Abraham desperta suado ao lado de Rosita e diz a si mesmo que seria a primeira vez que sairia fora. Rick prepara café da manhã para Carl e lembra de Lori e começa a chorar. Depois de dormir com Michonne, Morgan confessa que sentiu que tinha traído a memória de sua esposa e a mulher se ofende e diz a ele que o que aconteceu entre eles foi um erro. Embora tivessem falado que estavam indo em busca de recursos para o dia, Glenn e Abraham olham as armas e comida no porão da comunidade e o rapaz asiático usa a distração de Olivia para deixar uma janela aberta na sala. Momentos depois, Rick e Glenn se infiltram no porão de armas e tiram algumas coisas para eles.

Heath visita Scott no escritório da Dra. Cloyd. Scott se oferece para pegar coisas, mas a médica diz que ele tinha feito o melhor que podia e aconselha apenas esperar se recuperar. Abraham começa a trabalhar com o grupo de construção liderado por Tobin e começa a coletar os materiais que precisavam para levantar as paredes. De repente, o grupo é atacado por uma horda de caminhantes e Holly é tomada de surpresa. O sargento ajuda contra as ordens de Tobin, que diz que a mulher já era. Abraham salva a mulher das criaturas e todos ficam surpresos com a reação do sargento. Holly e Abraham começam a atirar nas criaturas e logo a ameaça está contida. Rick e Glenn pegam algumas das armas do arsenal e Rick pede ao garoto para manter todo o assunto em segredo. Lá fora, o Sargento repreende Tobin para tentar deixar Holly para morrer e lhe dá um golpe no estômago. O homem assume o comando do grupo de construção e os instrui a terminar a obra mais rápido.

Abraham continua repreendendo Tobin e pergunta quantas pessoas foram deixadas para morrer sob o disfarce de “fazer o que era melhor para o grupo”. Depois, Holly agradece o que ele tinha feito para ela e o sargento diz que ela não tinha nada que agradecer. O grupo de construção termina o trabalho na metade do tempo com as instruções de Abraham e voltam para casa. Em casa, Andrea se recusa a pegar a arma que vem da mão de Rick e o repreende por colocar a estabilidade que tinham em risco. Rick tenta convence-la alegando que ele estava apenas tentando dar a Carl um lugar seguro para viver e Andrea diz a ele que a criança estava ótima. Tobin visita Douglas e diz que Abraham teve que resgatar Holly, e então diz a ele como estava arrependido por não ter tido a coragem de fazer o que ele tinha feito. Tobin expressa o quão surpreso ele estava pelas habilidades do grupo de Rick dizendo-lhe que eles foram as melhores coisas que apareceu, e, finalmente, diz a Douglas que tinha decidido ceder seu posto como líder da equipe de construção para Abraham.

O grupo de Rick se muda para um novo bloco. O padre Gabriel finalmente tem a oportunidade de realizar a primeira missa oficial na comunidade e secretamente chora agradecendo a Deus por dar-lhe uma missão na vida. Enquanto caminhava pelo bairro fazendo o seu trabalho, Michonne manifesta como se sentia ridícula com seu novo trabalho à Rick, mas o homem diz que era melhor começar a se acostumar. Glenn se prepara para sair na sua primeira missão oficial como um corredor de busca, juntamente com Heath e fica surpreso que Maggie e Sophia estavam indo se despedir. Enquanto se aventuram pelas cidades, o jovem asiático percebe que tinha perdido a agilidade e habilidade que tinha anteriormente, mas garante ao seu novo companheiro que iria recuperar no futuro. O padre Gabriel faz uma oração na sua paróquia, pedindo para esquecer todas as coisas que ele tinha visto e visita Douglas em seu escritório e avisa que o grupo de Rick não eram boas pessoas.

O padre Gabriel tenta convencer Douglas a expulsar Rick e os outros na comunidade dizendo que eles eram assassinos, mas o líder pede para ele parar de desperdiçar o seu tempo e fazer seu próprio negócio. Quando Rick faz sua vistoria noturna nas ruas, tem a oportunidade de conhecer Peter Anderson, que chama a atenção pelo comportamento estranho. Em Washington, Glenn e Heath estão presos no telhado de um edifício, pois os caminhantes invadiram o caminho que este último sempre usou. No dia seguinte, os dois são surpreendidos mais uma vez, ao ver que o caminho ainda não tinha sido liberado pelas criaturas, eles encontram um outro grupo de sobreviventes presos em uma loja. Glenn e Heath são testemunhas de como os membros deste grupo sacrificam um deles para escapar e ficam horrorizados com isso.

Em Alexandria, Rick conversar com Michonne sobre Pete e seu comportamento estranho e então a mulher o encoraja a investigar se eles acham tão conveniente. O policial então vai para a casa da família Anderson e conversa com Jessie, que inicialmente se recusa a falar com ele mas finalmente, diz o que o marido estava fazendo a ela. E ambos são interrompidos pela chegada de Pete que pede para Rick sair para evitar problemas para a mulher.

Rick encontra Douglas no cemitério e diz o que estava acontecendo, então pergunta qual era o protocolo para tais situações. Douglas disse que não tem um e Rick fica furioso quando descobre que ele não interviu mais cedo no caso pela necessidade dos cuidados médicos do homem. Rick diz a Douglas que ele iria tomar o assunto em suas mãos e volta para casa dos Andersons.

Rick bate na porta e Pete responde com raiva. O policial ouve os soluços de Jessie em segundo plano e antes que o homem pudesse falar, o policial lhe dá um soco na cara e diz a ele para não vai permitir que siga batendo em sua esposa e filho. Os dois homens começam a lutar ferozmente e acabam destruindo todo o lugar. Douglas, Michonne e outros moradores da comunidade vem para a casa para ver o que estava acontecendo e Rick diz que ele não iria permitir que essas coisas continuem acontecendo “embaixo de seu nariz”. Douglas tenta impedi-lo, mas, Rick toma a arma que havia escondido e aponta para o homem. Rick diz que ele não iria deixar pessoas como Pete colocar em risco a vida de todos e, finalmente, diz a Douglas que ele não serve como um líder. Michonne atinge Rick na cabeça com uma pedra e o derruba no chão. O policial a olha surpreso e então a mulher lhe toma a arma.

Rick pergunta a Michonne por que ele havia o traído e a mulher responde que era só ele olhar ao redor. Rick percebe todo o dano que tinha causado e pergunta a si mesmo o que tinha feito. Em Washington, DC; o grupo de sobreviventes que tinha sacrificado um de seus próprios, ouve as motocicletas de Glenn e Heath, e ficam em alerta. No escritório da Dra. Cloyd, Rick e Pete foram tratados pela médica e logo críticas do comportamento do policial começaram a ser ouvidas. Douglas fala com Rick e diz a história de como ele teve que exilar o seu amigo e fundador da Zona Segura de Alexandria devido a ele ter se tornado um perigo para todos e diz a Rick que não quer fazer o mesmo com ele. Rick responde que não queria ser o líder do lugar e revela a história de como foi lhe dado o cargo de Shane como chefe de seu grupo. Rick confessa que nunca pediu por essa posição e diz que, por algum motivo, todos começaram a confiar nele para tomar as decisões corretas.

Abraham se prepara para levar as coisas para Andrea, para seu primeiro dia de trabalho na torre e os dois batem-papo sobre o comportamento de Rick. Enquanto isso, Douglas acompanha Rick pela comunidade até a escola e pede que depois de conversar com Carl, ele fosse ir vê-lo em seu escritório. O policial encontra Maggie na escola e a agradece por cuidar de seu filho, mas quando ele tenta falar com Carl, a criança é fria com ele e o deixa novamente abandonado. Rick vai falar com Douglas e pergunta se ele iria sair de seu posto como policial, mas, em seguida, o homem diz que não foi por isso que ele queria falar com ele e mostra a arma que Rick tinha anteriormente. Douglas dá a Rick a permissão para continuar carregando a arma e diz que ele se sentiria mais seguro se o policial tivesse sua arma. O velho confessa que confia muito nos instintos de Rick, mas avisa para ele não voltar a questionar sua liderança na frente dos outros. Rick promete não fazer isso e então sai.

Enquanto voltava para casa, Rick cruza com Michonne e tenta se desculpar com ela, mas ela diz para ele que não quer entrar em seus assuntos. Rick chega em casa e vai direto para o seu quarto, onde, depois de vasculhar suas coisas, pega o telefone antigo com que falou com a falecida Lori, e começa a falar com ela, ele confessa para ela sentiu que estava perdendo o controle. Carl então entra no quarto e descobre o que seu pai estava fazendo.

Carl pergunta sobre a pessoa que estava do outro lado da ligação e o policial não tem escolha a não ser dizer a criança que era Lori. Carl começa a chorar ao ouvir isso com muito medo de seu pai, mas, Rick o calma e diz que ele estava apenas fingindo falar com a mulher, porque isso o fazia se sentir bem. Carl tenta falar com ela, mas não ouvi nada do outro lado e puxa o telefone e sem rodeios diz a seu pai que Lori estava morta.

Abraham e os outros se recolhem para deixar Andrea terminar seu primeiro dia na torre de vigia e Spencer aproveita a oportunidade para convidar a garota para jantar. Na casa onde ele havia sido colocado para separá-lo de sua família, Pete fica histérico com o que tinha acontecido e friamente planeja o que fazer.

Andrea acompanha Spencer até sua casa para jantar e durante a conversa, ela está prestes a beijá-lo, mas lamenta no último momento em lágrimas dizendo que ela não podia fazer aquilo, porque ela ainda amava Dale. Andrea confessa que aceitou o convite só porque ela se sentia muito só e Spencer entende e diz a ela que não havia nenhum problema.

Depois de voltar de Washington e colocar Sophia para dormir, Glenn tenta convencer Maggie a ter relações sexuais, mas ela se recusa e os dois acabam discutindo. Finalmente a mulher confessa qual foi o motivo para que ela tenha começado a se comportar friamente com ele e Glenn reafirma seu amor por ela.

Com a morte de Scott depois de vários dias de agonia, Douglas, Rick e os outros partiram para matar o rapaz antes dele reviver e começam a considerar a possibilidade de um funeral em sua memória. Ao mesmo tempo, Andrea e Spencer jantam amigavelmente, até que ela vê passar através da janela um homem com uma faca e ambos saem para investigar.

Pete chega no lugar onde Rick e os outros estavam discutindo o que fazer com o corpo de Scott, o homem ameaça matar Rick. Regina Monroe repreende Pete pelo o estava fazendo e o homem grita para ela não se intrometer e corta o pescoço dela instintivamente. Spencer se atira contra o homem e o joga no chão. Regina morre nos braços de Douglas. Rick pega sua arma e aponta para Pete dizendo que ele não pertencia ao lugar porque era um perigo para todos. Douglas dá permissão para Rick matar Pete. Rick atira nele sem piedade e o som do tiro alerta o grupo de bandidos que Glenn e Heath tinha visto em sua viagem a Washington.

Os Catadores de Washington decidem seguir o som produzido pelo disparo de Rick e estão se aproximando rapidamente de Alexandria. Moradores da comunidade também deixam suas casas depois de ouvir o mesmo som, mas Rick assegura-lhes que tudo estava sob controle e os exortou a voltar para suas casas.

No dia seguinte, Rick visita Jessie para perguntar como ela estava levando a morte de seu marido e a mulher respondeu que se sentia muito culpada por estar aliviada. Rick a consola e a mulher começa a chorar amargamente em seus braços.

Mais tarde, depois do funeral dos últimos mortos, todo mundo fica assustado com um tiro que vem de fora e Rick e seus amigos correm para ver o que aconteceu. Rick encontrou os bandidos de Washington no portão principal e pergunta o que ele poderia fazer por eles. O líder do grupo, Derek, pede para deixá-los entrar e um ponto vermelho aparece no peito de Rick. O policial se recusa a deixá-los entrar e Andrea acaba com um atirador que estava ameaçando seu amigo. O líder dos bandidos está chocado com isso e eles começam um tiroteio, atraindo milhares de zumbis por perto.

O grupo finalmente enterrar seus mortos e Rick fala para Douglas Monroe que ele deveria dizer algumas palavras para acalmar as pessoas por tudo o que tinha acontecido. Douglas se recusa, alegando que ele não serve para manter essas pessoas em segurança e diz ao policial que, na verdade, foi graças a ele que tinham sido salvos de Pete e dos bandidos. Douglas termina sua frase dizendo que a comunidade de Alexandria realmente precisava de Rick e dá ao homem a liderança de todo o lugar.

INFORMAÇÕES:

Título: Too Far Gone
Título em Português: Indo Longe Demais
Escrito por: Robert Kirkman
Ilustração e Capa: Charlie Adlard
Cores por: Cliff Rathburn
Publicado por: Image Comics | Skybound Entertainment
Lançamento (EUA): 24 de Novembro de 2010
Lançamento (BRASIL): sem previsão
Edições: Edição 73 | Edição 74 | Edição 75 | Edição 76 | Edição 77 | Edição 78
Volume anterior: The Walking Dead Volume 12 – Life Among Them
Próximo volume: The Walking Dead Volume 14 – No Way Out

PERSONAGENS DO VOLUME:

• Rick Grimes
• Carl Grimes
• Morgan Jones
• Andrea
• Glenn
• Sophia
• Maggie Greene
• Michonne
• Abraham Ford
• Rosita Espinosa
• Eugene Porter
• Gabriel Stokes
• Heath
• Scott
• Tobin
• Bruce
• Douglas Monroe
• Regina Monroe
• Spencer Monroe
• Olivia
• Nicholas
• Denise Cloyd
• Peter Anderson
• Jessie Anderson
• Ron Anderson
• Barbara
• Holly
• Derek e Os Catadores
• Beth Ford (mencionada)
• Carter (mencionado)
• Jessica (mencionada)
• Barnes (mencionado)
• Richards (mencionado)

MORTES:

• Scott
• Regina Monroe
• Peter Anderson
• Derek
• Os Catadores
• Alexander Davidson (destino confirmado)
• Beth (destino confirmado)
• Carter (destino confirmado)
• Jessica (destino confirmado)
• Barnes (destino confirmado)
• Richards (destino confirmado)

CAPA:

EDIÇÕES:

THE WALKING DEAD 73

THE WALKING DEAD 74

THE WALKING DEAD 75

THE WALKING DEAD 76

THE WALKING DEAD 77

THE WALKING DEAD 78