The Walking Dead 1ª Temporada – Episódio 1 (S01E01): Days Gone Bye


• Abaixo você confere todas as informações referente ao primeiro episódio da primeira temporada da série de TV de The Walking Dead.

SINOPSE DO EPISÓDIO:

O representante do xerife, Rick Grimes, acorda no hospital, depois de ter levado um tiro, e encontra sua cidade infestada por zumbis comedores de carne. Após fazer amizade com os sobreviventes Morgan Jones e seu filho, Duane, Rick parte para encontrar sua esposa e seu filho.

INFORMAÇÕES DO EPISÓDIO:

Título em inglês: Days Gone Bye
Título em português: Dias Passados
Temporada: Primeira Temporada
Roteiro: Frank Darabont
Direção: Frank Darabont
Elenco: Andrew Lincoln (Rick Grimes), Jon Bernthal (Shane Walsh), Sarah Wayne Callies (Lori Grimes), Jeffrey DeMunn (Dale Horvath), Steven Yeun (Glenn Rhee), Chandler Riggs (Carl Grimes), Lennie James (Morgan Jones), Emma Bell (Amy), Jim R. Coleman (Lam Kendal), Linds Edwards (Leon Basset), Keisha Tillis (Jenny Jones) e Adrian Kali Turner (Duane Jones).
Duração: 90 minutos
Estreia Internacional: 31 de Outubro de 2010
Estreia na FOX Brasil: 02 de Novembro de 2010
Estreia na Band: 09 de Janeiro de 2013
Audiência (EUA): 5.35 milhões de telespectadores
Audiência (Band): 7 milhões de telespectadores

ENREDO DO EPISÓDIO:

Na introdução do episódio, o assistente de xerife da cidade de King County, Rick Grimes, é visto à procura de gasolina em um posto. Ele percebe um barulho nas localidades. Rick olha por baixo de um carro e percebe pés infantis se locomovendo, e uma mão pegando um ursinho de pelúcia. Rick dá a volta no carro e vê uma menina de costas. Ele diz que é policial, e que pode ajuda-la. A menina se vira, e Rick vê que ela foi mordida na mandíbula por alguém, além de estar com a pele pálida e um ferimento na testa. A menina se aproxima do mesmo com grunhidos desumanos, e o policial, sem escolha, atira na cabeça dela.

A cena corta para antes do apocalipse, com Rick em uma viatura junto com seu parceiro e melhor amigo Shane Walsh. Os dois conversam sobre mulheres, e Rick revela que está passando por dificuldades em seu relacionamento com sua esposa, Lori Grimes. As discussões dos dois são acompanhadas pelo filho do casal, Carl Grimes, e Rick tem medo de que o filho sofra com isso no futuro.

A conversa é interrompida quando eles recebem um alerta de que um grupo de criminosos está passando pelas localidades. Rick dirige o carro até uma região não urbanizada da estrada, onde outras viaturas de King County fazem uma barreira para estourar o pneu do carro dos criminosos. Leon Basset, um jovem policial, cita a possibilidade deles aparecerem em um programa de TV sobre as maiores perseguições policiais estadunidenses. Lambert Kendal, o parceiro de Leon, diz que os criminosos estão sendo procurados em todo o país.

O carro dos criminosos finalmente surge, e capota quando atinge a barreira feita pelos policiais. Quando ele finalmente para, ficando de ponta-cabeça, os criminosos mostram que ainda estão vivos e começam a disparar contra a polícia. O que se segue é um forte tiroteio. Rick é baleado no peito, embora não fique ferido pelo colete à prova de balas. Shane o ajuda a se recompor. Enquanto os criminosos são mortos, Rick, distraído, diz para Shane não dizer nada à Lori. De súbito, um último bandido surge do carro. Antes que ele possa ser abatido, o criminoso dispara a arma, que atinge o ventre de Rick. O policial cai no chão, ferido e sangrando. Shane grita por socorro ao amigo.

the-walking-dead-s01e01-days-gone-bye-001

Após a abertura, a cena muda para Rick em coma, no hospital. Com a visão ruim, ele é capaz de ver Shane indo ao seu encontro com flores, dizendo que todos querem que ele melhore. Shane diz que vai deixar as flores no criado-mudo do local.

Rick acorda em sua cama com barba por fazer, desidratado e fraco. Ele ainda pensa que Shane está lá, e articula algumas palavras, no entanto não há sinal do amigo nas imediações do quarto. Rick olha para o criado-mudo, onde vê que as flores que Shane trouxe estão murchas, o que significa que algum tempo passou. Rick olha para o relógio, e vê que ele está parado. O policial chama pela enfermeira, mas não obtém respostas.

Vestindo roupas de pacientes, Rick sai de seu quarto e caminha pelos corredores do hospital, que está abandonado, sujo e mal iluminado. À alguns metros, Rick vê o corpo de uma enfermeira sem a maioria da pele do corpo. O policial recua, assustado, e tenta acionar os elevadores, sem sucesso.

Rick chega à cafeteria do hospital, onde encontra a porta dupla para o local trancada com correntes, cadeados e uma barra de madeira, e os dizeres em tinta preta “Não abra, mortos aqui dentro”. Grunhidos desumanos são ouvidos pelo policial, e mãos imundas tentam destrancar a porta. Rick se afasta e descobre a saída de emergência. Com alguns fósforos, ele ilumina o local por um pequeno período de tempo. Rick é capaz de sair do hospital, embora um forte cheiro de carne podre emane do local.

Quando os olhos de Rick se acostumam à claridade do local, o policial vê fileiras de corpos cobertos por lençóis brancos. Moscas pairam sobre o local. Rick anda, aturdido, e vê helicópteros parados no local, um verdadeiro cenário pós-apocalíptico.

Ainda fraco, Rick tenta caminhar até sua casa. No caminho, ele encontra uma bicicleta infantil ao lado de um corpo deteriorado de uma mulher, sem as pernas, os lábios e toda comida. Rick monta na bicicleta, mas o corpo abre os olhos e tenta alcançar o policial, embora não possa fazer isso pela ausência das pernas. Rick se assusta e cai da bicicleta. Ele monta ela de novo e ruma para longe do local.

the-walking-dead-s01e01-days-gone-bye-002

Chegando à sua casa, Rick não encontra sinal de Lori nem de Carl, muito menos das fotos da família. Desesperado, o policial começa a chorar. Rick vai para fora de sua casa, e se senta nas escadarias dela, desolado. Ele vê um homem andando pela rua. Rick acena para chamar sua atenção, e não consegue vê-lo direito pelo calor. O homem anda na direção de Rick. De repente, um garoto golpeia Rick com uma pá. Seu pai, Morgan Jones, surge e dispara na cabeça do zumbi.

Rick, com o nariz sangrando, confunde Duane Jones com Carl primeiramente. “Carl, eu te achei…”. Baseado nisso, Morgan corre e antes que Duane mate Rick, ele diz que provavelmente o policial não é um zumbi. Brandindo sua arma, Morgan ameaça Rick, mandando-o explicar o curativo no ventre, senão irá matá-lo. Antes que Rick possa replicar, ele desmaia.

O policial acorda em uma casa, com as mãos amarradas à cama onde está deitado. Morgan surge e continua a ameaçá-lo, perguntando se ele foi mordido ou arranhado. Rick nega, dizendo que ele apenas tomou um tiro. Morgan, verificando que Rick não está febril, o liberta, e se torna amigável, convidando-o para comer.

Rick vai até a sala onde Duane também está. Os três se sentam, rezam e começam a comer. Rick diz que a casa era de um conhecido seu, embora Morgan diga que a casa estava vazia. Rick vê que as janelas estão cobertas por tiras de couros e que a família Jones está à luz de velas. Ele tenta ver o que está acontecendo lá fora, mas Morgan o previne. Rick pergunta se ele atirou no homem mais cedo a sangue frio. Morgan responde que ele precisa usar óculos, que aquilo era um zumbi.

Como Rick continua a não entender, ele olha pela janela. Lá, vários zumbis vagueiam pela rua. Morgan acha que eles foram atraídos pela arma que ele disparou. De repente, um zumbi esbarra em um carro e o alarme é ligado. Morgan explica o que aconteceu, e os zumbis são atraídos pelo local.

the-walking-dead-s01e01-days-gone-bye-003

Um único zumbi sobe pela escadaria da porta e tenta entrar. É Jenny Jones, a ex-esposa de Morgan. Rick a encara pelo olho mágico, e se assusta ao ver que ela está tentando virar a maçaneta da porta. Ao descobrir a presença da mãe, Duane começa a chorar, e é confortado por Morgan. Em lágrimas, o homem diz que não teve coragem de matá-la depois que ela virou um zumbi.

No dia seguinte, Rick, Morgan e Duane veem um zumbi na porta de casa. Com um taco de baseball, Rick mata o zumbi atingindo-o repetidas vezes no cérebro. Em seguida, ele vai à sua casa, onde explica a Morgan que além das fotos da família que estão em falta, não há roupas. Duane acredita que Lori e Carl possam estar em Atlanta, onde supostamente foi criado um refúgio para os sobreviventes do apocalipse. Rick tenciona ir para lá, embora a família Jones ainda esteja abalada pela morte de Jenny.

Eles vão para o Departamento de Polícia de King County, onde encontram algumas armas. Rick reúne a maioria delas na saca de armas e dá um rifle a Morgan. Ele verifica que o encanamento do local ainda está funcionando. Os três tomam banho, e Rick tira a barba. Ele coloca seu uniforme de policial. Os três, do lado de fora da delegacia, se despedem. Morgan diz que espera que Rick encontre sua família. Rick agradece. Em uma grade próxima à delegacia, os três veem a figura de Leon Basset, antigo policial, agora zumbificado. Rick diz que não pode deixá-lo neste estado e atira, em seguida ficando ao volante de uma viatura de King County.

O policial ruma em direção à Atlanta. Morgan e Duane ficam em King County. Morgan diz que em dois dias partirá em direção a Atlanta, e Rick dá a ele um walkie-talkie para que os dois possam se comunicar. Antes de partir, Rick conversa com Morgan pela última vez, e o homem diz que Rick deve tomar cuidado com os zumbis quando eles estão juntos.

the-walking-dead-s01e01-days-gone-bye-004

Antes de ir para Atlanta, Rick passa próximo ao parque onde roubou a bicicleta infantil. Ele olha para Hannah, que tenta alcançá-lo. Com pena, Rick aponta a arma, e atira na cabeça da mulher, terminando com seu sofrimento. Em King County, Morgan pede para Duane ficar no primeiro andar da casa lendo gibis. Ele vai ao segundo e começa a disparar de uma janela contra os zumbis, visando atingir sua esposa. Ele por duas vezes aponta a arma, mas não é capaz de matá-la. Duane tapa os ouvidos e diz que não quer escutar nada. Morgan e Duane, por fim, fogem da casa.

Enquanto isso, Rick tenta se comunicar por rádio com outros sobreviventes. Curiosamente, a transmissão chega a um acampamento localizado nas florestas de Atlanta e liderado pelo seu parceiro, Shane Walsh. Ele e a mulher de Rick, Lori, escutam a transmissão, mas como ela é muito ruim, eles não são capazes de saberem que a voz é do policial. Rick diz que é um policial, e que está indo em direção à Atlanta, e a transmissão cessa antes que os sobreviventes possam fazer contato.

Lori diz que vai à estrada avisar ao policial. Shane a proíbe, dizendo que não pode arriscar sua vida. Os dois discutem e vão até uma barraca no acampamento. Finalmente, Lori concorda com Shane e os dois se beijam apaixonadamente. Carl surge, e Lori diz que não vai a lugar nenhum, em seguida mandando-o fazer suas tarefas, embora não tenham sido especificadas quais eram.

the-walking-dead-s01e01-days-gone-bye-005

O combustível do veículo de Rick acaba. Ele para em um posto de gasolina, mas não encontra combustível. Ao vasculhar a região ele encontra uma casa onde uma família cometeu suicídio. O policial percebe a movimentação da garota que ele matou na introdução do episódio.

Depois que Rick mata Summer, ele vê um cavalo. O policial decide usá-lo como meio de transporte. Os dois chegam à Atlanta. Diferente do que Rick imaginava, a cidade está abandonada e com um cenário de destruição. Entrando na cidade, Rick percebe a presença de alguns zumbis, que assustam o cavalo. Rick o acalma, dizendo que eles são poucos.

De repente, Rick percebe um helicóptero a partir do reflexo de um prédio. O policial faz o cavalo acelerar o trote, e tenta seguir a aeronave. Infelizmente, ao cruzar a esquina, ele se repara com uma horda de centenas de zumbis. O cavalo empina, e Rick direciona-o para a outra direção. Infelizmente, o local também está cercado pelos zumbis, deixando Rick sem escapatória.

O cavalo derruba Rick e a saca de armas. O policial larga o objeto quando os zumbis tentam alcançá-lo. Rick vê com horror o cavalo sendo devorado pelos zumbis, e rasteja rapidamente para debaixo de um tanque. Infelizmente, os zumbis continuam a segui-lo. Rick aponta sua pistola para a própria têmpora. “Lori, Carl, eu sinto muito”, ele diz.

the-walking-dead-s01e01-days-gone-bye-006

No entanto, Rick percebe a existência de uma escotilha na parte inferior do tanque. Rick entra nela e a fecha. O policial olha para um soldado morto, que vira a cabeça. Rick o mata, mas o barulho do tiro o desorienta. Rick vai para cima e encontra uma escotilha, onde é capaz de voltar ao normal e ver a saca de armas, em meio a dezenas de zumbis. Eles escalam o tanque e tentam alcançá-lo, mas Rick fecha a escotilha.

Preso dentro do tanque e sem perspectivas de escapatória, Rick ouve uma voz no rádio, chamando-o de idiota. “Ei, você aí do tanque. Tá confortável aí dentro?”, a voz pergunta. Rick olha para o rádio, enquanto a cena corta para um vista aérea do tanque tentando ser aberto pelos zumbis, ironizando a fala da transmissão.

TRILHA SONORA:

EM BREVE!

PERSONAGENS:

– Os seguintes personagens apareceram neste episódio:

• Rick Grimes
• Shane Walsh
• Lori Grimes
• Dale Horvath
• Carl Grimes
• Morgan Jones
• Amy
• Lambert Kendal
• Leon Basset
• Duane Jones
• Glenn Rhee (voz)
• Jenny Jones (zumbificada)
• Summer (zumbificada)
• Sr. Siggard
• Sra. Siggard
• Hannah (zumbificada)

MORTES:

– Os seguintes personagens morreram neste episódio:

• Leon Basset (zumbificado)
• Hannah (zumbificada)
• Summer (zumbificada)
• Sra. Siggard
• Sr. Siggard
• Cavalo da família Siggard

VEJA TAMBÉM:

Notícias
Imagens do Episódio
Imagens do Set
Imagens Promocionais da 1ª Temporada

PRÓXIMO EPISÓDIO:

The Walking Dead – 1ª Temporada – Episódio 2: Guts

EPISÓDIO ANTERIOR:

Não existe.

CURIOSIDADES DO EPISÓDIO:

EM BREVE!

VÍDEOS DO EPISÓDIO:

EM BREVE!

2010-2017 | Walking Dead Brasil - Sua maior e melhor fonte brasileira sobre The Walking Dead.