ATENÇÃO: Esta página contém SPOILERS.

→ Página de informações sobre o personagem Morgan Jones da História em Quadrinhos. Para informações sobre o personagem Morgan Jones da Série de TV, confira Morgan Jones (TV).

Morgan Jones é personagem da série de quadrinhos criada por Robert Kirkman, The Walking Dead. Sua primeira aparição ocorreu na edição número 1, lançada em 2003 pela Image Comics.

Morgan foi o primeiro sobrevivente que Rick encontrou após sair do coma. Após perder a esposa, acabou a viver atento, com seu filho, no mesmo bairro onde o xerife Grimes viveu com sua família. Após algum tempo, e a perda de Duane, acabou por entrar no grupo pós-prisão, com quem seguiu até a Zona Segura de Alexandria.

PERFIL DO PERSONAGEM:

Nome: Morgan Jones
Status: Morto
Sexo: Masculino
Idade: Entre 30-35 anos
Ocupação: Cozinheiro (Pós-apocalipse, Zona Segura)
Família: Duane Jones (filho, falecido) | – (esposa, falecida) | Michonne (namorada)
Primeira Aparição: Edição 1
Última Aparição: Edição 83
Interpretado na Série de TV por: Lennie James

RESUMO DA JORNADA DE MORGAN:

A VIDA PRÉ-APOCALÍPTICA

Quase nada se sabe sobre a vida de Morgan antes do apocalipse, a não ser que ele era casado e tinha um filho chamado Duane, com quem morava em Cynthiana, Kentucky. Logo após perder sua esposa no início da epidemia, embarcou em busca de um lugar mais seguro para viver e decidiu manter o refúgio no bairro de Rick Grimes, por achar o local mais adequado para a situação.

DIAS PASSADOS 

Rick e Morgan DUANELogo após Rick acordar do coma e voltar para seu bairro em busca de Lori e Carl, foi atingido por uma pá, que estava nas mãos de Duane. Logo, Morgan percebeu que o homem não era um morto-vivo e o refugiou em casa até ele acordar. Após o acontecimento, informaram ao policial sobre o que tinha acontecido com o mundo, e graças à ajuda, Rick entregou aos dois várias armas que guardava na delegacia. Determinado a encontrar sua família, se separou do pai e filho.

VIDA DE AGONIA | O QUE NOS TORNAMOS | TEMA OS CAÇADORES

Ao lado de Duane, continuou vivendo na cidade, sobrevivendo. Até mesmo no Natal, acabou dando um gameboy encontrado para o filho, como forma de presente.

Alguns meses depois, Rick reencontrou Morgan, que estava em estado de loucura, logo após a queda da prisão, em busca de armas para a ida até Washington. Ao indagar o estado psicológico afetado do homem, ele revelou que tudo se dava graças a morte de seu filho Duane, pego pelos mortos-vivos em um momento de distração.

Quando Rick perguntou se o homem estaria interessado em seguir com o grupo, Morgan concordou, mesmo extremamente triste. Antes de sair de casa, Rick descobriu que Mogan ainda não havia conseguido matar o filho – por misericórdia – , e que este estava sendo mantido em cativeiro. Após isso, na estrada, Morgan continuou incapaz de superar o luto pelo filho, e mostrou-se totalmente instável, sendo que tentou tratar Carl como Duane, recebendo grande renegação em troca.

Após os eventos envolvendo Ben, Morgan foi o único que viu Carl matando o garoto psicopata, mas manteve segredo para não afetar ainda mais o grupo. Morgan normalmente ouvia Carl chorar, e tentou várias vezes falar com ele sobre o que fez, mesmo com o filho de Rick mostrando-se totalmente hostil. Aos poucos, o homem foi superando seu trauma, e formando um pequeno laço com Michonne.

CERCADOS PELOS VIVOS | INDO LONGE DEMAIS

Morgan AlexandriaQuando não existia mais esperança, Morgan e o resto do grupo acabaram encontrando a Zona Segura de Alexandria, onde acabaram se instalando, em busca da recuperação da sociedade.

Durante a festa de boas-vindas que os moradores da Zona de Segurança fizeram para Rick e o grupo, Morgan se sentiu desconfortável, e graças a isso encontrou Michonne, com quem compartilhou o mesmo sentimento de desconforto. Depois de um bate-papo, os dois descobriram que tinham muitas coisas em comum e acabaram fazendo sexo.

Tempo após terminar de fazer sexo com Michonne, Morgan começou a sentir culpa pelo que tinha feito, e achou que a coisa toda foi um erro. O homem se sentia terrivelmente triste por trair a memória de sua esposa morta, e acabou por dizer à samurai que não conseguia seguir com um relacionamento sério, ou algo parecido.

SEM SAÍDA

Michonne DIESMorgan continuou visitando Michonne, e tentou explicar que não podia esquecer sua falecida esposa. Graças a isso, a samurai decidiu dar-lhe uma segunda chance. Entretanto, após os dois novamente dormirem juntos, Morgan continuou com o sentimento de culpa e agonia.

Quando as coisas saíram do controle com a invasão de uma grande horda, Morgan mostrou-se totalmente útil no combate aos mortos. Infelizmente, no meio da batalha, Morgan foi mordido no braço por um dos mortos-vivos, fazendo com que Michonne amputasse o braço infectado para impedir a propagação do vírus.

Sentindo que não ia conseguir, falou com Carl e disse-lhe que havia o visto no dia em que Ben morreu, mas que sabia que era realmente um bom garoto. Com a infecção, delirou com seu filho morto, e morreu poucas horas depois. Michonne evitou sua reanimação, e, finalmente, Morgan foi enterrado junto com todos os outros que perderam a vida na tragédia.

VÍTIMAS:

• Uma grande quantidade de mortos-vivos.

CURIOSIDADES:

• Após a morte de Morgan, Andrea, Carl, Maggie, Sophia e Rick são os únicos sobreviventes mais antigos da série.
• Na série de TV, a morte de Morgan foi adaptada para Tyreese (Chad Coleman), como visto no episódio 05×09