Siga-nos nas redes sociais

HQ

Anatomia de uma História #2 – Segurança Atrás das Grades

Publicado há

 

em

“Anatomia de uma História” é um quadro fixo da revista oficial de The Walking Dead que estaremos traduzindo e divulgando conforme as edições forem sendo lançadas. Na segunda edição da revista, o tema abordado foi o volume 03 dos quadrinhos, intitulado de “Segurança Atrás das Grades” – que foi justamente onde conhecemos a prisão.

• CONFIRA TAMBÉM: Anatomia de uma História #1 – Um Mundo Maior

TÍTULO: Segurança Atrás das Grades
EDIÇÕES: 13-18
COLEÇÃO: Volume 3
SINOPSE: Após passar outra noite em claro, Rick decide que o grupo deve tomar a prisão dos walkers. Enquanto Rick, Tyreese e Andrea limpam o quintal principal, Lori, Dale e Glenn caminham pelo perímetro, entre as duas cercas, matando os zumbis que encontram. Rick e Tyreese acabam entrando na prisão, onde encontram condenados se escondendo na cafeteria. Rick decide confiar neles e permite que eles andem em liberdade, embora não os dê nenhum tipo de arma. Rick e Dale também visitam a fazenda de Hershel para convidar ele e sua família, incluindo Maggie e Glenn, a se juntar ao grupo na segurança da prisão. Porém, após todos retornarem, Rick percebe que o lugar não é tão seguro quanto ele pensou – não é dos mortos que se deve ter medo, e sim dos vivos…
INFORMAÇÕES:
• Nessa história teremos 4 novos personagens: Dexter, Andrew, Tomas e Axel, todos condenados da prisão.
• Shane retorna, mas como zumbi, quando Rick cava seu túmulo. E então Rick o mata novamente.
• A prisão não tem nome, nos quadrinhos. Na série, é chamada de Centro de Detenção de West Georgia.
• Hershel perde outros dois membros de sua família, as gêmeas, Rachel e Susie Greene.

the-walking-dead-seguranca-atras-das-grades-001

O volume 3 de The Walkind Dead, intitulado “Safety Behind Bars”, lança um arco histórico na edição 13 que não será concluída até a edição 48, e para muitos fãs essa história “multipartes” é o grande ponto da série até o final da primeira metade da quarta temporada. Mais que um prelúdio do que está por vir, “Safety Behind Bars” é também uma história cheia de suspense em seu próprio drama.

Para entender completamente a história, é importante entender pelo que nosso grupo de sobreviventes tem passado nos dois volumes anteriores. Tem sido uma batalha constante contra a ameaça zumbi. Houve casualidades – mais notavelmente com o líder original do grupo, Shane, com Donna, esposa de Allen e mãe dos gêmeos Billy e Ben. Tentativas de abrigo na comunidade com portões de Wiltshire Estates e então na fazenda de Hershel se mostraram desastrosas. Eles foram forçados a deixar a fazenda à base de armas, e estão cansados e famintos.

Advertisement

Viajando e dormindo no trailer estreito e desconfortável de Dale, o grupo está psicologicamente abalado e em uma posição ruim. Então, quando eles esbarram em uma prisão abandonada, eles decidem investiga-lá em busca de um lar definitivo em potencial. Fazer da prisão um lar carrega um ironia obvia: um lugar designado para manter a sociedade segura, que mantém criminosos encarcerados se torna um paraíso para os sobreviventes, mantendo-os seguros das ameaças do lado de fora das cercas. É um forte símbolo de como a praga zumbi reverteu os valores, normas e estruturas sociais.

A prisão é um forte símbolo de como a praga zumbi reverteu os valores, normas e estruturas sociais.

Quando a prisão é descoberta, os portões são abertos e o jardim é tomado por walkers. Rick, Tyreese e Andrea se organizam para limpar essa área. Lori expressa desconfiança em relação à ficarem lá, mas Rick é duro e diz que a prisão terá estoques de comida. Apesar de terem limpado o jardim, o grupo passa mais uma noite no estreito trailer antes de investigar o interior da construção.

the-walking-dead-seguranca-atras-das-grades-002

A primeira a acordar na manhã seguinte é Lori, sofrende de enjôo matinal. Ela e Rick compartilham um momento a sós antes de o grupo se dividir em “descarte de corpos” e “investigadores de interior”. Após acabar com os zumbis restantes, Rick vai até uma porta fechada na cafeteria da prisão, se preparando para encontrar vários zumbis lá dentro. Porém, quando entra, ele encontra 4 prisioneiros que o oferecem bolo de carne.

Os homens – Dexter, Andrew, Axel e Thomas – parecem calorosos o bastante, mas o grupo ainda está com o pé atrás. O ataque zumbi pode ter varrido a sociedade antiga, mas não varreu os preconceitos. Dexter, por exemplo, é afro americano, musculoso e cheio de tatuagens; o que guia para uma exploração sutil de racismo no enredo. Isso nunca fica explícito, em parte porque eventos tardios explorarão as suspeitas de Dexter e também pra explorar as próprias suposições dos leitores.

Pensando sobre o futuro , Rick propõe convidar aqueles que ficaram na fazenda de Hershel para se juntar a eles. Rick sabe que a habilidade de Hershel enquanto fazendeiro os permitiria plantar e cultivar sua própria comida no jardim. Então, Rick e Dale dirigem em direção a fazenda e a oferta é aceita, possibilitando Hershel e Rick a enterrarem o passado na prisão. A decisão de Rick de convidar o grupo da fazenda para a prisão, apesar da forma pela qual eles foram forçados a sair (a base de armas!) mostra o quão capaz ele é de engolir seu orgulho em prol de um bem maior e de ter atitudes decisivas.

Advertisement

Antes de as coisas ficarem confortáveis, a tragédia chega. A filha de Tyreese, Julie, ficou muito próxima de Chris. Entretanto, o menino é obcecado por si mesmo, mórbido e a persuadiu a fazer um pacto suicida. Eles devem atirar um no outro ao mesmo tempo, mas ela hesita e morre. Tyreese e Rick seguem o barulho do tiro e chegam até a apavorante cena.

No momento que Tyreese a embala, ela ressucita. Rick não consegue atirar, então Chris atira nela mais uma vez. Tyreese perde o controle e enforca Chris, e então desmembra seu corpo ressucitado. A reação dele no dia seguinte, quando os corpos estão sendo queimados, é perturbantemente sem emoção. Essa sequência de eventos é a mais macabra em The Walking Dead até agora.

the-walking-dead-seguranca-atras-das-grades-003

Rick tem uma terrível percepção: nem Julie e nem Chris haviam sido mordidos, e mesmo assim ressucitaram. Isso é um twist importante na coletânea zumbi, e planta a semente da ideia, que é desenvolvida mais a fundo nas próximas histórias, quando é falado que todos são portadores do vírus e que o que os espera quando eles morrem é a transformação. Um pensamento bastante depressivo!

A exploração e a limpeza continuam rapidamente – Glenn e Maggie encontram a barbearia da prisão, o que leva para uma sessão de cortes de cabelo antes de Glenn se juntar a Andrea, Billy (filho de Hershel) e Tyreese na limpeza dos walkers que estão da academia da penitenciária. Antes que eles possam lidar com a situação propriamente dita, Tyreese se tranforma em um Wolverine estilo Berserker, deixando toda a sua raiva reprimida devida a morte de sua filha ser descontada nos walkers, porém ele rapidamente é cercado por eles. Andrea, Billy e Glenn apenas o deixam, assumindo que o perderam.

Enquanto isso, Hershel anda pelos corredores da prisão a procura de suas gêmeas, Susie e Rachel, que o deixaram para encontrar Maggie na barbearia. Ao entrar pela porta, ele as encontra não somente mortas, mas dilaceradas. Terrivelmente, suas cabeças começaram a se reanimar.

Advertisement

Na sequência das mortes de Julie e Chris, o chocante assassinato das gêmeas de Hershel martela os temas chave de “Safety Behind Bars”. Primeiramente, com a ironia do título (“Segurança Atrás das Grades”): a segurança oferecida pela prisão e seus grandes muros é apenas uma ilusão. Todas as boas histórias de zumbis são sobre os sobreviventes e não sobre os corpos apodrecidos, e as maiores ameaças vem sempre de outras pessoas e, em particular, dos extremos aos quais eles chegam quando libertados de normas sociais e constrangimentos.

Rick e seu grupo acharam que tinham achado um refúgio seguro dos zumbis, mas não uns dos outros.

“Safety Behind Bars” também mostra as mortes de várias crianças, o que destaca o fato de que um dos principais temas chave da história é o efeito que o apocalipse zumbi tem sobre os jovens, trazendo a erradicação da infância. Sem a orientação de adultos, o jovem Chris se entrega a uma fantasia particular de aniquilação e acaba arrastando Julie com ele. Mas há realmente algo que vale a pena lutar por nesse novo mundo?

O GRUPO DE RICK PODE TER ACHADO UM REFÚGIO DOS ZUMBIS, MAS NÃO DE ELES MESMOS

the-walking-dead-seguranca-atras-das-grades-004

O grupo está tão ocupado sobrevivendo que não desenvolveu a habilidade de procurar e agir sobre problemas mentais.

A suspeita do assassinato dos gêmeos está sobre Dexter devido ao seu histórico de violência. Rick retorna para a prisão e fica sabendo sobre a morte de Tyreese. Entretanto, quando as portas da academia são abertas, Tyreese é encontrado vivo, tendo acabado com os zumbis com suas próprias mãos. Enquanto Hershel lamenta a morte de seus filhos e Rick luta contra sua própria culpa por tê-los convidado para a prisão, Andrea está lavando roupas quando o aparentemente equilibrado Thomas a ataca. Parece que ao invés de ter sido preso por sonegar impostos, como disse a todos – incluindo seus companheiros de prisão -, parece que ele foi preso por ser serial killer.

Advertisement

Essa é uma importante lição sobre os perigos das suposições. Andrea escapa e corre para o pátio, onde vários membros do grupo, incluindo Rick, estão reunidos. Combatendo Thomas e metendo a porrada nele, Rick apresenta uma nova regra, “Você mata, você morre”, e inspira enquanto pendura Thomas com as mãos.

Esse é um perigoso precedente; Rick está agindo no calor do momento e tomando decisões radicais sem o consentimento do grupo, ignorando as objeções de qualquer dissidente. Ele inclusive criou uma regra sem a devida consideração de suas implicações, o que levanta questões sobre a aplicação de uma regra que é lei em um mundo que entrou em colapso.

the-walking-dead-seguranca-atras-das-grades-006

Patricia, que faz objeções à sentença, tenta libertar o insano Thomas, que instantaneamente a ataca antes de morrer com o tiro que leva da outra filha de Hershel, Maggie. Hershel fica sozinho e observa os zumbis consumirem o cadáver de Thomas após ele ser jogado para o lado de fora da cerca.

A história termina em um suspense, uma vez que Dexter, Andrew e Patricia usam as espingardas da prisão (que os condenados esconderam) para capturar o grupo de Rick. Em outros termos, Dexter revela suas intenções, e diz a Rick para “ir embora de sua casa!”.

E na próxima edição de Anatomia de uma História: Volume 09: “Here We Remain” (Aqui Permanecemos)

Advertisement

Fiquem ligados aqui no Walking Dead Brasil e em nossas redes sociais @TWDBrasil no twitter e Walking Dead Br no facebook para ficar por dentro de tudo que rola no universo de The Walking Dead.


Fonte: The Walking Dead Magazine
Tradução: Lucília Costa / Staff Walking Dead Brasil

Publicidade
Comentários

RIFA – Daryl Dixon