ATENÇÃO: Esta página contém SPOILERS.

→ Página de informações sobre o personagem Rick Grimes da História em Quadrinhos. Para informações sobre o personagem Rick Grimes da Série de TV, confira Rick Grimes (TV).

Rick Grimes é o protagonista da série de quadrinhos criada por Robert Kirkman, The Walking Dead. Sua primeira aparição ocorreu na edição número 1, lançada em 2003 pela Image Comics. Visto como um anti-herói, enfatiza principalmente os códigos e valores morais.

Após ser atingido por um tiro inimigo em uma ação policial, Rick entra em coma e fica assim por dias. Ao acordar, se depara com um sistema caído, e com um vírus zumbi que consome grande parte do globo. Desesperado, sai a procura de sua familia – sua esposa e filho, Lori e Carl Grimes -, indo de encontro a um grupo de sobreviventes formado em Atlanta, onde curiosamente, eles estão. Aos poucos, começa a emergir o espírito de liderança por parte do antigo vice-xerife, e em meio a grandes disputas, assume de vez o cargo em questão. Através de inúmeras experiências, tudo culminou na liderança da Zona Segura de Alexandria, em Washington, onde atualmente reside com demais sobreviventes, e aqueles que restaram de sua família.

PERFIL DO PERSONAGEM:

Nome: Rick Grimes
Status: Vivo
Sexo: Masculino
Idade: 29 anos (Edição 1) | 35 anos (Edição 137)
Ocupação: Policial (Pré-Apocalipse) | Líder de grupo de sobreviventes (Pós-Apocalipse) | Líder da Zona Segura de Alexandria (Pós-Apocalipse)
Família: Lori Grimes (esposa, falecida) | Carl Grimes (filho) | Judith Grimes (possível filha, falecida) | Jeffrey Grimes (irmão)
Primeira Aparição: Edição 1
Última Aparição:
Interpretado na Série de TV por: Andrew Lincoln

RESUMO DA JORNADA DE RICK GRIMES:

A VIDA PRÉ-APOCALÍPTICA 

Pré-Apocalipse LifesRick Grimes viveu em Cynthiana, Kentucky durante grande parte de sua vida. Cursou a faculdade de administração policial, visando engrenar no tal cargo. Graças ao seu irmão mais novo, Jeffrey Grimes, Rick conheceu uma bela garota chamada Lori. Devido à problemas envolvendo os estudos e que consequentemente poderiam afetar o futuro profissional, eles decidiram não continuar com um relacionamento fixo, apenas mantendo contato à distância. Logo após seu primeiro ano de faculdade, Lori largou os estudos e voltou para Cynthiana, onde estabeleceu romanticamente uma relação com Rick, que resultou mais tarde, no casamento. Com a carreira policial em ascensão, Rick e Lori tiveram tempo de dar um novo passo relacionamento, dando a luz ao pequeno Carl.

O ACIDENTE

O dia do acidenteEm uma missão de trabalho, Rick e seus demais parceiros foram atrás de criminosos, e acabaram se envolvendo em um crítico tiroteio. Em um momento de distração, Rick fora atingido por fogo inimigo, e acabou em coma devido às complicações que o mesmo trouxe. Nunca fora exatamente informado o real tempo em que o vice-xerife ficou em coma, mas estimula-se que tenha sido mais ou menos o equivalente a um mês.

O DESPERTAR DO COMA

Dias passadosCerto dia, Rick acorda totalmente desesperado no Hospital Harrison Memorial, e sai ofegante em busca de ajuda. Ao sair do quarto, depara-se com uma visão tenebrosa: uma cidade totalmente destruída, e corpos visivelmente de mortos reanimados e caminhando nas ruas de Cynthiana. Após pegar uma bicicleta – posicionada em uma curiosa e triste figura zumbificada -, Rick volta para sua casa, em busca da familia.

Ao chegar no local, nota que a casa fora invadida, e que nada ali restou. Desesperado, volta para a rua em busca de ajuda, quando é apanhado por um sobrevivente chamado Morgan Jones, e seu filho Duane.

Refugiados em uma casa, Rick aproveita e questiona Morgan sobre o que realmente aconteceu para tudo estar do jeito como se encontra. Sem hesitar, o homem conta tudo que se sabe sobre a atual e crítica situação do sistema social, e informa sobre um acampamento de sobreviventes instalado pelo governo em Atlanta. O policial informa que o melhor a se fazer no momento é buscar por armas, e que precisa reencontrar a família.

Juntos, os três partem para o departamento de policia, e Rick fornece munição, armas e um carro para os dois sobreviventes. Após isso, e já com o equipamento necessário, parte para Atlanta – deixando Duane e Morgan para trás. Sem gasolina, o xerife para em uma casa de fazenda, mas acaba encontrando os moradores do local mortos devidos ao surto inicial. No estábulo da fazenda, acaba encontrando um cavalo, que acaba servindo como seu companheiro para continuar a viagem para a cidade grande.

A CIDADE DOS MORTOS

A cidade dos mortosAo chegar em Atlanta, percebe que tudo ali pertence aos mortos. Não existe acampamento, não existe governo. Está tudo praticamente deserto e completamente destruído. Ao ser encurralado por uma horda de mortos-vivos – que acaba devorando o cavalo companheiro -, Rick é salvo por Glenn Rhee, um carismático sobrevivente que o convida para se unir ao seu grupo, que permanece em um acampamento improvisado, longe das áreas mais superlotadas da cidade.

O ACAMPAMENTO DE ATLANTA

Atlanta CampAo chegar no acampamento, Rick se depara com Lori e Carl são e salvos, além de seu amigo e velho companheiro de trabalho, Shane Walsh. Após a emoção de reencontrar a família, aproveita para conhecer mais dos atuais membros do grupo: um simpático velhinho – fundador do acampamento – chamado Dale, as irmãs Andrea e Amy, Allen e sua esposa e filhos Donna, Ben e Billy, um mecânico chamado Jim, e uma bela e viúva jovem chamada Carol Peletier, e sua filha Sophia.

Lá, Rick descobre que Shane foi quem salvou Lori e Carl assim que soube da situação.

Após alguns dias, mais precisamente em uma trágica noite de inverno, o acampamento é invadido por uma pequena horda, que levou à primeira baixa do grupo, que incluiu até mesmo a carismática Amy e o bastante conturbado, Jim.

Após o trágico acontecimento, uma tensão começou a emergir diante Rick e Shane, visando a liderança, e consequentemente, Lori e Carl. Em um momento que resultaria na iminente morte de Rick, o pequeno garoto Grimes atira no pescoço de Shane, salvando a vida do pai.

CAMINHOS TRILHADOS

wiltshire na estrada etcEm pleno inverno, e após os perturbadores eventos que atingiram o grupo no acampamento, Rick – agora na plena liderança – ordena que saiam de Atlanta. No caminho, após uma interrupção dada pela neve, o grupo encontra novos sobreviventes: Tyreese, sua filha Julie, e o namorado Chris – que consequentemente viram novas adições para o mesmo. O clima complica quando Lori revela a Rick que está grávida.

No dia seguinte, Rick e o grupo decidem continuar a viagem em busca de um lugar seguro, e acabam encontrando um condomínio abandonado – Wiltshire States. Infelizmente as coisas não saem como o planejado, e após uma noite, Rick e o grupo descobrem que o local está infestado de zumbis, que acabam fazendo de Donna outra grande baixa. Um peso ainda maior cai sobre as costas do ex-xerife.

Após os trágicos eventos do condomínio, Rick e Tyreese decidiram sair para caçar, levando Carl junto. Em um momento de distração, Carl acabou sendo baleado por Otis, um sobrevivente que o confundiu com um errante. Como solução, o homem diz que conhece um homem, Hershel Greene, que possui uma fazenda perto do local. Rick corre com o filho quase morrendo nos braços, enquanto Tyreese corre para avisar a mulher Grimes sobre o incidente.

Com Carl sendo devidamente tratado, o grupo recebeu as honras de permanecer no local até o garoto se recuperar totalmente. Infelizmente, devido a algumas complicações envolvendo o celeiro da fazenda, e um romance entre Glenn e uma das filhas de Hershel, Maggie, Rick fora expulso com o grupo pelo dono do local – que chega a apontar uma arma para a cabeça do líder Grimes, e mais uma vez estavam na estrada.

SEGURANÇA ATRÁS DAS GRADES

Segurança atrás das gradesApós um tempo na estrada, o encontro de uma prisão é literalmente uma visão de esperança aos olhos de Rick. Poderia ser ali o momento de voltarem a ter um lugar para chamarem de lar.

Após Rick, Andrea e Tyreese limparem o local, os sobreviventes acabam descobrindo que quatro presidiários ainda residem ali, graças a suprimentos que restaram das despensas na cafeteria. Após um acordo entre eles, Grimes e o resto do grupo tem seu espaço para conviver ali dentro.

Notando a aparente segurança atrás das grades, Rick volta até a fazenda dos Greene e informa que encontraram um lugar extremamente mais seguro para ficarem. O fazendeiro aceita a proposta, e todos partem ao local.

Quando as coisas pareciam estarem fluindo como o planejado, Chris e Julie fazem um pacto suicida, resultando em uma tragédia brutal, que traz um lado desconhecido de Tyreese – que mata o namorado da filha por sufocamento. Ao ver a filha do ex jogador de futebol americano retornando sem ser mordida, Rick acaba por constatar que todos os vivos estão infectados com o vírus zumbi.

No dia seguinte, Rick volta ao acampamento de Atlanta, desenterra Shane, e dá um fim ao ex-melhor amigo por misericórdia. “Você era um homem bom, Shane. Eu não sei o que você fez, eu não sei o que você fez. Mas você era um homem bom”.

Ao voltar para a prisão, Rick descobre sobre um assassino misterioso dentro do grupo, responsável por decapitar duas das filhas de Hershel. A culpa inicialmente cai sobre Dexter, um dos prisioneiros, que é mantido preso pelos sobreviventes. Para a surpresa, o real assassino era Thomas Richards, e este acaba brutalmente espancado por Rick, que mostra aí pela primeira vez, o quão longe poderia ir para salvar a sua familia. Como o esperado, o prisioneiro acaba morto, mas por Maggie, após uma falha tentativa de ataque à Patricia.

OS ASSASSINOS INTERNOS – DESEJOS CARNAIS

WE ARE TWDMomentos após o bizarro acontecimento envolvendo Thomas, os prisioneiros decidem tomar a prisão de Rick. Claramente mostrando resistência, e principalmente unidos por uma força maior (um ataque zumbi), um tiroteio ocorre no local, e a sangue frio, Rick mata o prisioneiro Dexter.

Neste ponto, Rick começou a agir mais cautelosamente, ser mais frio e impulsivo, tornando-se mais “afetado” pela responsabilidade de ser um líder.

Após inúmeros acontecimentos dentro do grupo envolvendo a novata Michonne, Carol e Tyreese, Rick tem uma discussão seguida de luta corporal com o último, levando o líder a um colapso.

Após levantar de um breve apagão, Rick, sem preliminares, mostrou ao grupo – até o momento receosos com o líder devido aos último acontecimentos – o que estava sentindo, em um discurso onde desabafou a realidade, por mais dura que fosse para aceitar naquele momento: eles eram os mortos-vivos.

A MELHOR DEFESA

WoodburyAlgum tempo após as mudanças que afetaram a prisão, e é claro, a liderança de Rick, ele, juntamente a Glenn saem em busca de gasolina para os geradores em um velho estacionamento. No meio da ação, eles avistam um helicóptero, que apresenta problemas (aparentemente mecânicos) e acaba caindo. Juntos com Michonne, partem em busca do rastro de fumaça deixado pelo mesmo, para mais informações.

Após uma longa jornada até o local, notam que chegaram tarde demais: outros humanos já procuraram pistas e sobreviventes da queda – e aparentemente encontraram.

Após uma breve caminhada, descobrem a existência de uma cidade: Woodbury. Sendo recebidos por tiros, são acolhidos em seguida por um homem chamado Caesar Martinez, que recolhe as armas de Rick e os demais, e os apresenta para O Governador, um aparentemente simpático homem, que lhes apresenta a cidade. Revelando-se um maníaco sociopata, o líder da cidade acaba por levar o grupo para uma armadilha – a fins de descobrir onde o grupo atualmente reside, que resulta em dolorosas consequências.

Rick acaba sendo a primeira vítima, tendo sua mão direita brutalmente amputada por uma machadinha apunhalada pelo próprio Governador. Quando fica claro que o líder não colocará a vida da família em risco contando a verdade, o louco psicopata passa a torturar Michonne e Glenn.

VIDA DE AGONIA

MartinezDurante a “estadia” no local, enquanto se recuperava do ferimento, Rick acabou fazendo amizade com residentes de Woodbury que não concordavam com o doentio sistema de vida dado pelo psicótico líder. Juntos, armam um plano de fuga, e durante a noite, Rick, Michonne, Glenn, Dra. Alice, Dr. Stevens e Caesar Martinez pulam os muros da cidade e vão embora – mas não antes de Michonne se vingar de todo o sofrimento que o Governador lhe causou.

Ao chegar na prisão, Rick se depara com apenas um local infestado de mortos-vivos. Adentrando até as celas, o xerife encontra, por sorte, toda a familia reunida. Após a espera por uma dispersão dos mortos, Rick nota a ausência de Martinez e deduz que este voltou para dedurar o local da prisão para o chefe.

Sem hesitar, Rick vai atrás de Caesar Martinez, atropelando-o e matando-o em campo aberto. A partir deste momento o antigo Rick Grimes não existia. Em uma situação como aquela, não há como voltar.

De volta à prisão, Rick avisa ao grupo que uma guerra está prestes a chegar.

MOMENTOS DE CALMARIA

Momentos de calmariaNeste ponto, Rick começa a se preparar para o pior: um provável brutal ataque do Governador. Dale e Tyreese são os primeiros a indicarem novas formas de reforçar a segurança nas torres de vigilância, por exemplo.

Para piorar, Lori começa uma rápida discussão com Rick sobre o que realmente houve com Shane, e é claro, com a possível suposição de que o bebê que está para nascer não é do marido, e sim do melhor amigo do mesmo. Mostrando total conhecimento sobre os acontecimentos entre a mulher e o parceiro de trabalho, Rick prefere não comentar sobre tal situação.

Tempo mais tarde, Lori dá a luz à pequena e bela Judith. Após um belo tempo de calmaria, o suicídio de Carol abala todos os sobreviventes, pela forma brutal como acontece. Conseguinte, a calmaria retorna, e certo dia, enquanto Rick e Hershel estão no pátio da prisão, são surpreendidos pel’O Governador e a tropa de Woodbury vindo em direção ao local, com todo o armamento possível, inclusive um tanque de guerra.

NASCIDOS PARA SOFRER – NÃO OLHE PRA TRÁS, SÓ CONTINUE ANDANDO

DONT LOOK BACKDurante um brutal ataque, Rick ordena que mulheres e crianças fiquem no subterrâneo, enquanto os homens (e Andrea, a melhor atiradora) lidam com as ameaças vindas do lado de fora. No meio da batalha, o policial foi arduamente ferido com um tiro no abdômen, mas salvo graças à eficácia da doutora Alice, de Woodbury.

Depois da morte crítica de membros de peso do grupo – como Tyreese, por exemplo -, Rick nota que não existem mais opções e decide que o melhor a se fazer é fugir. Os Grimes têm seu último momento juntos. No meio do tiroteio, a família começa a fugir. “Continue andando. Não olhe pra trás”. Lori recebe um fatal tiro nas costas, morrendo e matando na hora, a filha Judith. Quando pai e filho acabam em segurança, Rick revela o que acaba de acontecer, e desesperado, abraça Carl enquanto a única visão que se tem ao redor é o antigo lar caído aos pedaços.

AQUI PERMANECEMOS

DEPOISApós a queda da prisão, Rick e Carl acabam como refugiados em uma casa abandonada. Mostrando-se extremamente abalado pela morte da esposa, o policial começa a ter alucinações com a mulher, até mesmo conversando com a mesma por telefone.

Após terríveis noites, Maggie e Glenn se encontram com os dois Grimes. Ao questionar Rick sobre a localização de Lori, o ex-xerife não responde. Maggie se entrega às lágrimas.

Eles deixam a estrada e voltam para a fazenda Greene.  Andrea, Dale, Sophia, Ben & Billy estão a salvo, e aparecem para confortá-los.

Na manhã seguinte são surpreendidos por Abraham, Dr. Eugene e Rosita, três sobreviventes que estão focados em uma missão: encontrar a cura para o vírus zumbi em Washington, DC. Visando que não estaria nas melhores condições, deixou os colegas decidirem qual era a melhor opção. Juntos então, se encaminharam para a Capital.

O QUE NOS TORNAMOS 

MaraudersTendo sido extremamente forçado pela tensão vinda da vida na estrada, Rick não deixou de mostrar inúmeras complicações de liderança para com o Sargento Abraham Ford.

Em uma busca por armas na cidade natal de Rick, o ex-xerife, Abraham e Carl foram atacados por um grupo de bandidos na estrada. Durante uma tentativa de estupro destes com Carl, o policial saiu fora de si e matou violentamente o líder da gangue com uma mordida no pescoço.

Logo após os extremamente chocantes incidentes, Rick e Abraham passaram a estabelecer uma relação melhor – revelando um para outro as verdades sobre um passado sombrio e triste.

Na busca, ainda resgataram Morgan Jones, e partiram novamente em direção à Washington DC, forçados principalmente por uma horda de mortos-vivos que os seguiam.

OS CAÇADORES – ELES MEXERAM COM AS PESSOAS ERRADAS

CanibaisApós inúmeros problemas na estrada, até mesmo dados pela brutal morte dos gêmeos Ben e Billy (um deles por Carl), o grupo acaba por encontrar um antigo Padre, chamado Gabriel Stokes. Foi nesta mesma época quando Rick ainda teve que lidar com a ameaça de um grupo de caçadores canibais, que acabaram por matar Dale.

Provando que estavam mexendo com as pessoas erradas, Rick e o resto do grupo matam – como prometido pelo policial inicialmente para o líder Chris –  sem misericórdia os canibais, de forma brutal e sem compaixão.

 CERCADOS PELOS VIVOS

AlexandriaPerto da chegada de Washington, a chocante revelação de que Eugene Porter nunca soube da cura chocou todos do grupo, e ainda mais Rick, que sentiu-se falho diante de sua família.

Vendo o quão perto estavam da capital, Rick decidiu continuar com a viagem até o local, apenas para constatar que o mesmo também estava tomado pelos mortos. Por sua vez, o líder é surpreendido por Aaron, um homem bem arrumado, que avisa ter boas notícias, recrutando o grupo para uma cidade murada, que chamam de Zona Segura de Alexandria.

Eventualmente encontrando o companheiro de Aaron, Eric, tal como dois outros moradores, Heath e Scott, o grupo ajuda em uma confusão na busca de suprimentos, e acabam por chegar na cidade murada.

Trazendo de volta o senso de normalidade, Rick via, naquele momento, uma chance de recomeçar. No local, conheceu o líder da cidade, Douglas Monroe, um antigo deputado, cujo qual não sentiu confiança inicialmente. Pronto para qualquer possível ameaça, Rick criou um plano de fuga na noite em que chegaram.

INDO LONGE DEMAIS – JESSIE ANDERSON

Indo Longe DeamisCom a ajuda de Glenn, Rick acabou por recuperar as armas que foram confiscadas logo na chegada ao local.

Tendo se tornado o mais novo policial de Alexandria, procurou manter a paz social dentro da comunidade. Infelizmente, um caso de violência familiar envolvendo uma bela e amigável mulher chamada Jessie Anderson, levou Rick a perder o controle. Depois da trágica morte de Regina (mulher do líder de Alexandria), o policial matou sem hesitar o covarde Pete, por ordens de Douglas.

Abalado psicologicamente, Rick passou a questionar-se se seria capaz de voltar a viver em sociedade. Neste ponto também, o policial passou a ter novamente alucinações com Lori, conversando com a esposa morta por telefone.

Depois do funeral das recentes mortes, Douglas entrou em depressão profunda, e passou a liderança para Rick, que ao mesmo tempo, iniciou um relacionamento com Jessie.

SEM SAÍDA

Sem saídaO tiro que resultou na morte de Pete acabou por trazer uma nova ameaça à Alexandria: Os Catadores. Um grupo pequeno de bandidos que prometeram invadir Alexandria, caso estes não abrissem o portão.

Com todos tendo sido mortos antes mesmo de fazerem alguma coisa, complicações apareceram no caminho, quando o tiroteio atraiu uma grande horda para a comunidade. A mesma por sua vez, acabou por invadir a cidade, fazendo os moradores lutarem por suas vidas.

Na confusão, inúmeras perdas foram dadas ao grupo, tais como Ron (filho dos Anderson), Jessie, Morgan, e Douglas, responsável por um tiro não intencional que acertou o rosto de Carl, e pôs o Grimes em uma situação de vida ou morte.

A partir deste momento Rick percebeu que todos poderiam voltar aos moldes antigos da sociedade caso tivessem a chance de voltarem a trabalhar juntos, como um grupo de verdade.

Mesmo abalado psicológica e fisicamente, Rick passou a apostar na fé de que as coisas poderiam ficar bem, e que o filho iria se recuperar.

REDESCOBERTAS

Nós nos encontramosTendo uma rotina diária de visitas a Carl – ainda desacordado, mas bem, graças ao tratamento da Dra. Cloyd -, Rick mostrou-se totalmente angustiado, com medo do filho não acordar, e também culpando-se pelo que havia acontecido com Jessie. O pequeno Grimes acorda, mas perde parte da memória.

Neste atual ponto, Rick passou a desenvolver um interesse por Andrea, dadas as grandes semelhanças na jornada até o atual ponto.

UM MUNDO MAIOR – HILLTOP

Um mundo maiorRecusando um relacionamento com Andrea, Rick mostrou-se desmotivado e com medo de ver a amiga do grupo morta por causa de suas ações.

Quando um misterioso homem chamado Jesus apareceu no lado de fora de Alexandria, Rick inicialmente não hesitou em atacá-lo.

No entanto, a chegada do sobrevivente ao local tratava de negociar um acordo entre Alexandria e outra comunidade: O Alto do Morro.

Após ir até o local e provar que aquilo que o homem teria dito era verdade, Rick fechou o acordo, e ainda ajudou os moradores da comunidade a se livrarem da ameaça de um grupo conhecido como Os Salvadores.

OS SALVADORES

O que vem a seguirMesmo tendo mostrado total apoio à “volta da civilização”, visando os tratados entre as comunidades, as coisas não saíram bem com aqueles que restaram dos Salvadores.

Os bandidos foram à Alexandria e acabaram por tirar a vida do Sargento Abraham Ford.

Vendo que havia agido precipitadamente, e que não sabia do que o grupo era capaz, Rick buscou reforços na sociedade do Alto do Morro, mas durante a noite, o grupo (Carl, Glenn, Maggie, Sophia, Heath, Michonne) fora atacado pelo inimigo, e Glenn foi morto brutalmente pelo líder, Negan.

Com a derrota iminente, Rick prometeu vingança. Voltando na hora para Alexandria, acabou por descobrir que a comunidade havia sido atacada pelo mortal grupo inimigo. Neste ponto, o policial notou o quanto necessitava ser cauteloso, e em como a ameaça era maior do que ele havia pensado.

Com a comunidade vendo o quão brutal era o grupo inimigo, todos hesitaram em relação à “preparação” para lidar com Os Salvadores.

Após um incidente envolvendo a ida de Carl em busca de Negan, Rick, psicologicamente assustado, pede ajuda de Jesus para ir em busca do filho. Ao chegar no local, é surpreendido com o filho vivo.

Em meio a inúmeros eventos, Rick é apresentado por Jesus a Ezequiel, líder d’O Reino, outro grupo “inimigo” dos Salvadores, além de informações com um membro do grupo de Negan, Dwight.

Confidenciando apenas para as pessoas de confiança, Rick aos poucos, preparou um plano de ataque contra o grupo de Negan.

Forjando uma busca de suprimentos, o policial e grande parte do grupo parte para o reino de Ezekiel, onde aos poucos, se prepararam para um iminente e perigoso ataque. Antes da ida, Carl e Rick têm uma discussão, e Rick promete que matará Negan.

Inesperadamente, ao voltarem para Alexandria, Rick se deparou novamente com Negan e Spencer – filho de Douglas e Regina Monroe – morto.

Tendo uma brecha para uma chance, os Alexandrianos e Rick começaram um ataque, que brutalmente falhou, pondo a vida de todos em risco ali. Os Salvadores acabaram tomando a posse de novo.

Por sorte, Ezequiel e os demais do Reino acabaram por intervir, e conseqüentemente salvar Rick. A guerra, por sua vez, já havia começado.

GUERRA TOTAL – PARTE 1

all out war1Conforme o grande dia se aproximava, a tensão continuava caindo sobre Rick. Andrea tentava confortar o policial, dizendo que aquilo era onde, uma hora ou outra, tudo iria culminar. Após checar a munição com Eugene, se encontrou com Paul e Ezequiel, e informou que estes deveriam escolher seus “soldados”. Mais tarde, se despediu de Carl, e prometeu voltar o mais rápido possível.

No Santuário, uma mentirosa rendição de Negan se intercalou a um tiroteio fatal. No meio de destroços, e de vários mortos-vivos que se infiltraram no meio da batalha, perdas significativas começaram a aparecer dos dois lados. Quando parecia ter dado uma breve brecha, Rick retornou à Alexandria.

Fora do planejado, o grupo do policial fora bombardeado e atacado novamente pelo grupo de Negan, que acabou por destruir imensa parte da estrutura da Zona de Segurança.

GUERRA TOTAL – PARTE 2

all out war2Tendo feito inúmeras famílias ficarem sem residência, a guerra contra os Salvadores estava cada vez chegando a um ponto crítico – e Rick sabia disso.

Sabendo dos riscos que todos os ali presentes possuíam, decidiu mandar todos se mudarem para o Alto do Morro, inclusive os sobreviventes do Reino.

Quando fora menos esperado, Negan apareceu na frente dos portões da comunidade e mandou Rick se render. Negando tal pedido, a batalha reiniciou ali mesmo. Perdas chocantes vieram dos dois lados, sendo grande parte graças às armas banhadas em sangue contaminado de zumbis.

Acreditando que Rick estava aparentemente morto, Negan deu-se como vencedor. E em uma bolada estratégica, o policial apareceu são e salvo, e tentou convencer o líder do grupo inimigo através de um discurso bastante impulsivo. Paralisado, Rick corta o pescoço do outro, e diz que a batalha acabou. Sem se esperar, o dono da Lucille quebra a perna do Grimes, e um tiroteio novamente acontece. Após a calma ao acontecimento – e Negan ser parado por Maggie,  Dwight assumiu o controle da situação dos Salvadores, e Rick decidiu por não matar Negan.

Visando a humanidade, e a volta aos eixos na escala social, Rick decidiu por prender Negan, e não matá-lo. De acordo com o policial, aquele gesto não era uma mudança apenas para o grupo, mas para a humanidade.

Inconformado, Carl foi até o corpo de Negan e se preparou para atirar neste e matá-lo de vez. Rick acabou convencendo o filho do contrário.

Quando Negan acordou, Rick explicou qual a situação atual: a prisão, e tudo mais. O ex-líder dos Salvadores, por sua vez, termina com um “Ele está ferrado”.

 UM NOVO COMEÇO – ATUALIDADE 

Um novo começoDois anos se passaram. No atual momento, Alexandria estabeleceu-se como uma comunidade próspera, com um sistema extremamente bem implantado no quesito que envolve segurança e suprimentos, por exemplo.

Com a chegada de novos membros, como o grupo de Magna, a sociedade passa a encarar novos dramas pessoais. Rick, por sua vez, agora é quem coordena todo o local, mostrando uma aparência muito mais velha e desgastada – andando com a ajuda de muletas, e usando uma prótese na mão amputada anteriormente pelo Governador.

Em relação à família, agora convive com Andrea e Carl na mesma casa, sendo que esta agora é sua fiel e querida esposa. Até mesmo o filho já chama a mulher de “mãe”, sem incômodo nenhum.

Um acordo está muito melhor estabelecido entre o Alto do Morro, e a convivência entre as duas comunidades está fluindo melhor do que nunca.

Um novo grupo apareceu para dar dor de cabeça para o grupo: os Sussurradores. Mas por enquanto não se mostrou uma ameaça extremamente grande, como Negan.

Com a sociedade estabelecida, e a vida voltando cada vez mais aos eixos, Rick Grimes, no atual ponto, começou a viver novamente.

[…]

VÍTIMAS MORTAS:

Essa lista mostra as vítimas que Rick Grimes matou:

• Hannah (Zumbificada)
• Shane (Zumbificado)
• Dexter
• Allen (Antes da Reanimação)
• Otis (Zumbificado)
• César Ramon Martinez
• 2 bandidos desconhecidos
• Chris
• Theresa
• Albert
• David
• Greg
• Charlie
• Peter Anderson
• Jessie Anderson (Causada)
• Ron Anderson (Causada)
• Ethan
• Holly (Zumbificada)
• Mike
• Vários sobreviventes desconhecidos
• Inúmeros Zumbis

CURIOSIDADES:

• Rick apareceu na maioria das edições, exceto na Edição 30, Edição 43 e Edição 115.
• Junto com Carl, Andrea e Sophia também é um dos personagens mais antigos que continuam na história.
• Rick é um dos muitos personagens que sofreu amputação considerável dentro dos quadrinhos, sendo os outros Allen, O Governador, Dale, Morgan e Heath.
• Antes de perder a mão direita, Rick já havia tido machucado seus dedos que foram prejudicados por várias edições. Isso serviu como um prelúdio para o que vai acontecer no futuro.
• Rick é uma das pessoas que, depois de sofrer a perda de sua amada, teve conversas imaginárias com ela e coloca em dúvida se séria sua sanidade. Esse mesmo padrão ocorre com Allen, Michonne e Andrea.
• Rick foi beijado por 4 personagens diferentes (Lori, Carol, Jessie e Andrea) e três deles tiveram um relacionamento com ele.
• Robert Kirkman tem sugerido em entrevistas que Rick vai morrer em algum momento da história e não vai sobreviver durante toda a duração da publicação dos quadrinhos.