos zumbis dos poços, e Tyreese conta que entendia a rixa que o vilão tinha com o Rick, e fala que era errado eles deixarem zumbis comerem as crianças. O Governador diz que ninguém iria ser comido por zumbis, e conta que iria usar os errantes como uma tática de medo. Ele diz também que prefere por medo no grupo da prisão, para que eles o deixem em paz, do que começar outra briga.

Walker - The Walking Dead - Season 3, Episode 14 - Photo Credit: Gene Page/AMC

Sasha desconfiada pergunta se realmente era para por medo, e o Governador diz “Vão ter mais medo de um bicho preso na colera, do que armas na cara.” Depois de conversarem, o Governador pergunta a eles de onde tiraram a gasolina, e Tyreese e os outros não entendem a pergunta e o vilão percebendo que não tinha sido eles que colocaram fogo nos zumbis, sai da sala desconfiado já de alguém.

Caminhando pelas ruas, Milton vê o Governador saindo da sala e pergunta se Andrea estava morta e o vilão responde “Eu espero que não…” Milton cita que já sabia a história dos poços, e diz que esperava que o Governador descobrisse o culpado, mais o vilão diz “Eu já descobri.” após escutar isso, Milton sai, enquanto o Governador fica parado na rua olhando para ele. Enquanto isso, na sala secreta de tortura, Andrea se encontrava algemada e amordaçada numa cadeira esperando pelo pior.

TRILHA SONORA:

EM BREVE!

PERSONAGENS:

– Os seguintes personagens apareceram neste episódio:

• Andrea
• Michonne
• Governador
• Shumpert
• Caesar Martinez
• Milton Mamet
• Sasha
• Tyreese
• Allen
• Ben
• Rick Grimes

MORTES:

• Nenhum personagem foi morto neste episódio.

VEJA TAMBÉM:

Notícias
Imagens do Episódio
Imagens do Set
Imagens Promocionais da 3ª Temporada

PRÓXIMO EPISÓDIO:

The Walking Dead – 3ª Temporada – Episódio 15: This Sorrowful Life

EPISÓDIO ANTERIOR:

The Walking Dead – 3ª Temporada – Episódio 13: Arrow on the Doorpost

CURIOSIDADES DO EPISÓDIO:

• O título refere-se principalmente a Andrea, que se torna a “presa” do Governador, que passa a caçá-la na maioria do episódio.
• A música usada no final do episódio, é a de Voxhaul Broadcast – You are the Wilderness.
• Originalmente este episódio foi intitulado “Killer Within, Parte II”, mas mais tarde foi mudado para Pray.
• Neste episódio apenas quatro personagens principais da série aparecem Rick, Andrea, Philip e Michonne. No entanto, o aparecimento de Rick e Michonne é bastante curta.
• Apesar de não estar no episódio, Melissa McBride e Scott Wilson são credenciados como personagens recorrentes.
• A câmara de tortura do Governador é uma clara referência à sela de tortura que apareceu na Edição 33 dos quadrinhos.

VÍDEOS DO EPISÓDIO:

EM BREVE!