Em um flashback, Lori e Shane estão na estrada para Atlanta, após fazerem sexo, o homem perguntou à mulher o que ela diria se Rick estivesse ali e ela responde que não sabia. No presente, Lori esta deitada no colo de Rick, lembrando-se deste triste acontecimento. Quando o bebê começa a chutar Lori, Rick e ela conversam sobre a possibilidade de que ela era uma menina e Rick diz que a mulher precisa de um berço para quando o novo membro da família nascer. Os dois se deitam para dormir, a mulher se vira e continua pensativa. No dia seguinte, Carol vai visitar Alice na enfermaria da prisão e diz que o lugar tinha ficado bonito, enquanto Billy convida Patricia para casamento de Maggie e Glenn, eles iram se casar ​​no bar com uma pequena cerimônia oficializada por Hershel. Michonne visitar Tyreese em sua cela e pula em seus braços chorando amargamente pelo que aconteceu com ela nas mãos do Governador.

Durante um jogo de basquete entre homens e mulheres do grupo, Carol e Lori voltam a se falar novamente e discutem a possibilidade de obter novas roupas de maternidade para a mulher grávida. Carl se sente mal ao perceber as conseqüências que implicava seu pai perder uma mão, mas ele encoraja-o dizendo que não era nada sério. Depois de Rick, Tyreese e Dale realizarem uma contagem de todas as armas, eles percebem que não será suficiente para afastar potenciais inimigos e Dale sugere à procura de munição na Estação da Guarda Nacional perto de Woodbury. Andrea, Tyreese, Michonne, Glenn, Maggie e Axel deixam a prisão no motorhome. Em sua cela, Rick se sente mal por não ser capaz de acompanhar o grupo e ao alterar as ataduras de sua mão decepada, Lori diz a ele que precisava falar sobre Shane.

Rick se recusa a falar com Lori sobre Shane e o homem confessa que ele sabe sobre o seu relacionamento amoroso com o amigo e que existia a possibilidade do bebê que ela estava esperando não ser dele. Lori está chocada com isso. Rick começa a chorar e Lor oi consola com tristeza. Enquanto viajam, na RV de Dale, todos conversam quando um andador lentamente se aproxima em direção a eles. Tyreese se oferece para atirar, mas não consegue mata-lo e Andrea mata a criatura. O homem pergunta a mulher se ela poderia lhe dar algumas lições de tiro quando eles voltasem para a prisão e ela aceita encantada. O grupo de busca se aproxima das redondezas de Woodbury e se perguntam onde a estação está. Ao urinar, Axel vê no chão o sinal indicando o caminho e todos vão até aquele lugar.

Ao chegar ao quartel, Tyreese dá ordens a todos para tomarem o que era útil e necessário. Glenn vem com um enorme caminhão que poderia servir para carregar coisas. O grupo pega vários tambores de combustível e muitas armas e granadas, então eles têm que sair. Antes de deixar o lugar, Andrea sugere para explodir o local para privar o exército de Woodbury de sua principal fonte de abastecimento, em seguida, eles explodem toda a propriedade.

O grupo para em um supermercado para pegar coisas enquanto Maggie pede Andrea para ajudar ela a pegar dois berços. Andrea entende que um era para Lori e depois pergunta a Maggie se ela também estava grávida. Ela diz que não sabe, mas está otimista sobre isso. Assim quando o grupo se prepara para deixar o supermercado, vários membros do povo de Woodbury vem em direção a eles e todo mundo fica em perigo.

Em uma tentativa de proteger Maggie, Glenn decide deixar o supermercado para tentar levar os soldados para longe mas Bruce imediatamente o reconhece e atira nele. Andrea mata Bruce de dentro das instalações, enquanto Michonne corta os outros com sua katana. Maggie corre para ajudar Andrea e Glenn e dispara no último soldado. Glenn sobrevive ao tiro de Bruce graças ao colete à prova de balas que ele estava carregando e depois Tyreese diz a todos que eles devem retornar rapidamente à prisão. Na penitenciária, Lori sofre contrações terríveis e procurar Rick dizendo que era hora de ter um bebê.

Todos vão ajudar a mulher e Alice diz que precisa do gerador ligado. Billy se oferece a liga-lo e no caminho recruta Dale para obter ajuda. Quando Billy e Dale percebem que precisam de mais combustível para manter o gerador em funcionamento, ambos vão para o estacionamento e lá eles são atacados por alguns caminhantes. O medo de Billy o impede de reagir adequadamente e Dale é o único a fazer todo o trabalho para matar as criaturas. Dale levanta as tampas traseiras dos carros e Billy pega o combustível até que de repente uma das criaturas morde o tornozelo de Dale. Billy fica terrivelmente assustado e corre de volta para a prisão, deixando o homem só. Quando o rapaz entra no estabelecimento, Andrea e os outros aparecem e perguntam o que ele estava fazendo lá fora. Billy em lágrimas diz o que aconteceu com Dale e milagrosamente, o velho os alcança rastejando e pedindo ajuda, ele recebe cuidados para sua perna. Na enfermaria, Lori finalmente dá à luz e Alice diz animada que era uma menina.

Mais tarde, Rick garante a Dale já amputado da perna, que Andrea o ama, mas o velho homem se recusa a acreditar. Maggie e Glenn começam a falar sobre a possibilidade de ter filhos, mas o rapaz é mostrado contra a idéia pois era muito perigoso em insistir numa família. Alice pede um favor a Andrea, pegar uma zumbi para ela fazer experiência e Rick fica furioso quando descobre o plano de Alice e sai do pátio pronto para matar o zumbi de Alice. A mulher o impede de matar a criatura dizendo que eles poderiam estudá-la para conhecer a origem de como tudo começou e possivelmente encontrar uma cura, o policial a avisa para ter cuidado.

Em outra parte da prisão, Carol compartilhada com Lori a necessidade incrível de ter um homem e ela é aconselhado a começar a valorizar mais e parar de tentar jogar-se nos braços do primeiro tipo que ela vê. Carol agradeceu por seu conselho e perguntou se ela cuidaria de Sophia se fosse necessário, a mulher responde que ela iria cuidar dela como se fosse sua própria filha. Carol agradece esse gesto e se levanta e diz para vai à procura de um homem. Lori leva na brincadeira as palavras de sua amiga e lhd pede para não se atrasar. Carol entra na cela de Billy Greene e sexualmente se insinua, eles acabam fazendo sexo. Depois de terminar, a mulher deixa ele e lentamente caminha em direção ao zumbi de Alice, que estava amarrado a um poste. Carol começa a falar com a criatura e diz a ele como todos tinham a posto de lado, considerando-a uma louca, ela pede que o zumbi seja seu amigo. Aos olhos de todos no pátio, Carol se aproxima e deixe a criatura morder seu pescoço suicidando-se.

Todos ficam horrorizados com o ato de Carol. Andrea rapidamente mata o zumbi e Tyreese lamenta a morte da ex-namorada que cai no chão pedindo para deixá-la morrer. Ela rapidamente volta como zumbi sendo morta definitivamente por Andrea. O grupo faz um enterro para a mulher e Sophia entra em estado de choque catatônico. Dale discute com a namorada sobre ela preferir Tyreese e a moça revela que ela e o homem são apenas bons amigos e que nunca largaria ele. No outro dia no pátio da prisão, Lori e Patricia cuidam das crianças que estão bricando, Dale e Andrea caminham, Maggie e Glenn insinuam ter um filho, Tyreese e Michonne jogam basquete e Hershel e Rick discutem a plantação enquanto Axel e Billy cuidam da horta. De repente o Governador e seu exército surgem com um tanque, carros e caminhões, todos armados, prontos para um ataque com o líder mandando matar todos do presídio.

INFORMAÇÕES:

Título: The Calm Before
Título em Português: Momentos de Calmaria
Escrito por: Robert Kirkman
Ilustração e Capa: Charlie Adlard
Cores por: Cliff Rathburn
Publicado por: Image Comics
Lançamento (EUA): 26 de Setembro de 2007
Lançamento (BRASIL): sem previsão
Edições: Edição 37 | Edição 38 | Edição 39 | Edição 40 | Edição 41 | Edição 42
Volume anterior: The Walking Dead Volume 6 – This Sorrowful Life
Próximo volume: The Walking Dead Volume 8 – Made to Suffer

PERSONAGENS DO VOLUME:

• Rick Grimes
• Lori Grimes
• Carl Grimes
• Dale
• Andrea
• Ben
• Billy
• Glenn
• Carol
• Sophia
• Tyreese
• Maggie Greene
• Hershel Greene
• Billy Greene
• Michonne
• Brian Blake
• Bruce Allan Cooper
• Alice Warren
• Sam
• Judith Grimes
• Shane (flashback)

MORTES:

• Bruce Allan Cooper (mencionado)
• Sam
• Carol (viva e zumbificada)
• Vários soldados de Woodbury não identificados

CAPA:

EDIÇÕES:

THE WALKING DEAD 37

THE WALKING DEAD 38

THE WALKING DEAD 39

THE WALKING DEAD 40

THE WALKING DEAD 41

THE WALKING DEAD 42