O grupo de sobreviventes chega na prisão com o motorhome de Dale pensando em começar uma vida nova naquele lugar. Depois de analisar as cercas e encontrá-los bastante seguras, o grupo decide começar a limpar o quintal cheio de caminhantes que invadiram o prédio e, em seguida, Rick e Tyreese estão se preparam para entrar, quando Andrea pára-os e diz que ela iria com eles. Depois de hesitar por um tempo Rick concorda. No motorhome, Allen manteve-se de guarda enquanto ele chorava por causa da morte de sua esposa e Chris junto com Julie observam as crianças. Sophia ganha vantagem em um jogo e pedi a Carl se ele queria ser seu namorado, mas o menino a rejeita.Quando mais caminhantes começaram a surgir dentro da prisão, Andrea voltou para o motorhome para pegar mais munição e, em seguida, retorna para a batalha e prova ser uma grande aliada contra as criaturas.

A noite, o grupo acampa novamente no motorhome, mas a escassez de alimentos em breve começa a preocupar-los. Rick decide que ele e Tyreese de manhã, adentrariam na prisão para encontrar comida. No dia seguinte, ambos vão e contemplam o quão maravilhoso o lugar é para se viver. Tyreese e Rick encontram a porta do refeitório fechado e, em seguida, preparam-se para abrir sabendo que possivelmente podia ter que enfrentar vários caminhantes trancados dentro. Grande é a surpresa de ambos, quando abrem e, em vez de caminhantes são quatro pessoas sentadas a uma mesa comendo tranquilamente.

Rick e Tyreese não hesitam duas vezes para aceitar a comida que as pessoas trancadas no refeitório da prisão oferecem. Axel logo percebe que os recém-chegados tinha sinais de ser salvadores e Rick esclarece que eles não eram e diz-lhes tudo o quão feio está a situação fora dos muros do recinto. Depois de Lori ouvir que os moradores da prisão não eram guardas, mas sim prisioneiros, ela torna-se histérica ao saber que crimes foram cometidos, em seguida, Axel revela que ele foi condenado por assalto à mão armada, Andrew abuso de substâncias, Thomas por sonegação de impostos e Dexter assassinato. Todos estão assustados com esta última confissão, mas, em seguida, o homem explica que ele só matou sua esposa e seu amante.

Dexter dá um passeio com Rick e Dale pela prisão e mostram que usaram a geladeira como banheiro. Depois de mostrar toda a instalação, Dexter diz a eles que poderiam ser instalados nas celas no andar de cima, em seguida, o grupo de Rick começa a acomodar suas coisas. Lori manifestou sua desconfiança dos presos a Carol e, em seguida, Rick diz-lhes que pretende convidar a família Greene para viver com eles. Embora Lori discordasse, pelo o que Hershel tinha feito a eles, Rick e Dale pegam o motorhome e retornam à fazenda Greene, onde depois de falar com o fazendeiro, ele concorda em se deslocar para a prisão.

Rick e todos os moradores da fazenda viajam para a prisão e uma vez instalado, Hershel pede desculpas a Rick por seu comportamento passado. Julie e Chris acabam fazem sexo em uma parte remota da prisão, e depois de professar o amor que sentia um pelo outro, procedem à execução do plano macabro para cometer suicídio juntos que eles tinham em mente. Um tiro acorda todos na prisão e, em seguida, Rick corre para descobrir o que aconteceu. Rick encontra Tyreese a lamentar tristemente sobre o corpo de sua filha e vê Chris encolhido em um canto, muito arrependido do que tinha acontecido. Rick tenta acalmar Tyreese quando ele começa a pedir para a sua filha voltar para ele e, em seguida, ela revive como zumbi e tenta atacar seu pai.

Rick grita com Tyreese para ficar longe de Julie para que ele possa atirar, mas o homem se recusa e diz que ele nunca tentou argumentar com qualquer uma das criaturas. Antes de Tyreese poder falar com sua filha morta, Chris dispara na menina zumbi na cabeça e a mata novamente. Tyreese completamente fora de si se lança sobre o jovem e começa a sufocá-lo na frente de Rick, que tenta impedi-lo, mas sem sucesso. Tyreese assassina Chris, em seguida, pede a Rick para deixá-lo sozinho com o cadáver do menino. Rick vai até as celas e fala o que aconteceu aos outros. No dia seguinte, Rick vê Tyreese queimando os corpos e observa que o homem não mostrou nenhuma reação à morte de sua filha e isso o deixa chocado. Rick pede a Lori para observar tudo enquanto ele estiver ausente por alguns dias e, em seguida, pega uma motocicleta que estava na garagem e deixa a prisão.

Enquanto isso, Glenn e Maggie caminham pelos corredores da prisão em busca de um lugar onde pudessem ficar a sós, ao encontrar um barbeiro eles tem relações sexuais. Em seguida, ambos retornam com novo corte de cabelo e isso excita as gêmeas Greene, que também se dirigem rapidamente para o local para obter um novo corte. Tyreese pede a Glenn para preparar um grupo para finalmente limpar o ginásio dos caminhantes restantes e, em seguida, ambos vão na companhia de Andrea e Billy para fazer o trabalho. Quando eles tão fazendo o trabalho, Tyreese, completamente frustrado pela morte de sua filha, deixa o grupo e vai mais a fundo na horda de caminhantes embora Andrea tente impedi-lo. Enquanto isso, Rick viaja até o acampamento de Atlanta. Rick leva uma pá e desenterrar o corpo de Shane, descobrindo que não havia necessidade de ser mordido para reviver como um zumbi. Rick diz a ele que iria matá-lo de novo só porque ele não conseguia dormir sabendo que Shane ainda estava vivo mesmo enterrado. Depois de dar o golpe de misericórdia na cabeça, o policial deixa-o dizendo que não valia a pena enterro. Na prisão, Hershel encontra os corpos decapitados de suas filhas gêmeas na barbearia do prédio e fica horrorizado.

Hershel chora de tristeza ao ver suas filhas decapitadas e mortas na barbearia, em seguida, Maggie encontra-o e fica horrorizada com essa descoberta. Quando de repente as cabeças das gêmeas começam a reviver, Maggie fica com medo e fica completamente apavorada. No ginásio, Andrea tenta ajudar Tyreese mas percebe que a situação estava se tornando insustentável e é forçada a recuar por Glenn. Tyreese fica rodeado por caminhantes, enquanto outros desistem do ginásio. Lori e Carol acabam de tomar banho quando Andrea aparece e fala que talvez Tyreese havia morrido. Carol cai devastada com esta notícia.

Após saberem da morte das meninas Greene, o grupo de Atlanta está convencido de que um dos presos tinha sido responsável e corajosamente Lori acusa Dexter. O grupo decide bloquear os detentos em suas celas até que eles descubram quem é o assassino e Lori retorna para consolar Carol. Enquanto ela está tentando encorajar a amiga, Carol completamente perturbada a beija-a na boca. Carol pede desculpas rapidamente.

No dia seguinte, Rick voltou para a prisão e Dale diz o que tinha acontecido na sua ausência, incluindo a suposta morte de Tyreese. Rick se recusa a acreditar que Tyreese tenha morrido e vai para o ginásio onde encontra o amigo deitado no chão depois de eliminar todos os caminhantes. Lori e Carol felizes ao ver Rick e Tyreese e logo depois o policial vai conversar com Dexter para perguntar se ele tinha algo a ver com a morte das gêmeas. Dexter nega ser responsável, mas Rick não acredita nele. Na lavanderia, Andrea estava prestes a retirar a roupa da máquina de lavar quando Thomas entra no quarto e a pergunta o que ela estava fazendo. Andrea explica que ela planejava usar os uniformes da prisão para transformar novas roupas para vestir e pede ajuda. Thomas se recusa a ajudá-la e, em seguida, puxa uma enorme faca que usou para decapitar as gêmeas. Andrea luta com o homem, mais ele a coloca no chão.

Enquanto isso Andrew visita Dexter e ambos começam a eclodir um plano para expulsar o grupo de Rick da prisão. Dentro do ginásio, Tyreese e Carol limpam o lugar, mas logo acabam fazendo sexo no chão. Andrea escapa de Thomas indo pro pátio gritando por ajuda, seguido de perto pelo psicopata. Rick intervém para resgatá-la, em seguida, ele derruba Thomas convencido de que ele era realmente o responsável pela morte das meninas Greene. Rick descontroladamente bate no réu até desfigurar completamente a face dele e quebrar sua mão no processo, até que seja parado por Tyreese para evitar matar o homem. Lori repreende Rick quando ele diz que Thomas deve morrer pelo o que ele tinha feito e, em seguida, surge uma discussão entre os dois. Rick diz a ela que a nova regra foi “você matar, você morre” em seguida, todos, exceto Lori, dão suporte a sua postura. Lori continua firme contra a idéia, mas, Rick grita para ela calar a boca de uma vez por todas.Rick diz a todos que eles estavam indo para punir Thomas.

Rick vai até Lori e Carl e pede desculpas por seu comportamento passado. Rick explica por que eles deveriam matar Thomas e Lori finalmente compreende e aceita a decisão. Então, depois de ser tratado por Dale, Rick libera Dexter de sua cela e diz quem era o assassino. Rick diz aos Greene quem foi o responsável pelas mortes das meninas e depois vai para o refeitório, onde Glenn e Tyreese, mantiam Thomas preso. Mais tarde, Glenn visita a perturbada Maggie e, em seguida, a mulher diz que talvez o melhor que os dois poderiam fazer eram acabar o relacionamento, porque afinal de contas, eventualmente, eles iriam morrer como todo mundo.

Mais tarde, Patricia solta Thomas mesmo depois doo que ele tinha feito, mas ela é atacada pelo psicopata que tenta matá-la. Durante a breve luta, Patricia consegue pedir ajuda. Seis tiros são ouvidos por trás do réu, que cai morto no chão revelando que Maggie estava atrás dele com uma arma na mão e ela confessa que “agora se sentia um pouco melhor.”

A pedido do grupo, Hershel joga o corpo de Thomas aos zumbis que estavam fora da prisão e, em seguida, o agricultor observa sem remorsos como o homem foi feito em pedaços e comido pelas criaturas. Quando finalmente parecia que a calma tinha chegado à prisão, Dexter, Andrew e Patricia ficam contra o grupo de Atlanta em uma tentativa de expulsar Rick e os outros da prisão.

INFORMAÇÕES:

Título: Safety Behind Bars
Título em Português: Segurança Atrás das Grades
Escrito por: Robert Kirkman
Ilustração e Capa: Charlie Adlard (ilustrações) | Tony Moore (capa)
Cores por: Cliff Rathburn
Publicado por: Image Comics
Lançamento (EUA): 18 de Maio de 2005
Lançamento (BRASIL): 28 de Março de 2018 (Panini)
Edições: Edição 13 | Edição 14 | Edição 15 | Edição 16 | Edição 17 | Edição 18
Volume anterior: The Walking Dead Volume 2 – Miles Behind Us
Próximo volume: The Walking Dead Volume 4 – The Heart’s Desire

PERSONAGENS DO VOLUME:

• Rick Grimes
• Lori Grimes
• Carl Grimes
• Dale
• Andrea
• Allen
• Ben
• Billy
• Glenn
• Carol
• Sophia
• Tyreese
• Julie
• Chris
• Maggie Greene
• Hershel Greene
• Billy Greene
• Susie Greene
• Rachel Greene
• Patricia
• Otis
• Axel
• Dexter
• Andrew
• Thomas Richards
• Shane (zumbificado)

MORTES:

• Julie (viva e zumbificada)
• Chris (vivo e zumbificado)
• Shane (zumbificado)
• Susie Greene (viva e zumbificada)
• Rachel Greene (viva e zumbificada)
• Thomas Richards

CAPA:

EDIÇÕES:

THE WALKING DEAD 13

THE WALKING DEAD 14

THE WALKING DEAD 15

THE WALKING DEAD 16

THE WALKING DEAD 17

THE WALKING DEAD 18