ATENÇÃO: Esta página contém SPOILERS.

→ Página de informações sobre o personagem Paul Monroe da História em Quadrinhos. O personagem ainda não teve sua aparição na versão televisiva de The Walking Dead.

Paul Monroe “Jesus” é personagem da série de quadrinhos criada por Robert Kirkman, The Walking Dead. Sua primeira aparição ocorreu na edição número 91, lançada em 2011 pela Image Comics. Recrutador da colônia de Hilltop, é conhecido principalmente por suas grandes habilidades no combate contra os mortos-vivos.

PERFIL DO PERSONAGEM:

Nome: Paul Monroe “Jesus”
Status: Vivo
Sexo: Masculino
Idade: Na faixa dos 35 anos
Ocupação: Recrutador de Hilltop (Pós-Apocalipse)
Família: Não informado
Primeira Aparição: Edição 91
Última Aparição:
Interpretado na Série de TV por: –

RESUMO DA JORNADA DE PAUL MONROE:

A VIDA PRÉ-APOCALÍPTICA | A COLÔNIA DE HILLTOP

Nenhuma informação sobre a vida pré-apocalíptica de Paul Monroe foi abordada nos quadrinhos. É possível que ele tenha vivido em, ou nas proximidades, de Washington, D.C..

Em algum ponto depois da expansão da praga, Paul agregou à Colônia de Hilltop (Alto do Morro). Gregory, o líder da comunidade, ficou impressionado com as características do homem, e o aceitou no local. Quando chegou ao local, muitos ficaram impressionados por sua semelhança com Jesus Cristo, e este passou a ser seu apelido. Alguns meses depois, Os Salvadores começaram a aparecer na colônia em busca de suprimentos, em troca de segurança e proteção aos errantes. Uma vez, tentou recusar o trabalho dos homens, mas quase acabou por perder a vida.

UM MUNDO MAIOR

01Quase dois anos após o início do apocalipse, Paul começou a percorrer as ruas de Washington (para recrutamento de novos moradores), e acabou por descobrir a Zona Segura de Alexandria. Após uma apresentação um pouco tensa, foi forçado a atacar Michonne e Abraham, apenas para mobilizá-los. Logo em seguida, pediu para falar com o líder do local. Quando Rick apareceu, não hesitou e logo prendeu o homem dentro da Comunidade, com medo do que poderia acontecer – graças aos encontros anteriores com estranhos, visando Woodbury e Os Caçadores.

Ele tentou convencer a Rick que era inocente, mas ele não quis conversa. Algum tempo mais tarde, Carl fez uma visita até Paul, para saber quais eram as intenções do homem. Após uma breve conversa, o pai Grimes acabou por tirar o garoto dali. Conseguinte, após ser brevemente convencido, Rick disse que aceitaria a proposta de Jesus.

Com as mãos atadas, Paul levou Rick, Glenn, Michonne, Andrea e Carl (escondido) até Hilltop. Quando o grupo parou para descansar durante a noite, os membros foram atacados por uma grande horda de zumbis. Neste momento, Paul usou suas habilidades não só para se salvar, mas também para salvar o grupo e provar que estava sendo o mais honesto possível. Sendo assim, seguiram até a colônia do Alto do Morro.

Rick declarou que, caso ele tentasse alguma coisa, ao atravessarem os portões, ele o mataria sem pensar. Sendo assim, Paul declarou que se quisesse, teria matado o grupo durante a noite, já que estava com as mãos desatadas naquele momento. Após breve convencimento, todos chegaram até a comunidae.

Quando chegaram lá, Kal logo tentou acertar Rick, dizendo que o grupo era perigoso. Furioso, Jesus disse que era pra ele abaixar a arma, e que era ele quem controlava aqueles que entravam ou saiam de lá. Logo na entrada, o grupo teve uma apresentação sobre os locais da comunidade, e em seguida, foram levados até o líder, Gregory. Em certo ponto, um residente chamado Ethan voltou de uma expedição, e tentou matar Gregory, por ordem de Negan, d’Os Salvadores. Após uma confusão que gerou a morte de Ethan (pelas mãos de Rick), Paul informou ao líder de Alexandria sobre os estragos do grupo inimigo. Logo, foi interrompido por Carl, que disse que poderiam dar um jeito e matar a todos os inimigos. Rick, por sua vez, aceitou ao tratado, e prometeu que poderia dar um jeito.

Mais tarde, naquele dia, Paul foi visto durante o funeral de Ethan, com Rick. Enquanto os dois conversavam, um morador chamado Samuel interrompeu a conversa, dado um soco no rosto de Rick, acusando-o pelo assassinato de Ethan. Paul interviu, dizendo que era apenas auto-defesa, e que mesmo que o morador fosse bom, teria morrido. No dia seguinte,enquanto se preparavam para a volta até Alexandria, Jesus foi visto dando suprimentos para o grupo.

ALGO A TEMER

02Uma semana depois, Paul mostrou-se surpreso ao ver Rick. Seu rosto foi tomado pelo horror ao ver o corpo morto de Glenn, em sua frente. Após ouvir Rick contando a Gregory o que havia acontecido desde que eles estiveram em Hilltop, Jesus se convenceu do que realmente Negan era capaz. Mais tarde, aproveitou para acompanhar Rick e o resto do grupo até a Zona Segura.

Mais tarde, Paul foi visto em sua nova casa, na Zona Segura. Heath indagou o motivo dele ter escolhido ficar Alexandria, sendo que Hilltop era um local ainda mais cômodo do que qualquer outro. Logo em seguida, revelou que sentia muito pela morte de Glenn, e que faria de tudo para ajudar no combate contra Negan. Após os eventos envolvendo Dwight e a morte de Abraham, Rick ordenou que Paul seguisse o homem até a base d’Os Salvadores.

O QUE VEM A SEGUIR

03Após sair seguindo Dwight, visando encontrar a base dos Salvadores, foi surpreendido por um único zumbi, que quase o mordeu. Entretanto, foi pego por três membros do grupo inimigo, que o prenderam, em busca de “algumas importantes perguntas”.

Na ida ao Santuário, Paul conseguiu se soltar, e fugir, usando artes marciais para atacar um dos errantes, e conseguinte, para pegar um dos carros e voltar para a Zona Segura. Após chegar em Alexandria, Paul entrou graças a Heath. Algum tempo depois, Rick informou que Carl havia desaparecido.

Com isso, Paul, Rick, Michonne, e Andrea partiram em direção ao Santuário, e após muita tensão, o garoto foi entregue com segurança. Após voltarem para Alexandria, Jesus encontrou com Rick e Andrea para discutir sobre a situação com Os Salvadores. Quando descobriram algumas informações especiais sobre o grupo (e seus homens), Paul decidiu que era hora de Rick conhecer Ezekiel.

Alguns dias depois, ele e Rick viajaram até O Reino. Lá, convenceram Ezekiel, líder da comunidade, para se juntar à rebelião contra Negan e Os Salvadores, usando informações que haviam sido conseguidas com Carl.

MARCHA PARA A GUERRA

07Algum tempo depois, Rick pediu para Paul informar Maggie sobre o plano. Com isso, foi para Hilltop e informou para a mulher sobre o assunto. Quando tocou sobre o assunto com Gregory, o líder da comunidade mostrou-se preocupado, dizendo que deveria ter pensado mais sobre a situação. Paul tentou convencer, falando sobre Ezekiel. Gregory disse que aquele homem não era de confiança, e por assim, louco. Com isso, Paul deixou o homem.

No fim do dia, Paul foi até Hilltop e informou seu amigo, Kal, sobre ele poder dar assistência no “grande momento”. Mais tarde, apesentou Maggie para Earl Sutton, que fabricou uma arma de combate para a mulher. Quando perguntou se Kal viria junto, Earl mencionou que ele havia saído para uma checagem do perímetro. Paul, em choque, informou sobre Os Salvadores e o plano inteiro de ataque.

Paul perguntou há quanto tempo ele havia partido; e após receber a resposta, pegou um cavalo e saiu em busca de Kal. Ele acabou por encontrar o homem ao redor de uma fogueira, esperando Os Salvadores. Kal disse que era melhor Jesus sair, mas Paul hesitou, fazendo com que o homem desabafasse que ele agora estava agindo como um lunático. Após uma longa conversa, os dois decidiram voltar para Hilltop.

Já na comunidade, Paul foi visto convocando um casal para ajudar na batalha contra Os Salvadores. No momento, parou Eduardo, dizendo que era muito novo e não estava preparado. Gregory continuou a lembrar que aquilo não valia a pena, e novamente os dois entraram em discussão sobre o assunto.

Paul chegou ao Reino com cerca de 20 pessoas de Hilltop. Durante o encontro com Rick e Ezekiel, Paul disse que Kal era um dos mais ágeis a se juntar com eles. Rick questionou sobre a lealdade do homem, e Paul afirmou que era de confiança.

Paul, juntamente com Aaron, foram se infiltrar no posto de vigia dos Salvadores. Quando chegaram lá e o local estava vazio, eles se convenceram que o grupo inimigo deveria ter ido para a Zona Segura, e conseguinte, correram até Ezekiel para salvação da Zona Segura.

Quando Jesus e os outros chegaram na Zona Segura, se esconderam de Negan e seus homens. Ele então pegou um dos Salvadores pelos pés, e o derrubou. Com isso, eles começaram uma troca de tiros, mas ao invés de atingirem Paul, mataram o próprio membro do grupo. Negan disse para não atirarem, e revelou que Rick, Heath, Holly, e Nicholas estavam presos. Por sua vez, Jesus conseguiu passar pelos soldados, e ameaçou matar Negan. Com isso, o líder inimigo disse que se fizesse isso, seria outro morto. Mais tarde, fora revelado que tudo isso foi um plano visando manter os Salvadores calmos até a chegada de Ezekiel e os soldados.

Após os Salvadores irem embora, Paul conversou com Ezekiel sobre a Zona Segura. Mais tarde, foi visto na casa de Rick, informando ao Grimes que ele seria a única pessoa a quem seguiria.

GUERRA TOTAL – PARTE 1

04Com o passar dos dias, começaram a criar um plano para a batalha contra O Santuário que cada vez mais se aproximava.

Quando chegaram na frente do local, com cerca de 100 homens d’o Reino, Hilltop, e Alexandria, mandaram Negan se render, caso não quisesse que eles invadissem O Santuário e matassem a todas as pessoas. Negan exclamou que possuia outros planos, e trouxe Gregory consigo. Paul, horrorizado, viu o antigo líder da Comunidade e os outros moradores juntamente com Os Salvadores. Rick, por sua vez, disse que entenderia caso Jesus quisesse deixar a batalha. Contrariando o que o líder de Alexandria pensava, Paul disse que continuaria. Com isso, o ataque ocorreu.

Após escapar da batalha, Paul encontrou Michonne. Ela perguntou onde Rick estava. Ele respondeu que, como o plano pensava, Rick ficou para trás. Entretanto, tudo mudou quando Rick apareceu atrás dele, dizendo que a guerra havia apenas começado. Algumas horas depois, os dois discutiram sobre o sequestro de Holly por Negan.

Mais tarde, Paul acompanhou Rick e outros soldados até o posto dos Salvadores. Ele, juntamente com Eric, foram as primeiras pessoas a entrarem no combate, entretanto, o namorado de Aaron acabou por ser morto no campo de batalha. Com isso, Paul atirou fatalmente na cabeça do Salvador, e deixou Rick e os outros entrarem.

Após queimarem alguns corpos dos mortos, voltaram para Alexandria. Quando chegaram no local, criaram os planos para a próxima fase da guerra. No entanto, foram interrompidos por explosões dentro de Alexandria: Negan havia invadido a Zona Segura, e com granadas. Paul foi visto procurando por Rick em meio ao caos, mas quase foi morto por uma das granadas. Entretanto, conseguiu matar um Salvador chamado Gary. Após isso, ele investigou de onde os tiros estavam vindo, e descobriu que Dwight na verdade estava no lado de Rick, e não de Negan.

GUERRA TOTAL – PARTE 2

05Após o ataque, Paul, Nicholas, e outros homens começaram a limpar os zumbis que estavam ali. Após isso, foi ajudar Eugene a pegar os moradores de Alexandria para levá-los até Hilltop.

Após chegarem em Hilltop, Paul foi visto em seu quarto, quando ouviu alguém batendo na porta. Era Alex, que disse que sentia como se eles não haviam conversado ainda. Paul, por sua vez, pediu desculpas, e juntos, revelaram estar em um relacionamento amoroso.

Mais tarde, Jesus e o grupo foram vistos discutindo novamente seus planos para o ataque d’Os Salvadores. Entretanto, Hilltop fora atacada por Negan e alguns outros membros. Infelizmente, no meio da batalha, Kal acabou sendo morto pelos Salvadores. Muito tempo depois da batalha, Rick foi atingido por uma flecha de Dwight.

Após a batalha, Michonne e Paul chegaram a conclusão que os barulhos apenas atrairiam mais dos zumbis. Após um tempo, a mulher mostrou a Jesus uma das facas dos Salvadores, banhada a sangue de zumbi. Após levar a faca até Harlan Carson, ele disse que qualquer um que tivesse sido atingido por uma arma inimiga iria morrer, não importasse o quão pequeno fosse o ferimento.

Após muita espera, Negan chegou, e achando que Rick estivesse morto (graças ao ferimento com a arma infectada), recebeu as atenções do Grimes na hora, ficando em choque. Após uma grande discussão dos dois, Rick atingiu o pescoço de Negan com uma faca, fazendo com que um grande ataque começasse pelas duas partes. Quando a batalha cessou, Dwight pegou Lucille e declarou que a guerra havia acabado. Os Salvadores logo se renderam a Paul e os outros, dando fim ao pesadelo.

UM NOVO COMEÇO | ENTRE SUSSURROS E GRITOS

06Dois anos após os acontecimentos, Paul escolheu ficar em Alexandria. Ele se tornou um dos membros de um grupo de recrutadores, ao lado de Eugene, Rosita, Aaron e Heath.

Enquanto saiam em uma busca, acabaram por encontrar um grupo de seis pessoas, liderados por uma mulher chamada Magna. Paul foi o primeiro a ver o grupo, enquanto eram atacados por uma horda de errantes, e após ajudar os membros, levou-os até a Alexandria.

Após a chegada na Zona Segura, levou os membros do novo grupo até Rick, para terem uma breve conversa. Após a mulher aceitar os termos de Rick, Jesus recolheu as armas dos seis integrantes. Ao ser indagado sobre a localização de Eugene, Paul disse que procuraria o homem e o levaria até o líder. Antes de Rick e Carl partirem até Hilltop, foi visto pedindo para Rick entregar uma carta para Alex.

Algum tempo depois, ele encontrou com Darius, e eles decidiram sair para procurar Nathaniel, que havia desaparecido desde a manhã daquele dia. Eventualmente, decidiu terminar as buscas e voltar, mas acabaram sendo pegos por “zumbis” com facas. Estes por sua vez, eram membros do grupo dos “Sussurradores”, que atualmente aparentam ser uma nova ameaça.

VÍTIMAS:

Esta lista mostra as vítimas mortas por Paul Monroe “Jesus”:

• Gary
• Joshua
• Bernie (Indiretamente)
• Uma grande quantidade de mortos-vivos, Salvadores, e Sussurradores.

CURIOSIDADES:

• Paul prefere se chamado de Jesus, principalmente por ser como seus amigos de Hilltop o conheciam.
• Estima-se que talvez ele tenha sido mestre em algum tipo de artes marciais.
• Na época de gravações da quinta temporada, boatos apontaram que Jesus havia sido visto no set. No entanto, tudo passou de uma coincidência entre um membro da equipe de maquiagem de Greg Nicotero, com o personagem.