ATENÇÃO: Esta página contém SPOILERS.

→ Página de informações sobre o personagem Shane Walsh da História em Quadrinhos. Para informações sobre o personagem Shane Walsh da Série de TV, confira Shane Walsh (TV).

Shane Walsh é personagem da série de quadrinhos criada por Robert Kirkman, The Walking Dead. Sua primeira aparição ocorreu na edição número 1, lançada em 2003 pela Image Comics. Sendo bastante notável pelo seu bravo temperamento, é considerado um dos mais fortes personagens que já existiram no mundo de Walking Dead.

Após uma ameaça zumbi ameaçar todo o globo, Shane Walsh primeiramente pensou na segurança de Lori e Carl, mulher e filho do seu melhor amigo, Rick. Na estrada, acabou criando um laço amoroso profundo pela mulher do vice-xerife, com quem teve um envolvimento sexual por uma noite. Quando Rick retornou vivo, o homem passou a sofrer fortes ataques de loucura, e acabou sendo tragicamente morto por Carl Grimes.

PERFIL DO PERSONAGEM:

Nome: Shane Walsh
Status: Morto
Sexo: Masculino
Idade: 25 anos
Ocupação: Policial (Pré-Apocalipse) | Um dos principais líderes do grupo de Atlanta (Pós-Apocalipse)
Família: Judith Grimes (possível filha, morta)
Primeira Aparição: Edição 1
Última Aparição: Edição 6
Interpretado na Série de TV por: Jon Bernthal

RESUMO DA JORNADA DE SHANE WALSH:

A VIDA PRÉ-APOCALÍPTICA 

O dia do acidente

Shane era policial em Cynthiana, Kentucky, local onde viveu durante maior parte da vida. Ainda no seu curso, conheceu Rick Grimes, com quem desenvolveu uma grande amizade, tratando este como seu irmão.

Em uma certa perseguição policial, ele, Rick e outros ajudantes do grupo policial participaram de uma troca de tiros com bandidos. Em meio ao tiroteio, o vice-xerife fora atingido na frente de Shane, entrando em coma.

O INÍCIO DA EPIDEMIA E O CASO COM LORI

Quando Shane viu que a crise da epidemia estava se tornando catastrófica, pensou primeiro no que seu melhor amigo teria feito, e se preocupou com a segurança de Lori e Carl, levando-os até Atlanta.

Quando chegaram na cidade, Lori passou a se mostrar depressiva, pois sentia que seu marido estava morto, e mostrava-se culpada por ter deixado “abandonado” no hospital. Em meio a tantas preocupações e medo, se entregou para Shane, com quem teve um envolvimento sexual por uma noite, ainda na estrada.

Nota: Quando Lori e Shane iniciam o tal ato, este mencionou que esperou por isso há muito tempo, insinuando que poderia ter atração pela mulher antes da epidemia.

Mais tarde, indagou Lori sobre Rick, questionando-a se assumiria o caso, se o vice-xerife, por algum milagre, ainda estivesse vivo. A mulher por sua vez, mostrou-se indecisa quanto ao assunto.

Quando o centro de Atlanta mostrou-se tomado pelos mortos, Shane levou Lori e Carl para uma área retirada, e acabou conhecendo o velho Dale, que havia montado um acampamento. Sendo assim, acabou tornando-se líder, graças ao seu comportamento, e a todo momento chegou a comentar que o governo algum dia chegaria para salvar a todos ali e estabilizarem novamente o sistema.

DAYS GONE BYE

Quando Rick voltou, e vivo, Shane inicialmente mostrou-se feliz ao ver o melhor amigo. No entanto, com a chegada do vice-xerife, Lori cortou totalmente o relacionamento entre os dois, deixando-o inconsolado. Mesmo aparentando estar bem com a decisão da mulher, mostrou-se inconsciente e com ciúmes da relação do irmão e da mulher.

Obcecado, foi atrás de Lori e começou a dizer que os dois precisavam ficar juntos, e que era mais do que necessário. Esta por sua vez, mandou ele parar de agir daquele jeito, e que nada daquilo tinha sido real e que no geral, foi um grave erro por parte dos dois. Logo, começou a armar uma briga com Rick, com graves xingamentos e questionamentos sobre a liderança do acampamento.

Enquanto Rick gostaria que mudassem o acampamento para um lugar mais seguro, Shane insistiu que eles ainda seriam salvos pelo exército. Quando o acampamento foi atacado por uma horda de mortos-vivos, a briga entre os dois cresceu de forma ainda mais notável, sendo que, ao ver Lori ficar ao lado de Rick, ficou aparentemente louco.

Naquela noite, atraiu Rick para a floresta, onde apontou a arma para a cabeça do melhor amigo, e o confrontou, dizendo que ele deveria “ter ficado morto”, para que pudesse seguir normalmente a vida com Lori.

A TRÁGICA MORTE DE SHANE WALSH

Ao notar a loucura dele, Carl seguiu o homem e o pai até a floresta, e, ao ver Rick em uma situação crítica de vida ou morte, não hesitou ao puxar o gatilho e matar Shane. Em poucos minutos, estava engasgado com o próprio sangue.

SEGURANÇA ATRÁS DAS GRADES | SHANE ZUMBI

Após eventos que abalaram a prisão, Rick descobriu que todos estavam infectados. Sem pensar duas vezes, o xerife voltou até Atlanta e matou Shane, por misericórdia, afirmando que o melhor amigo foi um bom homem.

VÍTIMAS MORTAS:

Essa lista mostra as vítimas que Shane Walsh matou:

• Grande quantidade de zumbis.

CURIOSIDADES:

• Shane foi o primeiro personagem dos quadrinhos apto e disposto a matar um sobrevivente.
• Carl matou Shane – enquanto este ameaçava seu pai -, e Rick o matou quando voltou como morto-vivo. Na série de TV, acontece ao contrário.
• Shane sobreviveu somente até a edição 06, e morreu ainda no acampamento de Atlanta, enquanto na série de TV, sobreviveu até a fazenda Greene.
• Nos quadrinhos, Shane nunca soube que Lori ficou grávida, e que possivelmente teria uma filha.
• A arte dos quadrinhos onde mostra Shane sendo atingido pelo tiro, é uma das favoritas do produtor Greg Nicotero.