ATENÇÃO: Esta página contém SPOILERS.

→ Página de informações sobre o personagem Caesar Martinez da História em Quadrinhos. Para informações sobre o personagem Caesar Martinez da Série de TV, confira Martinez (TV).

Martinez é personagem da série de quadrinhos criada por Robert Kirkman, The Walking Dead. Sua primeira aparição ocorreu na edição número 27, lançada em 2006 pela Image Comics. Sobrevivente de Woodbury, acabou sendo perseguido e morto após uma breve traição ao grupo de Rick.

PERFIL DO PERSONAGEM:

Nome: Caesar Ramon Martinez
Status: Morto
Sexo: Masculino
Idade: Aproximadamente 30 anos
Ocupação: Professor de Educação Física (Pré-apocalipse) | Vigia dos muros de Woodbury (Pós-Apocalipse)
Família: – (ex-esposa, falecida)
Primeira Aparição: Edição 27
Última Aparição: Edição 36 (vivo) | Edição 43 (Zumbificado)
Interpretado na Série de TV por: Jose Pablo Cantillo

RESUMO DA JORNADA DE CAESAR MARTINEZ:

A VIDA PRÉ-APOCALÍPTICA

Martinez vivia em Augusta, na Georgia. Sabe-se que ele foi formado em educação física, e era treinador do time infantil de futebol de uma das escolas da cidade. Casou-se uma vez, mas acabou se divorciando, sem nunca ter tido algum filho. Quando os primeiros momentos da epidemia começaram a surgir, se instalou em uma escola – chamada de “zona segura” -, e por lá ficou, até os mordedores invadirem o local.

O APOCALIPSE | WOODBURY | O GOVERNADOR 

11Após tal evento trágico na escola, acabou se situando em Woodbury. Antes da chegada de Brian Blake, Martinez nunca se sentiu a vontade com o rancoroso líder, Gene Gavin. Quando “O Governador” assumiu o comando da cidade, Caesar passou a mostrar real lealdade ao homem, atendendo a todos os pedidos, e sendo honesto em tudo que realizava para o bem do mesmo. Entre seus trabalhos, estava as saídas para coleta de suprimentos (e novos sobreviventes), e para acolher novos membros para a cidade, como o caso de Lilly Caul, Bob Stookey e Joshua Lee Hamilton.

Por sua vez, ele foi o guarda que levou Rick, Glenn e Michonne para dentro da cidade. Quando foi visitar o Dr. Stevens, acabou por descobrir que Rick havia tido a mão cortada pelo Governador, e que o líder da cidade era na verdade um monstro. Juntamente com o líder do grupo da prisão, armou um plano para escapar.

Entretanto, a descoberta de que tudo não passava de um plano de Martinez com Brian Blake acabou vindo a tona: ele queria apenas descobrir a localização do local, tal como ver qual era a força do outro grupo.

VIDA DE AGONIA

martinezApós chegarem na prisão – e a mesma estar infestada de errantes -, e garantir a segurança de todos, o grupo de Rick começou a limpar o local. Entretanto, fora neste momento onde Martinez encontrou espaço para escapar.

Por sua vez, Rick pegou o trailer de Dale, e perseguiu o homem, atropelando-o, e o deixando sem conseguir se mexer no chão. No campo aberto, Caesar revelou que havia sido enviado pel’O Governador, mas que estava apenas pensando na segurança e estabilidade de todos em Woodbury, e na Prisão. No entanto, não aceitando as palavras ditas, Rick sufocou-o até a morte, dizendo que ele não fazia ideia do que as pessoas eram capazes. Este assassinato serviu, por sua vez, como ponto de ligação para Rick pensar se havia chegado ao limite igual ao do inimigo.

VÍTIMAS:

• Grande quantidade de mordedores
• Grande quantidade de humanos desconhecidos

CURIOSIDADES:

• Na ideia inicial de Robert Kirkman, Martinez era homossexual.
• Devido a naturalidade do personagem, Kirkman pensou seriamente em não matá-lo, pensando em possíveis acusações que poderia receber dos leitores.
• O personagem foi misteriosamente chamado de “Rodriguez” durante sua existência nos quadrinhos, primeiro por Glenn, e depois por Stevens.
• Na série de TV, a morte de Martinez (Jose Pablo Cantillo) é diferente de sua contraparte, e ocorre no episódio “Dead Weight”, da quarta temporada, sendo arrastado pelo Governador para um foço cheio de Walkers.
• Entretanto, durante a quinta temporada, o personagem policial Bob, é morto de maneira similar, sendo atropelado por Rick, logo na sequência de abertura do episódio “Coda”.